A Sabedoria de Deus renova a nossa Fé!

Tenho refletido nestes últimos dias o que de fato está acontecendo com muitos de nós, com muitas de nossas Comunidades, paróquias e grupos de oração, que parecem que aos poucos começaram a entrar num certo tipo de Esfriamento Espiritual. Já não mais rezam como rezavam no início, já não partilham e colocam tudo em comum como colocavam, as reuniões carismáticas de oração se tornou um verdadeiro grupo de cantos, no qual não vemos e experimentamos a presença do Espírito, não mais vemos os dons sendo exercidos como eram antigamente…
Parece que a dificuldade em rezar se acentuou nas pessoas, e que somente aquele breve momento de oração antes de dormir se tornou suficiente para a pessoa dizer que esteve com Deus, e que naquele dia conseguiu rezar…Parece que por vezes o entendimento da misericórdia de Deus se tornou apoio para rezarmos pouco; “afinal de contas Deus é Misericordioso e sabe que não conseguimos rezar hoje…” – Geralmente essa tem sido as nossas desculpas.

Quando programamos um determinado tempo para rezar parece que a nossa oração não avança, parece que a nossa cabeça está tão cheia de coisas que “patinamos na oração“. Algumas pessoas são ainda capazes de dizer que coisas deste tipo acontecem porque na verdade estamos amadurecendo em nossa vida de oração, estamos progredindo e por isso não vamos sentir o entusiasmo do começo, o fervor dos inícios, pois estas coisas são para os iniciantes. Mas o problema que vejo e que me assusta, é que por vezes, nossa espiritualidade passa mesmo por tempos de “secura”, tempos de deserto, que nos ajudam a amadurecer; mas o que muitas pessoas estão vivendo é na verdade um ESFRIAMENTO ESPIRITUAL achando que estão vivendo um tempo de deserto...
Existe uma grande diferença entre ESFRIAMENTO e DESERTO.
O papa Bento XVI escreveu que a experiência de deserto e vazio nos ajuda a “redescobrir o valor daquilo que é essencial para a vida”. Com isso entendo que após um período de DESERTO, a pessoa logo voltará a experimentar a graça do que é ser de Deus, e assim a sua vida de oração terá novos e bons frutos… Mas não é isso que tenho visto, e nem é isso o que as pessoas tem partilhado comigo.

Existe até mesmo um grande desejo de ser de Deus, de fazer a vontade Dele; mas é como se a pessoa não conseguisse se mover, não conseguisse avançar; e mesmo sabendo que é preciso rezar, a pessoa não reza! E se reza, reza pouco achando que fez o suficiente!
Já não vemos mais nossos grupos de oração cheios como eram! E muitos dizem que é porque cresceram muito os grupos de oração e as pessoas se espalharam; mas vejo que se espalharam tanto que não conseguimos nem mais achá – las, porque os grupos de oração tem estado vazios, as equipes dos grupos não mais existem direito, e quando ainda tentam se reunir sempre tem aquela pessoa que parece que gosta de colocar um fardo e começa a dar palpites, do tipo que: não precisam se reunir toda a semana, que não precisam rezarem juntos, e ainda jogam a responsabilidade – que na verdade é por causa da preguiça espiritual deles – em Deus, dizendo que Deus escuta a cada um de suas próprias casas e que a equipe pode rezar sem precisarem se reunir….Oh boca infeliz!!!

::20 dicas para você viver bem o ano de 2017
::O Senhor voltará e não tardará!
::Minha vida precisa mudar

Quando as coisas começam a se tornar muito burocráticas, e aqui não estou falando de ORGANIZAÇÃO, estou falando de burocracia, na qual  quando uma pessoa que esta sendo chamada por Deus  para partilhar a Palavra para os irmãos, se colocar à serviço, rezar na intercessão, vem uns e outros dizer que ela não pode, porque precisa passar por 2 meses de curso interno, fazer 12 apostilas, e ficar acompanhando 1 ano quem esta à frente da equipe para ela aprender, e só depois ela pode começar a servir, um grande absurdo! E vocês acham que estas coisas não acontecem?!

