O que são e quais são os Pecados Capitais?
Quero, se assim Deus permitir, tratar neste e em quantos artigos mais forem necessários, a questão dos Pecados Capitais.
Por que decidi escrever sobre eles?
Primeiramente, porque fazem parte do Magistério da Igreja, e todo Católico deveria sair da catequese sabendo “de cor” quais são os pecados que se referem ao que chamamos de Pecados Capitais.
A grande verdade é que muitos de nós já ouvimos sobre eles, mas não sabemos muitas coisas nem mesmo o porquê de se chamarem Capitais. Neste momento, se eu pedisse para que você fosse muito sincero e me dissesse quais são os Pecados Capitais, será que você saberia me dizer? Muitos certamente não!
A segunda razão é que todos nós, indiscutivelmente, trazemos as consequências ou alguns destes vícios sobre nós; uns em maior quantidade, outros em menor, mas todos somos atingidos pelos mesmos.
Uma outra razão de escrever sobre os Pecados Capitais é que podemos e devemos fazer um árduo trabalho no âmbito da Cura e da Libertação em nossas vidas, das realidades que podemos estar vivendo e que se referem a eles.
– O que são os Pecados ou Vícios Capitais?
O termo Capital, deriva de uma palavra latina caput, que significa “cabeça”, “governo”.
O que de modo concreto, quer dizer que estes Pecados Capitais são as cabeças na qual emana outros diversos pecados. São Gregório Magno compara estes pecados ou vícios capitais com os chefes dos exércitos, que tem a função de dar ordens aos seus subordinados para que a meta principal e final sejam atingidas.
Metaforicamente, a bíblia utiliza-se também da palavra “cabeça” para indicar uma prevalência hierárquica sobre o corpo, ou ainda para distinguir os homens que governam e chefiam as nações.
Portanto, Pecado Capital é isso: são pecados que encabeçam outros, que são a “raíz”para outros. Por isso, são também chamados de Vícios Capitais. Santo Tomás de Aquino diz: “O vício capital não só é o princípio dos outros, mas também os dirige e de certo modo os chefia.”
O Catecismo da Igreja Católica em seu número 1866, descreve assim:
“Chamam-se capitais, porque são geradores doutros pecados e doutros vícios.”
– Quantos são os Pecados ou Vícios Capitais?
Hoje, a Igreja os define como sendo 7 os Pecados Capitais.
Historicamente, alguns santos e religiosos da nossa Tradição Católica escreveram e enumeraram aquilo que eles entendiam sobre os Pecados ou Vícios Capitais, o que nem sempre fora o número de sete. Evágrio Pôntico por exemplo, listou uma quantidade de 8 vícios, São João Cassiano também listou 8 vícios mortais, mas que em algumas coisas se diferenciavam de Evágrio. São João Clímaco também listou aquilo que chamava de sete paixões pecaminosas. Mas foi mesmo por meio do Papa São Gregório Magno, que o número 7 se consolidou. Ainda assim, Santo Tomás de Aquino, apesar de manter o número dos Pecados Capitais em sete, modificou a classificação dos mesmos.
O Catecismo da Igreja Católica em seu número 1866 traz uma descrição dos 7 Pecados Capitais um pouco distinta dos nomes que vimos até então.
Vamos fazer uma comparação somente a nível de conhecimento:
*CATECISMO *SÃO GREGÓRIO MAGNO *SANTO TOMÁS DE AQUINO
– Soberba/Orgulho – Vanglória – Vanglória
– Avareza – Avareza – Avareza
– Inveja – Inveja – Inveja
– Ira – Ira – Ira
– Luxúria – Luxúria – Luxúria
– Gula – Gula – Gula
– Preguiça – Tristeza – Preguiça
Podemos ver a diferença que o CIC traz em relação ao São Gregório e Santo Tomás, no que se refere à Soberba/Orgulho e a Vanglória. Tanto para Gregório como para Tomás, o pecado da Soberba é tão grave que eles o têm como o “MAIS CAPITAL” de todos, sendo que creem que todos os outros provêm dele.
– Os 7 Pecados Capitais estão na Bíblia?
Os 7 Pecados Capitais não aparecem ordenadamente na bíblia como vimos acima, mas todos eles aparecem incontáveis números de vezes no decorrer do livro Sagrado. Segundo um sumário retirado do “The Catholic Bible Concordance“, estes são mais ou menos os números com que cada pecado aparece:
– Orgulho = 138
– Avareza = 27
– Inveja = 13
– Ira = 274
– Luxúria = 23
– Gula = 9
– Preguiça = 5
Portanto, esses pecados são claramente bíblicos.
São João Cassiano classifica os Pecados Capitais em quatro tipos de operações. Lembrando que, no caso dele, ele contava como 8 Pecados Capitais:
*OPERAÇÕES *VÍCIOS
– Não podem ser consumados – Gula / Luxúria
sem ações corporais;
– Pode ser consumado – Orgulho / Vanglória
sem ações corporais;
– Movido por causas externas; – Avareza / Ira
– Movido por causas internas; – Preguiça / Tristeza
São João Cassiano notou que seus 8 vícios mortais, bem poderiam ser divididos em 4 duplas também mortais. É como se uma “arrastasse à outra”:
– Gula e Fornicação
– Tristeza e Preguiça (Acídia)
– Avareza e Ira
– Vanglória e Orgulho
Portanto, é possível já notar que tratar dos Pecados Capitais será entrar num mundo vasto de possibilidades e realidades, que eu e você estamos completamente inseridos, mas talvez nem estávamos conscientes disso!
Veremos em outros artigos as variações para esses vícios mortais, suas “filhas”, as virtudes que lhe são opostas, os perigos e as descrições de cada um destes pecados.
O mais importante neste momento é que você tenha o conhecimento sobre os mesmos, suas operações e cada uma das duplas mortais. Leia e releia se for necessário.
Deus abençoe você!
– Nos siga no Instagram
– Acompanhe também nossa Pagina no Facebook
– Se inscreva em nosso canal no Youtube
– Me acompanhe diariamente pelo Twitter
Leia também:
2. Você conhece o caminho para o Céu? – As Indulgências
3. Os demônios podem provocar catástrofes ou acidentes?
—————————————————————————————
Danilo Gesualdo é membro da Comunidade Canção Nova e atua junto ao Ministério de Cura e Libertação.
Para contato, envie-me um e-mail para: livresdetodomal@cancaonova.com