Casamento - Nossa Família!

“… e porque a Igreja tem que manifestar-se a respeito da vida íntima dos casais?”

Alguns chegam inclusive a pensar que a Igreja seria “contrária ao sexo”…

Nada mais alheio à realidade. Se a Igreja fala tanto sobre a sexualidade humana – e nem tanto assim, como muitos afirmam -, não é porque ela seja contrária ao sexo. Ao contrário, assim o faz porque tem em muita estima essa dimensão do homem, que tem sido reduzida nos últimos tempos a um nível cada vez mais degradante. Hoje, mais do que nunca na história, é necessário que os cristãos empreendam uma verdadeira cruzada em favor da pureza, da castidade, contra-arrastando os valores vigentes que tendem a reduzir a criatura humana a um nível bestial.

A Igreja também tem muito a falar do sexo, porque a vida sexual dos casais está intimamente ligada ao ministério de Cristo e, consequentemente ao mistério da salvação. (…) os casais cristãos, que receberam a graça do sacramento do matrimônio – sacramentum magnum -, devem viver tal virtude, não só como algo natural, mas como manifestação de uma realidade que ultrapassa infinitamente o nível da natureza. Pode-se dizer que, através do matrimônio, o amor conjugal é assumido pelo amor divino, e chamado a ser imagem e representação real do amor de Cristo à Igreja, Sua Esposa (conforme. Ef 5: Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo). Há aqui uma elevação sobrenatural do amor humano entre o homem e mulher, e não somente uma nova significação.

Exatamente devido a esta nova realidade que o sacramento do matrimônio produz, a Igreja quer recordar aos cônjuges que o amor de Cristo pela Sua Igreja deve ser referência constante para o amor entre eles. Esta deve ser, portanto, a norma fundamental que deverá guiar toda a relação do casal, inclusive a sexual.

Somente com o auxílio da graça de Deus os esposos poderão viver de acordo a verdade de sua sexualidade.

Como sou Igreja e percebí a carência que nós, casais, temos de informações e formações, adotei o tema para esclarecer muitas de nossas dúvidas. Aqui está a introdução de uma série de matérias que pretendo expor, retirada do livro Vida Sexual no Casamento do Prof. Felipe Aquino. Estou aberta às dúvidas para juntos estarmos sob à luz dos ensinamentos de Cristo e sua Igreja, no que diz respeito à vida conjugal.

Um abraço


Rádio Rural de Natal – A 51 anos levando esperança pelo Ar!

Siga-nos no Twitter e ouça a Rádio Rural On-Line!