Meu irmão e minha irmã, a verdadeira renovação só pode acontecer individualmente ou em grupo se existir a força da Oração! Sem Oração não existirá um avivamento dos dons, dos carismas, não haverá uma renovação em sua vida e nem na vida da sua família! Deus é Deus, Ele não se deixa enganar! Não tente fingir para Deus que você tem rezado! Ele conhece você, e como você tem caminhando…E não basta dizer que Deus conhece o seu coração, porque desejo de mudança não converte ninguém! O desejo de mudança regado pela oração ai sim faz toda a diferença!

No nosso Catecismo ( Catecismo da Igreja Católica ) existem palavras vivas, cheias da sabedoria do céu e da igreja, que nos ensina o caminho que precisamos seguir!
No numero 2697 o CIC nos diz: A oração é a vida do coração novo e deve nos animar a cada momento. Nós, porém, esquecemo-nos daquele que é nossa Vida e nosso Tudo.

Isso é uma grande verdade! Nos encontramos com Deus, recebemos do Seu amor e do Seu perdão, Deus nos deu um novo coração e sabemos mesmo que recebemos um novo coração de Deus! Somente que a vida que foi depositada neste novo coração vai aos poucos ficando sufocada, aos poucos este coração vai ficando pesado, parece que a vida deste coração novo que nos foi dado vai passando por uma agonia, até chegar a morte desse coração novo!

E por que isso acontece?

A oração é a vida do coração novo e deve nos animar a cada momento. Exatamente porque não rezamos! Porque não priorizamos Deus, as coisas de Deus, os momentos de estar com Deus! O coração novo só será novo sempre, se, eu e você, mantivermos nossa vida de oração; porque é somente por meio da oração que nos encontramos com Deus! Meu irmão e minha irmã NÃO há outro caminho sem ser a oração! Mas por vezes até começamos bem o nosso caminho, mas com o passar do tempo o que de fato acontece conosco que vamos desanimando?? O CIC também nos ajuda a entender o que acontece: Nós, porém, esquecemo-nos daquele que é nossa Vida e nosso Tudo., e novamente vamos deixando de priorizar Deus!

O Catecismo, nos ilumina ainda mais quando diz: “É preciso se lembrar de Deus com mais freqüência do que se respira”. Mas não se pode orar “sempre”, se não se reza em certos momentos, por decisão própria…” (CIC 2697)
Meu Deus quanta VIDA há neste trecho! Olha o que o CIC nos ensina: Mas não se pode orar “sempre”, se não se reza em certos momentos, por decisão própria…
Você e eu não seremos homens e mulheres que estamos em constante oração se nós não PARARMOS em certos momentos para REZAR! Não podemos entrar nas atividades que nos consomem em nosso dia a dia se não pararmos por vezes para rezarmos, e ainda de preferencia a sós, você e Deus! Mesmo que as suas atividades sejam muitas e sejam para a evangelização, se você não PARAR para REZAR em certos momentos, você não conseguirá ser uma pessoa que se pode dizer que reza sempre!
Eu, como missionário da Comunidade Canção Nova, trabalho 100% para a Evangelização, se eu não parar para REZAR em certos momentos, eu não estarei rezando com a minha vida! Padre Jonas Abib é o nosso maior exemplo de um homem que trabalha muito e muito mesmo; mas não deixa NUNCA de rezar! Mesmo com sua idade avançada, e mesmo que não tenha o mesmo vigor físico que há 10 anos atrás, lá está o meu querido Padre Jonas rezando, rezando….

Padre Jonas entendeu e nos ensina em sua própria vida que: ” A oração é a vida do coração novo e deve nos animar a cada momento.”

Portanto, se você por qualquer motivo que seja está desanimado, está percebendo que você tem se tornado frio espiritualmente, se você percebeu que seu grupo de oração já não tem mais o ânimo e nem as experiências do Espírito na qual tinham no passado; é o momento da Oração na vida de vocês! É o momento de PARAR e se programar como daqui para frente você conduzirá a sua vida de oração com Deus, ou a vida de oração do seu grupo, da sua pastoral…É o momento de rezar de verdade!

