"Minha vocação e missão: qual é?" - JOVENS SARADOS

 “Estou renunciando as minhas vontades, tomando a minha cruz e seguindo Jesus Cristo?”

 oiii meus amigos!!!

Demorei, mas retomei.. começo com as palavras do nosso saudoso Papa João Paulo II quando nos diz: “Só permanecendo fiéis aos mandamentos de Deus, à Aliança que Cristo selou com seu sangue derramado na Cruz é que podereis ser os apóstolos e as testemunhas do novo milênio. É próprio da condição humana e, particularmente, da juventude buscar o Absoluto, o sentido e a plenitude da existência. Amados jovens, não vos contenteis com nada menos do que os mais altos ideais! Não vos deixeis desanimar por aqueles que, desiludidos da vida, se tornaram surdos aos anseios mais profundos e autênticos do seu coração”.

 

Esta semana a liturgia nos convida a procurarmos em Deus qual a vocação que ele nos concede para encontrarmos a felicidade e nos tornar discípulos de Jesus. Você tem procurado viver a santidade? Você deixa de Deus agir na sua vida, confiando seus planos nas mãos Dele? Você tem perguntado a Deus qual a sua vocação? Esta semana, o convite é este… “Estou renunciando as minhas vontades, tomando a minha cruz e seguindo Jesus Cristo?”

 

Se você não está fazendo, tá na hora!

 

Como diz Márcio Mendes em um dos seus textos de formação “nós precisamos ouvir a voz e a vontade de Deus. É necessário ouvirmos, pois a Palavra de Deus é luz para nossos passos, é libertação. E quem quer ser liberto precisa ouvir a vontade do Todo-poderoso. E quem ouve a Palavra de Deus é semelhante a um homem sábio”. Então se você quer ser um Jovem Sarado, é hora de parar e se perguntar… refletir! E não se condene, retome caso você iniciou e parou. Deus não te condena, Deus é misericórdia e te acolhe com AMOR infinito de Pai.

 

Quando falo de vocação, não falo só da vocação especifica, mas da vocação à Santidade “a vocação e missão de cada jovem inicia-se nisto, na consciência de ser amado, de ser amado eternamente e escolhido desde toda a eternidade. Esse olhar dá sentido à vida, pois dele advêm o convite: Segue-me”.  Quando somos de Deus, somos luz em todos os lugares que frequentamos: na nossa casa, trabalho, faculdade, escola, relacionamentos afetivos (namoro e amizades)… Digo isso, porque você deve estar pensando… o que ela tá falando não tem nada haver comigo. Tem sim jovem!

 

Você é filho do Céu e deve se comportar como tal!

 

“A vocação à santidade que sustenta e conduz a vocação de cada jovem está relacionada ao cotidiano e com a prática concreta da vida de cada dia (LG 39). Sobretudo, respondendo ao apelo divino em cada situação da vida, usar de suas habilidades e aptidões como dom e serviço ao próximo, negando as propostas anti-evangélicas permeadas no mundo. Quando os jovens põem a sua profissionalidade ao serviço dos verdadeiros valores, eles podem prestar um serviço à toda juventude. E quando vos apresentam palavras e modos de viver anti-evangélicos, hão de ter a coragem de dizer ‘não ‘ . “Fazer-se significa recusar tudo o que de negativo vos é oferecido e pôr a vossa criatividade e o vosso entusiasmo ao serviço de Cristo “, afirma João Paulo II, nisto consiste a santidade. José Lisboa, teólogo vocacionista, afirma que “ser santo ou santa é acolher com alegria e disposição o chamado para tomar parte ativa na missão evangelizadora da Igreja, para anunciar a todas as pessoas o projeto de vida que a Trindade Santa tem para toda a humanidade “. Principalmente, pelo testemunho de vida”.

 

Retomo Márcio Mendes novamente, “o homem sábio é aquele que firma a sua casa no Senhor. Você só será feliz se você praticar a Palavra de Deus. Ouvindo-a [Palavra de Deus], precisamos ter a intenção de praticá-la” e por isso hoje mesmo você vai parar e pensar “Estou renunciando as minhas vontades, tomando a minha cruz e seguindo Jesus Cristo?” Só ele é o “Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). “É a vocação cristã, a perfeição do seguimento, a santidade”.

 

Eu já conheço o Cristo, ele já me chamou e me decidi segui-lo… a renúncia que faço é dia-a-dia e sempre que não consigo retomo, pois trilho um caminho de conversão, e espero no Senhor pois é nele que confio e entrego a minha vida, os meus planos… é fácil? Claro que não, mas com a Graça de Deus e a força do Espírito Santo, eu estou conseguindo!

 

Deixo esta oração para você: “Senhor Jesus me ajuda no dia de hoje descobrir a tua vontade. Que tua palavra que me trás vida, me guie pelos os teus caminhos me conduzindo aos teus braços. Eu quero sarar a minha juventude em ti. Quero que teu sangue precioso, que derramaste na cruz por mim, me cure e me liberte de toda a escravidão, me lave do pecado e purifique meu coração.  Eu já dou passos no caminho de conversão, mas preciso me abrir mais ao teu amor. Tudo que existe dentro de mim precisa ser transformado para que no mundo eu possa ser sal e luz, possa ser sua imagem e semelhança, levando o amor para o meu trabalho, para a minha família, para os meus amigos e todas as pessoas que passarem por mim. Faz-me fiel ao chamado a Santidade. Que eu possa ser como Maria, fiel e santa. Atenta e dócil ao teu chamado. Realiza na minha vida todo o teu plano de amor. Pois com graça de Deus eu quero, eu posso e eu vou ser um Jovem Sarado. E ainda, Mãezinha, intercede por mim, pela minha vida, pela minha juventude, pela minha vocação ao teu filho (reze uma Ave-maria) e faz-me Mãe Santíssima fiel, dócil e perseverante no caminho à santidade. Amém!”

 Tamu Juntos!

 

Referências: www.tendafranciscana.org.br/olhar.jpg e

 http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=11901


Canção Nova, 10 anos em Natal – Um tempo de Graça!

Siga-nos no Twitter e ouça a Rádio Rural On-Line!

Clique aqui para entrar em contato!