Jovens Renovados - Jovens Sarados!

Jovens Renovados pelo Espírito Santo

Nós jovens temos um problema, nos achamos auto-suficientes, e queremos ser Deus de nós mesmos, e nos perdemos, somos teimosos, pensamos muitas vezes que deixamos o Espírito Santo de Deus agir, só que ele realmente só age quando apresentamos a ele a nossa história sem medo, marcada pelas feridas, pelas mágoas, para que ele nos cure… é preciso deixarmos ser guiados por ele, que se cale o nosso querer e deixar que o vento do Senhor nos conduza sempre!

Por isso hoje vamos, através desse texto, compreender o que significa deixar ser Renovados pelo Espírito Santo.

Pentecostes

O Espírito Santo desceu sobre os apóstolos, com Maria, nossa mãe, no dia em que o povo judeu celebrava seu Pentecostes. A efusão do Espírito veio perpetuar a nova e eterna aliança. Desse modo, no mesmo dia em que se celebrava a entrega da lei, celebrava-se o dom do Espírito.

O Espírito Santo sela a nova e eterna aliança e grava-a no coração da Igreja (…) Cumpre-se, assim, o que fora dito pelos profetas.

Derramarei sobre vós águas puras, que vos purificarão de todas as vossas imundícies e de todas s vossas abominações. Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne. Dentro de vós meterei meu espírito, fazendo com que obedeçais às minhas leis e sigais e observeis os meus preceitos. Habitareis a terra de que fiz presente a vossos pais; sereis meu povo, e serei vosso Deus (Ez 36,25-27).

Essa nova lei está gravada no coração do ser humano, e não em tábuas de pedra. É uma lei estabelecida no coração e daí jorra, de dentro para fora(…)

Não há dúvida de que vós sois uma carta de Cristo, redigida por nosso ministério e escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, em vossos corações.

Nossa capacidade vem de Deus. Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica (II Cor 3,3-6).

Pelo Espírito Santo, o ser humano é capaz de acolher e viver a lei de Deus, pois Ele é o princípio de renovação interior que nos capacita. O que era impossível pela lei torna-se possível pelo Espírito. Como norma exterior, a lei não tem poder de transformar o coração humano (Rm 3,20-21).

O derramamento do Espírito Santo tem íntima comunhão com a morte e ressurreição de Jesus. O dom do Espírito é um presente pascal, portanto, é um Espírito Pascal. É o sopro do Ressuscitado.

Essa mesma certeza nos é confirmada por São João, quando vê, no coração rasgado de Cristo na cruz, a realização antecipada de Pentecostes. Para ele, o último suspiro de Jesus foi o primeiro respiro da Igreja. Esse significado místico é confirmado pouco depois quando, na tarde de Páscoa, no cenáculo, o Ressuscitado sopra sobre os discípulos, dizendo: Recebei o Espírito Santo (Jo 20,22).

Solenemente derramado em Pentecostes, o Espírito Santo será o grande atualizador da obra e da palavra do Ressuscitado (Jo 16,4), e fará isso de modo cada vez mais renovado.

Ele é o grande renovador. Não faz coisas novas, mas renova todas as coisas.
O Espírito Santo é aquele que nos faz conhecer o rosto de Deus. O pecado nos faz inimigos do Senhor. Quando nos deixamos dominar pelo pecado, Deus se transforma num obstáculo para nossa realização, então nos revoltamos e chegamos ao absurdo de negar a existência de Deus. Somente a força do Espírito Santo é capaz de mudar essa nossa mentalidade contaminada pelo pecado.

Somos convencidos pelo Espírito Santo de que Deus nos ama, pois Ele infunde em nosso coração o amor que não decepciona (Rm 5,5). Essa é a verdadeira lei do Espírito, não mais gravada em tábuas e nem promulgada por Jesus em seus maravilhosos sermões. Ela não vem de fora. Ela está gravada no coração da Igreja, desde o dia de Pentecostes.

Jesus tinha plena consciência da necessidade do batismo no Espírito para a compreensão correta de sua palavra, por isso afirma que sua partida é necessária, para que o Espírito possa vir. Sem a efusão do Espírito, até mesmo sua partida perderia a força. Somente depois do Pentecostes é que a Igreja terá capacidade de acolher a força da Palavra de Jesus e aprenderá a viver em comunidade.

A efusão do Espírito Santo é absolutamente necessária, até mesmo para a compreensão do ensinamento de Jesus.

Depois de Pentecostes, os apóstolos redescobriram a força da Palavra de Jesus. Os ensinamentos ganharam um gosto novo e, acima de tudo, força para se transformar em realidade, primeiramente no coração e na vida dos apóstolos.

Pentecostes trouxe aos apóstolos a força da experiência. Mais do que recordar as palavras de Jesus acerca do amor, a descida do Espírito Santo infundiu esse amor no coração de cada um.

Pelo Espírito, fazer a vontade de Deus não é mais um peso para o cristão. Como força do alto, o Espírito produz em nós um dinamismo que nos permite realizar a vontade de Deus e de colocar em prática sua Palavra. O batismo no Espírito nos traz esta marca: vivemos a lei a partir de dentro, do coração (Cf. I Jo 5,3).

Pe. Leo. SCJ
(Fonte: Fragmentos do 1º Capítulo do Livro de Pe. Leo, Renovados pelo Espírito Santo)

É isso mesmo querido jovem, é preciso que um novo Pentecostes aconteça em nossa vida para que possamos ser sarados em nossa alma, você está disposto a ser Renovado pelo Espírito Santo? É quando deixamos que Ele haja em nós, que todas coisas em nosso coração são transformadas, que ganhamos força para combater o pecado, que os dons, carismas nos são dados. É quando apresentamos o nosso ser fragmentado, que rompemos com toda a cisão interior e nos tornamos verdadeiramente livres e curados, encontramos a nossa identidade.

Deixai-vos ser conduzidos pelo Espírito Santo” (Gal 5,16) SEMPRE!!!

Adquira o livro: “Renovados Pelo Espírito Santo” do Pe. Léo, na Livraria Canção Nova em Natal. Prédio da Rádio Rural, Rua Açú, 335, (ao lado da Catedral). Informações (84) 3201-1690

Confira as outras postagens: Seminário de Vida On-Line – Jovens Sarados

Fiquem na Paz de Deus,


Rádio Rural de Natal – A 51 anos levando esperança pelo Ar!

Siga-nos no Twitter e ouça a Rádio Rural On-Line!