O que é o Método Billings? - Nossa Família

O que é o Método Billings?

“O método Billings é um método natural de conseguir uma gravidez, espaçar uma estação e monitorar a saúde reprodutora da mulher. Quando este trabalho começou, foi por causa das pessoas que queriam espaçar a gravidez, mas perceberam que também poderiam ajudar as pessoas que queriam engravidar e também outras a monitorar sua saúde reprodutiva. Não importa se casada ou solteira, este é um conhecimento que toda mulher precisa ter. Não tem drogas, dispositivos nem mudanças no corpo feminino; não tem efeito colateral e a saúde da mulher não é afetada. Ele é confiável e moralmente aceitável em toda as culturas. É um método simples de regulação de planejamento natural.” (www.cancaonova.com)

O primeiro passo é o autoconhecimento da mulher. Precisamos de um mês de observação e anotação diária das sensações e de mudanças no muco para que saibamos diferenciar o período fértil do infértil. As sensações variam um pouco de mulher para mulher. Portanto, é necessário nos conhecermos.

Durante esse período quem já é casada, precisa vivenciar a abstinência para não mascarar as sensações e observações. É esse mês que nos dará a segurança de saber reconhecer as mudanças do nosso corpo. Anote tudo. Até o que não entende. Depois poderá perceber que existiram diferenças. Uma dica: se a percepção do seco ou molhado for muito difícil pra você.

Observe-se cada vez que for ao banheiro, antes de utilizá-lo com um papel higiênico você pode coletar o muco e anotar como ele te parece. Pra mim, assim é mais fácil, mas vai ter pessoas que são mais sensíveis que já devem estar dizendo: “Ah eu já sei quando estou seca ou molhada.” Seja como você for, acredite, dará certinho se tudo for anotado. Até eu, que tinha um ciclo maluquinho, agora posso controlar tudo.

Eu posso testemunhar que não sabia, antes do método, nem se ia menstruar ou quando. Era uma tristeza. Sempre um risco de ser surpreendida no meio da rua. Também não acreditava que houvesse um método natural para um ciclo maluco como o meu. Mas existe sim! Graças a Deus!

Vamos às conclusões. Os dias secos, ou de muco, opaco, ou esbranquiçado, sem elasticidade serão os seus dias de PBI (Padrão Básico de Infertilidade).

Os dias de umidade, ou escorregadios, ou molhados, ou de muco transparente e elástico, como clara de ovo, serão os seus dias de fertilidade. Um ciclo padrão é composto do período menstrual, em seguida um período Infértil, depois, o período fértil, e mais um período de infertilidade até a próxima menstruação.   O primeiro dia da Menstruação é o nosso primeiro dia de ciclo.

No póximo post sobre o Método, estarei destrinchado como aplicar os conhecimentos que vocês adquiriram se observando. Podem mandar e-mail para tirar dúvidas. E dar sugestões.

Acesse nosso blog o endereço abaixo e confira tudo sobre o Método Billings!

Clique Aqui!

Suzanne Figueira
Comunidade Canção Nova
Farmacêutica e Servidora Pública
suzannefreitas@tjrn.jus.br