O Jovem e a Família - Jovens Sarados

“Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra.”
(Efe 6,2-3)

No domingo, estava fazendo meu estudo bíblico, e a palavra daquele dia era “Efésios 6,1-4 – Deveres dos Filhos e dos Pais”, e Deus colocou muito forte em meu coração de trazer para vocês algum texto para essa semana sobre nós jovens e o nosso relacionamento com os nossos pais.

Aproveite a leitura para refletir como anda o seu relacionamento não só com seus pais, mas também com os meus avós que muitas vezes são também meus pais, com os meus tios e tias, padrinhos, madrinha…

Na minha casa somos três jovens, e cada um tem uma personalidade totalmente diferente, e o que somos hoje somos graças a educação que meus pais nos deram, nos educando na fé cristã. Eu vejo hoje o cuidado que eles tiveram comigo, como um cuidado de Deus, me preservando do mundo e que para mim foi motivo de muita revolta, briga, pois naquela época não tinha essa consciência. Hoje, estamos tentando recuperar, toda uma história, reconstruir o nosso relacionamento como família, muitas vezes marcados por mágoas, ressentimentos, feridas, causadas pela falta de compreensão nossa de filhos com atitudes que eles tiveram que tomar durante a nossa educação. A revolta interior que marcou toda a nossa infância e adolescência, hoje é substituída pelo perdão, pela reconciliação, pelo amor… é uma decisão todos os dias, uma retomada quando não conseguimos, o importante é que estamos tentando. Estamos todos em processo de conversão, alguns dando passos, outros caminhando…. cada um no tempo de Deus.

Para a minha surpresa, descobri ontem, quando fui consultar o Catecismo da Igreja Católica, que Honrar Pai e Mãe, significa “honrar e obedecer todos aqueles que para o nosso bem, Deus os revestiu de sua autoridade” (CIC 2196). Eu refleti, e foi uma experiência muito rica, pude ver o quanto já melhorei depois que iniciei o processo de conversão e o quanto preciso melhorar e hoje Deus me dá a graça de pontualizar o que é preciso mudar.

Jesus ”era submisso” (Lc 2,51) aos seus Pais. A família é sagrada. Foi criada por Deus para nela sermos felizes.

Jesus quis viver numa família e ser obediente por 30 anos a seus pais. (exemplo para os filhos). Trabalhou submisso a seu pai adotivo São José sem reclamar, sem desobedecer (exemplo)

Foi Deus quem quis que viéssemos ao mundo por nossos pais
Foi Deus quem lhe deu autoridade sobre os filhos para educá-los. Use (Ef 6,1-3) : “Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor, porque isto é Justo. Honra teu pai e tua mãe” que é o primeiro mandamento que vem acompanhado de uma promessa “para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a terra”. Quem de vocês não quer ser feliz ou ter vida longa sobre a terra? Então, honre os seu pais.

No livro de Eclesiástico (3, 1-18), você encontra várias ordens e promessas de Deus, no dever de filhos, leia-o, pois ele é riquíssimo, mostra como Deus exige do filho o respeito para com os pais.

O professor nos leva a nos questionar como filhos, o nosso comportamento e as nossas atitudes em nossa família e, principalmente, para com os nossos pais.

Na sua casa você é a solução para os problemas ou será que você é um dos problemas a mais?

Você fez da sua casa uma pensão, onde você só entra para comer, para beber, ver TV, dormir, ou você vive numa família, amando seus pais, seus irmãos, e ajudando a resolver os problemas?

Você faz a sua mãe de empregada ou até uma escrava, que tem que dar tudo que você quer na hora que você quer?

Muitos filhos ingratos ofendem os pais com palavras, palavrões, insultos, até batem nos pais. Se a mãe não faz a comida que ele quer, já vai xingando, batendo porta e reclamando… Filhos que exigem o que o pai não pode dar, roupas caras, roupas de ´marcas´, tênis caro, etc… Quantos pais choram em silêncio nos seus quartos, sem que os filhos saibam. A malcriação é grave ofensa aos pais e a Deus.

O perdão dado aos pais

Os pais não são anjos. Eles têm os seus problemas, mas amam os filhos como ninguém. Precisam ser também perdoados. Precisam ser amados, consolados nas horas duras deles. Você faz isto? Quanto mais se dá o amor, mais amor se recebe. ´Vingue-se ´do seu pai, amando-o.

Abordar o caso dos filhos que têm vergonha do próprio pai e da própria mãe

Aceite os seus pais como eles são. Eles te deram a vida. Peça-lhes a benção todos os dias . Ame-os como eles são. Ore por eles para que Deus os ajude sempre.

A sua família depende de você

Tire a sujeira do seu bigode e a sua família vai melhorar. Seja você uma lâmpada acesa na escuridão do seu lar. Se lá não há Deus, leve-o para lá, leve Maria para sua casa.

Jesus conta com você para reconstruir e salvar a sua família. É por meio de você, da sua oração no lar, pelo seu carinho com seus pais , com os seus irmãos, que Jesus e Maria vão entrar na sua casa e vão salvar todos vocês. Entregue hoje, aqui e agora, todas as dificuldades da sua família para Jesus, e Ele, com você vai salvar a sua casa. ´Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua família´ (Atos 16,31).

Prof. Felipe Aquino
Fonte: cancaonova.com

Fiquem na Paz de Deus,


Rádio Rural de Natal – A 51 anos levando esperança pelo Ar!

Siga-nos no Twitter e ouça a Rádio Rural On-Line!