Que sejamos como Maria - Afetividade e Sexualidade

Olá amadas e amados internautas!

Neste mês mariano, como filha, esposa, mãe e professora pensei em partilhar com vocês – homens e mulheres – a beleza do ser mulher, do ser feminina, em Deus… Não poderia ser diferente, eu tive que recorrer Aquela que é o modelo de Mulher, Filha, Esposa casta e Mãe. Boa leitura!

“Em cada mulher que a terra criou um traço de Deus Maria deixou”.
Pe. Zezinho.

Que sejamos como Maria

Maria é sinônimo de AMOR. Alguém tem dúvida disto? Por amor Ela foi obediente. Por obediência a Deus ela nos trouxe em seu ventre o AMOR – Jesus, o nosso Salvador.

Entre virtudes e pecados da humanidade, conforme São Luis de Montfort, eis que surge a extraordinária matéria prima da perfeição, a concebida sem pecado (a Imaculada Conceição, a Bem-Aventurada entre todas as criaturas.

Nossa Mãe castíssima, no anúncio do anjo (Lucas 1,26-38), não ficou procurando desvendar os mistérios de Deus. Imaginem vocês naquela época, em Nazaré uma jovem virgem prometida em casamento aparecer grávida? Pe. Leo, em seu livro “Cheia de Graça” (p.68), nos diz que essa menina teve coragem de ser revolucionária e aceitar que Deus marcasse em seu útero o encontro definitivo entre o céu e a terra. Ela simplesmente acatou a vontade do Pai com humildade, no silêncio da fé. A Mãe Puríssima, nos ensina São Luis Maria Grignion de Monfort, era repleta de modéstia, respeito, reverência e submissão ao seu criador.

Maria é modelo para todas nós mulheres. Em especial, para as mais jovens, modelo de castidade e de obediência a Deus.

A pureza, a virgindade corporal de Maria Santíssima trouxe a nossa salvação – trouxe-nos em seu ventre Jesus, o Salvador. Por isso, devemos dar glória a Deus com o nosso corpo e não profanar o templo de Deus.

Precisamos pedir a Maria que é modelo de virtudes a intercessão pela nossa afetividade e sexualidade. No cotidiano de nossas vidas, em casa, no trabalho, na escola, na faculdade somos “atacados” por muitas imagens e apelos “mundanos”: as propagandas, as músicas, o padrão de mulher apresentado pelo consumismo. O dia todo, alguns programas de TV, principalmente as novelas, trazem um “modelo” distorcido do ser mulher, da feminilidade. Estejamos atentas!

Por que iniciei com a palavra Amor? Quem é Deus? Segundo São João “Deus é amor: quem permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele” (1 Jo 4,16). Fomos feitos mulheres e homens – à semelhança de Deus que é Amor. Assim, fomos criados para o amor e amar é decisão, como nos diz sempre o nosso fundador Monsenhor Jonas Abib.

É necessário decidir! Decidimos pelo amor. Decidimos por uma educação/formação que desperte para princípios morais, para valores divinos e eternos da pureza, para a virgindade – de homens e mulheres – e para a castidade, física e espiritual.

Maria, mulher é a imagem e semelhança do Pai e seu filho Jesus, acolhido em seu bem-aventurado ventre, como todo filho tem certamente os traços de sua mãe. Mulher, Amor e Escolhida, se fizermos um jogo com as três letras iniciais teremos a palavra MÃE. Assim concluo homenageando todas as mulheres, de forma especial neste mês de maio às mães, agradecendo a Deus pelo dom da vida de minha mãe, Salete e pelo dom de minha maternidade.

ORAÇÃO: Mãezinha, minha doce Virgem Maria enche-me com a virtude da pureza, com auxílio da graça. A Senhora que é medianeira de todas as graças intercede para que eu tenha sempre um pensamento casto. Dá-me a formação necessária para a docilidade, a servilidade, a beleza interior e a obediência ao Senhor. Maria, me ensina a ser como tu és!

DICA DA BLOGUEIRA: O livro “Cheia de Graça”, Pe. Leo, SCJ, da Editora Canção Nova. Este um livro póstumo de Pe. Léo, no qual os leitores poderão encontrar reflexões sobre Maria, a mãe de Deus. São pequenas observações do comportamento dessa santa mulher que mudou a história da humanidade.

Nas palavras do nosso saudoso Pe. Leo, Maria é a grande discípula, e ser discípulo significa aquele que é aluno e seguidor. Não há outro caminho senão olharmos para Maria. Seguir Maria é seguir o melhor dos modelos.

Adquira já o livro: “Cheia de Graça”, do Pe. Léo, em nossa livraria do Davi em Natal. Ligue: (84) 3201-1690, para mais informações.


Canção Nova, 10 anos em Natal – Um tempo de Graça!

Siga-nos no Twitter e ouça a Rádio Rural On-Line!

Clique aqui para entrar em contato!