Porque ele está deitado no chão?

“Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5, 8)

Artigo enviado por internauta.

Por Mirla Rocha

Oh, meu Deus, dai-me um coração que seja puro. (Sl 50)

Este tempo que iniciamos na Igreja, a Quaresma, é um tempo propício para buscarmos a purificação de nosso coração. Tempo que nos chama a conversão, não é mesmo? Por isso, é um bom momento para meditarmos o seguinte acontecimento:

Um garoto de 4 anos de idade andava com sua mãe pelas ruas da sua cidade. Ao passarem por um morador de rua que estava deitado no chão, ele perguntou para a sua mãe: Porque ele está deitado no chão? O que ele tem? E a mãe respondeu: Ele está dodói, meu filho. O menino, então, soltou-se da mão da sua mãe e foi até o homem deitado no chão. Fez um carinho em seu braço, deu um beijo no mesmo braço e disse: Agora vai sarar. Na semana anterior a esse acontecimento, o mesmo garoto havia caído e arranhado o braço. Sua mãe, para acalmá-lo depois da queda, chamou o machucado de dodói, acariciou o braço e deu um beijo, falando as mesmas palavras: Agora vai sarar. O garotinho fez com o morador de rua o mesmo gesto de amor que sua mãe havia feito com ele! Não teve preconceitos, não parou no respeito humano, não teve medo. Ele nem deve saber o que é isso! Apenas foi movido pelo amor e pela pureza de um coração de criança.

Porque ele está deitado no chão?

Imagem ilustrativa – Foto: a autora.

Deus nos convida a ter o mesmo coração de criança, que é movido pelo Amor. Não sei se o garotinho tem noção de que na face do irmão mais necessitado está a face de Deus, mas, movido pela sua pureza, ele foi capaz de ver as coisas como Deus vê! Ele foi capaz de ver a situação com os olhos do Amor. E a pureza é a condição para essa visão! É a pureza que faz com que vejamos Deus face a face e no nosso próximo. É a pureza que faz com que vejamos o Amor!

cadastre-se grátis e receba todas as novidades do blog por e-mail

Tudo que vem da essência, que não tem corrupção ou mácula é considerado algo puro ou purificado.

Mas, o que vem a ser pureza? O que quer dizer ser puro de coração? Tudo que vem da essência, que não tem corrupção ou mácula é considerado algo puro ou purificado. Assim, um coração puro é aquele que se preserva correto e fiel às monções do Espírito Santo, que, no Batismo, nos deu a graça da purificação. A pureza é frutificada com a oração, com o domínio de si. É a pureza que deixa tudo mais belo. Porém, nos dias de hoje, é uma virtude que tem sido esquecida pela humanidade. Ser puro, para muitos jovens, é ser careta, retrogrado. Eles não conseguem mais perceber a graça de se ter um coração puro. Ver a Deus não é mais essencial em suas vidas. E isso é muito triste! Deus tem que estar em primeiro lugar e um coração puro faz com que procuremos o amor de Deus acima de tudo, pois é esse mesmo amor que nos purifica.

A verdadeira felicidade não está em nada mais a não ser em Deus. Por isso, esforcemo-nos, lutemos para ter um coração puro! Uma pureza que nos faça ver a face de Deus no rosto de quem sofre, de quem é mais necessitado. Uma pureza que nos faça vencer preconceitos, que nos faça entregar o coração e a inteligência ao caminho de Deus, à santidade! Lutemos pela purificação de nossos sentidos, de nossas intenções, de nosso olhar, de nossos sentimentos. Façamos desta Quaresma um resgate à nossa pureza! Afinal, queremos ver a Deus!

ORAÇÃO

“Dai-me, Senhor, um coração de criança, puro e simples, com a transparência de uma água cristalina”. (Érika Vilela, Fundadora da Comunidade Filhos de Maria)

Mirla Rocha, missionária da Comunidade Filhos de Maria

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.