Me desculpe se me delonguei nesta partilha, mas meu coração anseia pelo AVIVAMENTO, meu coração anseia pelo Espírito Santo; e sei que isso só acontecerá se voltarmos a Rezar!

Com isso aprendi que um dos primeiros pontos deste ESFRIAMENTO ESPIRITUAL que percebo que estamos vivendo, é consequência da falta de Oração! Voltemos a rezar, nos empenhemos! Certamente os frutos logo virão!

Oremos:

Enviai Senhor sobre nós o Vosso Espírito Santo, e renovai a face de toda a terra!

Deus abençoe voce!

– Nos siga no Instagram
– Acompanhe também nossa Pagina no Facebook
– Se inscreva em nosso canal no Youtube
– Me acompanhe diariamente pelo Twitter

Leia também:

1. Preciso consultar um parente que morreu! – A Psicografia

2. A grande dificuldade no processo de Libertação

3. Diante da Virgem Maria, o Demônio estremece!

Danilo Gesualdo, é membro da Comunidade Canção Nova e atua junto ao Ministério de Cura e Libertação, residindo em nossa sede em Cachoeira Paulista.
Para contato me envie um e-mail:
livresdetodomal@cancaonova.com

17 Comentários

  1. É verdade Danilo o que vc diz, precisamos intensificar em nossa oração, o que o inimigo quer é isso nos esfriar, mesmo quando não sentimos vontade de falar, pegar a biblia e estar com Deus em pensamento, não vamos dar nunca esse prazer ao maligno e sim fazer o que ele não

  2. Meu Deus preciso voltar urjente a ter intimidade com o Senhor me ajuda por favor a ter uma vida intença de oraçao

  3. Sim, voltar é preciso, também me encontro afastada de Deus, lutando para voltar,é uma luta pessoal. Como se não tivesse força o suficiente para avançar. Este tema muito vem contribuir com a necessidade e a realidade de voltarmos para Deus. Pedimos que a luz do espirito santo nos dê proteja e nos afaste de todo mal.

  4. Me identifiquei por demais com esse artigo, me ajudou bastante, falou ao meu coração. Parabéns pela unção e sábias palavras, que Deus nos abençoe e guarde sempre.

    Paz e bem!

  5. Eu estou precisando voltar a uma vida de oração!
    Ultimamente tenho me sentido longe de Deus e Deus longe de mim.
    Muitas coisas contribuíram para isto e hoje não sei como voltar , na verdade, não tenho forças para voltar.
    Muitas vezes me pego questionando a Deus o por que? Sei que não deveria, e sim perguntar para que?
    Preciso voltar. Sei que preciso.

  6. Sim voçe tem razão a oração é essencial devemos rezar unidos e não cada um em seu canto,começamos com o terço depois vai pra dois terços depois três e depois verá que ja está rezando o santo Rosario.a oração não é difícil é fácil rezar mais muitas pessoas colocam a oração como um peso e deixa de rezar.quem quer ter a presença de Jesus deve rezar perseverando sem falhar nenhum dia e felizes os que já estão rezando as mil ave maria.que deus abençoe a todos e rezem antis rezar do que pecar.

  7. preciso aprender a rezar para ganhar um coracao novo .Nao sei por favor mim ensina

  8. Fato real!. A oração é o caminho, e muito na vida nos leva a essa compreensão errada do “Bastante”. Nosso meio de ligação a Deus precisa por vezes de renovação, e graças a Deus somos alvo de sua sabedoria e discernimento, pois mudar o meio, nos ajuda a mudar a nós mesmo. Sozinhos não conseguimos, com Deus, e nossos irmãos fica mais fácil.

    Muito Obrigado!

