Corpus Christi

 

Caríssimos irmãos e irmãs.

Hoje, quinta feira, dia 11, a nossa Igreja comemora, no mundo inteiro, o dia de Corpus Christi, para celebrar o Mistério da Eucaristia, o Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Proclamamos a nossa fé na presença real de Jesus na Eucaristia, que se faz alimento na caminhada e se entrega por nós.

 

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion foi agraciada por visões de Cristo, demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. A procissão com a Hóstia Consagrada conduzida em um Ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Em nossa Arquidiocese, sendo este um ano eucarístico, pelo Congresso Eucarístico Missionário, a celebração do Corpo de Deus deve se revestir de um caráter todo especial: a Região Urbana fará uma celebração conjunta onde todas as paróquias de Natal e Grande Natal se concentrarão na Igreja Matriz de Candelária e, após um momento de Adoração, seguirão em procissão até o Espaço João Paulo II, onde será celebrada a Santa Missa. Nas regiões do interior, as paróquias devem organizar sua programação enfatizando, também, o ano do nosso centenário e preparando o Congresso Eucarístico Missionário, a se realizar no encerramento do centenário da nossa Diocese. Toda a Arquidiocese rezará um Tríduo Eucarístico de preparação.

Que Deus os abençoe agora e sempre!

Dom Matias Patrício de Macêdo
Arcebispo Metropolitano de Natal

Fonte: http://www.arquidiocesedenatal.org.br/aordem/ao0706bispo.htm