FAMÍLIA – PROJETO DE DEUS NA BÍBLIA

FAMÍLIA – PROJETO DE DEUS NA BÍBLIA

(Formação de Heitor Figueira, meu esposo, adaptado por mim, Suzanne, para NOSSA FAMÍLIA de blogueiros).

Um inventor é quem melhor conhece a sua obra. É ele quem melhor sabe o que ela precisa para funcionar de maneira correta, para atender aos objetivos para as quais foi criada. Deus é o “inventor do homem”.

Portanto, ele melhor do que ninguém sabe daquilo que é fundamental para o nosso “correto funcionamento”. Quando se desviaram daquilo para o qual o seu Criador as criou, as pessoas agem como se não fossem seres humanos. Qualquer comportamento que fuja ao que foi previsto por deus, nosso “Criador-Inventor” em Gênesis, descaracteriza o ser humano, e o torna qualquer outra coisa.

Quando Deus criou o homem, ele disse: “não é bom que o homem esteja só”. Não fomos criados para a solidão. Está na nossa essência. Somos à imagem e semelhança de Deus, e Deus é “comunitário”, é família, a Santíssima Trindade, embora sendo um único Deus. Ora, se vivemos sós, estamos nos desviando do projeto de Deus e, assim, seremos pessoas frustradas. E a solidão a que me refiro não é apenas física, mas muito mais a presença de corpo e alma.

Há muitas esposas que se dizem “viúvas de marido vivo”, pois embora tenham um marido, não tem um companheiro. Essa solidão é pior do que a solidão física. É não ter com quem desabafar, com quem partilhar aquilo que pensa, aquilo que sente. Os homens devem proclamar, como fez Adão: “ela é osso dos meus ossos e carne da minha carne”. Isto significa que, embora diferentes, somos uma só carne. Ora, se não faço minha esposa feliz, também eu não poderei ser feliz, pois ela e eu somos um;

Quando o pecado entrou no mundo por desobediência desse primeiro casal, o homem e a mulher criaram um grande abismo entre eles e deus. Aí o sofrimento entrou na vida daquela família. Deles nasceram Caim e Abel. Como adão e Eva, por sua livre e espontânea vontade, se desviaram da graça, conseqüentemente, caíram na desgraça. Seu filho Caim, por inveja, acaba matando seu irmão Abel. A opção errada dos pais tem conseqüências graves na vida dos filhos. É por isso que nossa sociedade está do jeito que está. Porque os pais continuam abrindo mão da graça, e caindo na desgraça. E abrir mão da graça é não querer viver segundo a vontade de deus. É a “invenção” querendo se desviar daquilo para a qual foi criada.

Deus criou um plano, um projeto para eliminar o abismo criado pelo pecado do homem. Ele enviou o seu único filho ao mundo, para nascer em uma família. Cristo nasceu e viveu em uma família, redimindo e santificando todas as famílias. Portanto, antes de morrer na cruz e redimir o homem enquanto pessoa, ele preparou o caminho, e santificou a família. Seria muito mais difícil para o homem viver a santidade se sua família não for santificada;

A famíla é grande escola da vida, o berço daquilo que um dia seremos. E é justamente por isso que as famílias, hoje em dia, são o grande alvo da ira do inimigo de Deus. Nossa sociedade entrou num caminho perigoso de descaracterização e destruição das famílias. Precisamos nadar contra a correnteza, e darmos nossa parcela de contribuição para resgatarmos a nossa sociedade. Precisamos colocar em prática o que está em Ef 5,21-6,4:

“Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo.
As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor,
pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador.
Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos.
Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela,
para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra,
para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível.
Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
Certamente, ninguém jamais aborreceu a sua própria carne; ao contrário, cada qual a alimenta e a trata, como Cristo faz à sua Igreja – porque somos membros de seu corpo.
Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois constituirão uma só carne (Gn 2,24).
Este mistério é grande, quero dizer, com referência a Cristo e à Igreja.
Em resumo, o que importa é que cada um de vós ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o seu marido.
Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo.
O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa é: Honra teu pai e tua mãe,
para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra (Dt 5,16).
Pais, não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor”.

Seja você um salva-vidas dos seus, da sua família. E que sua família seja salva-vidas da nossa sociedade. Provando para o mundo que é possível, sim, corresponder ao plano de deus para nós. E, ainda mais, sermos plenamente felizes e realizados amando e levando à salvação para aqueles que nos foi confiado: nossa família!

OBRIGADA, MARIDÃO!!!
Beijo Grande a todos os companheiros de blog.


Canção Nova, 10 anos em Natal – Um tempo de Graça!

Siga-nos no Twitter e ouça a Rádio Rural On-Line!

Clique aqui para entrar em contato!