A Diocese de Natal foi criada no dia 29 de dezembro de 1909 através da Bula Pontifícia “Apostolicam in Singulis”, do Papa Pio X. Antes, pertencia à Diocese da Paraíba, com sede em João Pessoa, porém ainda pertencia à Província Eclesiástica de Olinda e Recife, com sede em Recife. No ano de 1914, a bula “Maius Catholicae Religionis Incrementum”, do Papa Pio X, elevou a Diocese da Paraíba à Arquidiocese e Sede Metropolitana e, também, criou a Diocese de Cajazeiras-PB. A Diocese de Natal, passou a pertencer a nova província eclesiástica.
Após a criação, a Diocese de Natal abrangia todo o território do Estado do Rio Grande do Norte. Somente no dia 16 de fevereiro de 1952, o papa Pio XII, através da Bula “Arduum Onus” elevou Natal a condição de Sede Metropolitana e Arquidiocese, criando mais duas dioceses sufragâneas: Mossoró e Caicó.
Em quase cem anos de história, a Diocese de Natal se destaca por iniciativas reconhecidas nacional e internacionalmente. Muitas delas surgiram na década de 1950 e 60 e podemos destacar as primeiras escolas radiofônicas do país, através da Rádio Rural de Natal, emissora fundada por Dom Eugênio Sales (hoje Cardeal Emérito do Rio de Janeiro) em 1958, e a Campanha da Fraternidade, realizada até hoje pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
A cerimônia de abertura do Ano Jubilar do centenário aconteceu no dia 29 de dezembro no Espaço João Paulo II, em Natal. Dom Matias patrício de Macedo, Arcebispo Metropolitano, celebrou a Santa Missa acompanhado de 140 padres e 25 diáconos permantentes. Na celebração aconteceu ainda a renovação do mandato de milhares de Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística de toda a Arquidiocese.
Nós, da Rádio Rural de Natal, transmitimos ao vivo e você agora confere as fotos do evento.
Ministros da Eucaristia (MECE)
140 padres e 25 diáconos permanentes na celebração