O Fenômeno da "Prosperidade" na Igreja!

O Deus verdadeiro não oferece uma projeção do nosso sucesso, mas ensina a amar.” (Papa Francisco)

O fenomeno da prosperidade na Igreja

Algo tem “soado de modo estranho” em meus ouvidos nos últimos tempos…Discursos maquiados e enfeitados de um tipo de cristianismo diferente daquilo que há séculos temos visto na história da nossa Igreja! E mais ainda do que os discursos, o que tem me impressionado é o modelo de vida que “evangelizadores” tem apresentado depois que começaram a “anunciar a Jesus Cristo.

Discursos e mais discursos travestidos de espiritualidade, mas que no fundo estão longe de colocar Jesus Cristo como o centro de nossas decisões! Discursos de “empoderamento”, de “estabelecimento de metas”, de “crescimento profissional de modo rápido e eficaz”…E por ai vão caminhando tentando motivar o povo a viver um cristianismo na qual não colocam o próprio Cristo como o centro!
Se utilizam de um tipo de linguagem onde o pecado se torna apenas um impedimento para que aquilo que almejamos alcançar, e não mais uma realidade que nos separa da amizade com Cristo Jesus, e pode nos levar ao Inferno! Falar da Cruz, do sofrimento, das humilhações, do calvário; é praticamente impossível ouvir isso destes….

E para piorar e trazer mais confusão ao povo de Deus, vem o resultado à ser apresentado deste “Cristo” que eles dizem seguir – porque importante são os resultados quanto às metas estabelecidas – dizem os mesmos…Resultados estes que ao meu ver se diferem “um pouquinho” daquilo que há séculos vemos na história da nossa Igreja! Resultados que vemos no “estilo de vida” que estes passam a viver! E aqui estou falando do dinheiro e das riquezas…

À começar pelo próprio Cristo e no modo como Ele escolheu nascer e viver, é possível compreender que a pobreza é uma marca daqueles que seguem a Cristo e ao Seu Evangelho…Não somente a pobreza de espírito, mas também a pobreza material, o desprendimento daquilo que impede que sejamos totalmente de Deus. Podemos recordar a história do Jovem Rico e das Palavra de Jesus para ele:
“Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu.”

É indiscutível na história da Igreja que a Pobreza Material e Espiritual são sinais dos que seguem a Jesus!

“Ninguém pode servir a dois senhores: ou vai odiar o primeiro e amar o outro, ou aderir ao primeiro e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro.” (Mt 6, 24)

“Na verdade, a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Por se terem entregue a ele, alguns se desviaram da fé e se afligem com inúmeros sofrimentos.” (ITm 6, 10)