  9. Bom, estava me afastando de tudo! pois minha oração espiritual estava fraca, minha oração estava fria… mas, depois que pude ler essa partilha, foi como se tivese reavivado a minha vontade de servir a esse Deus que tudo faz por mim! obrigado irmão que voce possa partilhar mais e mais com o Espirito santo!

    Deus te Abençoe!

  10. esas palavras ou seja es ensinamentos meu caro irmão ja esta min ajudando tudo isso esta
    acontecendo nos grupos de oraçoes sim e verdade fiquei moutivado por essas palavras
    e confeço que vou converçar com a cordenadora do meu grupo e oração pois no ano pasado
    e setembro de 2012 eu avia conversado com ela e diçe que eu queria esercer no ministerio
    da pregaçã e cheguei a fazer uma pregação no meu grupo mas ficou nisso mesmo pude te a
    graça de pregar no dia 11 de setembro 2012 mas ate hoje ela não min chamou mais e ai e que e
    as vezes os cordenadores ficão secolhendo pessoas famosas que falam bem e aquelas pesos que as veses vem com quen não saben nadas são na verdade pesoas cheias de unção e caismas
    mas eu não vou ficar quieto e vou CONVERSAR com ela em DEUS poque antigamente a renovação não tinha muitos pregadores e os grupos so vivião chios mas e porque as pesoas resavão com FE e com muinto amor

  11. Danilo,não há delongas em palavras que só nos edificam espiritualmente ! Sou muito agradecida pelos ensinamentos que você proporciona. Você é nosso irmão na Fé, e tem todo o direito de nos alertar quanto aos possíveis “marasmos” que enfrentamos.
    Vejo esse escrito como um alerta e um chamado de Deus para que possamos estar em conexão direta com o Céu !!! Necessitamos da oração, da meditação, precisamos ler e digerir a palavra de Deus… somos humanos, e somos frágeis. E por sermos assim, temos que estar sempre com as armas de Cristo em uso.
    Orai e Vigiai.
    Sou grata à você, pelos seus ensinamentos, conselhos e partilha.
    Deus continue abençoando você e sua linda família.
    Abraço fraterno.

  12. estou seriamente presisando voltar a resar a minha vida não esta façil tenho passado por serios problemas espirituais o inimigo a cada dia tenta mim derrubar estou com medo e muito inssegura presiso logo,logo de deus………….

    • Filha saiba que o demônio não tem poder nenhum sobre você ele já é derrotado.reze começe com o terço e depois dois terços depois três e depois o santo Rosario.entregue nas mãos de Jesus sua vida e clama na sua casa o sangue poderoso de Jesus pois jesus quer te amar e te ajudar a combater o inimigo mas pra isso é preciso rezar não temas volta pra Jesus.o demônio só terá poder se voçe der poder a ele pois ele está debaixo dos pés de Maria então reze nem que seja pra rezar de madrugada reze.deus te abençoe e que você consiga rezar fique com deu.na sua oração não pesa milagre algum lembre-se que sem Jesus você é nada então pese somente a presença dele é o resto virá por acréscimo.

  13. obrigado poe essa oritaçoes pois muiat boa peço jesus gue derrama seu espirito santo minah vida casa para gue eu volte ora sem cessar amem jesus me ajuda misericordai de mim pai perdoa nossos pecadoamem

  14. Muito obrigada pela partilha, irmão na fé!

    Que Deus o abençoe cada vez mais! Você e toda sua família!

    E q o Espírito Santo encontre em nós espaço para agir livremente assim, nos mostrando por onde devemos ir e como devemos manifestar a vontade de Deus em nossas vidas, a começar do silêncio do nosso coração de Igreja, coração de filhos amados de Deus que se relacionam com o Pai, com Jesus, por Jesus e em Jesus, na oração que o Santo Espírito nos inspira!

    Sua partilha edificou minha caminhada de fé! Que Deus o abençoe e proteja a cada passo! Que Ele abençoe e proteja todos nós!

  15. Parabéns! Extremamente profundo e tocante. Suas palavras nos despertam para orarmos mais.
    Obrigado, pelas palavras. Deus abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com