E aqui não faltaria textos bíblicos e ensinamentos sobre a pobreza material, e o amor desordenado ao dinheiro…
O que é estranho é a inversão do que temos visto atualmente em nosso meio através de alguns “evangelizadores”…Porque se formos ver a história daqueles homens e mulheres que nos precederam há séculos e séculos e se tornaram para nós e toda a Igreja modelos de Santidade, a pobreza foi uma das marcas de suas vidas…Pobreza material…Quanto mais conheciam a Cristo Jesus, mais queriam se desprender das coisas deste mundo, quanto mais conheciam a Cristo, mais refletiam a pobreza do Mestre…Aqueles que marcaram a história da nossa Igreja, quanto mais anunciavam ao Cristo, mais eram perseguidos, mais eram maltratados, desprezados, se tornavam inimigos do mundo e por isso atraiam para si muitos inimigos reais! Olhem para a vida dos Apóstolos, a forma com que cada um morreu, olhem para a vida de centenas de Mártires que a única coisa que lhes importavam era viver o Cristo aqui nesta terra! Olhem para o exemplo dos Santos, quem ostentou a riqueza, os privilégios, os bens materiais, o conforto, a nobreza??
Mas atualmente vê-se um fenômeno reverso com alguns: Quanto mais dizem anunciar a Cristo Jesus, mais ricos se tornam! Quanto mais dizem anunciar a Cristo mais as roupas de ostentação de luxo aparecem em suas Redes Sociais, relógios caros começam a se destacar em seus pulsos, carros importados já se tornam fundamentais, viagens e exibicionismos, restaurantes caros, casas extravagantes, jóias, as amizades então…Me parece que alguns evangelizadores tem o “dom de atrair para si pessoas ricas“, porque é incrível como somente atraem pessoas com alta aquisição financeira; e os pobres, nem passam perto…
Este “fenômeno” tem crescido e isso tem me preocupado realmente! O comércio que se tornou a música cristã! Os “shows” que chegam a custar trinta, sessenta, oitenta mil reais…A evangelização se tornou um negócio de lucros para alguns…Pregar em grupos de Oração pequenos? Infelizmente só aceitam convites com determinado número de público, se não, suas agendas se tornam indisponíveis…Ir pregar em eventos de graça? Jamais! Para pregar em grupos de Oração estipulam valores, e o tempo de permanência no lugar…
O que estão fazendo com o Evangelho?
Quem adere à estes tipos de práticas, não difere muito daqueles que comercializavam dentro do templo, e que Jesus com um chicote expulsou a todos…
E as exigências que fazem para estar em determinados lugares? Hotel cinco estrelas, alimentação diferenciada, vôos em primeira classe…Ah e também tem as exigências que: “só vou se for com a minha banda”…
Da vontade de rir de algumas coisas, mas na verdade é para chorar!

O que diria São Francisco de Assis, São Leonardo, Santo Antônio, Santo Antão, ao ver tudo isso hoje em nosso meio?
Será que estes “evangelizadores” que tem enriquecido diante do “anúncio do Evangelho”, ao se verem no luxo e na vida tranquila que tem vivido, se lembram de como eram os pés de Madre Teresa de Calcutá?
Será que estes “evangelizadores” tem ouvido o que o Papa Francisco tem dito e ensinado em relação a pobreza e o apego desordenado ao dinheiro? E aqui não estou falando daqueles que são bem sucedidos na vida a custa do seu próprio trabalho, do suor do seu rosto e de suas capacidades; não! Estou falando daqueles que instrumentalizam o Evangelho para ganhar dinheiro!

“O preceito do desprendimento das riquezas é obrigatório para se entrar no Reino dos céus.” (CIC 2544)

Vejo tudo isso crescendo e me pergunto: Será que eu perdi alguma parte do Evangelho que esse povo leu e não sei que existe?

Termino por aqui, e espero que esta breve reflexão possa ajudar a nos converter! Para que não seja preciso Jesus fazer um chicote novamente, e nos expulsar do Seu templo santo…

“Seria uma vergonha para nós sermos mais ricos do que Jesus, que, por nossa causa, suportou a pobreza” (Madre Teresa de Calcutá)

Assista: “Não me tornei sacerdote para ter carro de luxo e roupa de marca” (Padre José Augusto)

Deixe os seus comentários abaixo!

 Deus abençoe você!

– Nos siga no Instagram
– Acompanhe também nossa Pagina no Facebook
– Se inscreva em nosso canal no Youtube
– Me acompanhe diariamente pelo Twitter

Leia também:

1. A força do Rosário contra os Demônios

2. Minha vida precisa mudar!

3. Oração de Libertação I

——————————————————————————————————————————

Danilo Gesualdo, é membro da Comunidade Canção Nova e atua junto ao Ministério de Cura e Libertação, residindo em nossa sede em Cachoeira Paulista.
* Agendamentos para atendimentos de Oração (em casos de Libertação), envie um e-mail para:
casademaria@cancaonova.com 

* Para solicitar missões para o seu evento, paróquia e demais, envie um e-mail:

agendaleigos@cancaonova.com
* Para outros tipos de contato e solicitações envie um e-mail para:
livresdetodomal@cancaonova.com

 

Comments

comments