Jovens do Século XXI

“Concebidos na era digital, democrática e da ruptura da família tradicional, essa garotada está acostumada a pedir e ter o que quer”. (Rita Loiola)

Oie!

Fazia era tempo que não trazia nada para os jovens sarados né galera? Mas hoje trago algo do meu coração, experiências que estou vendo na vida de muitos jovens e que quero partilhar com vocês, porque pode ser que você viva esta realidade. Espero que te ajude a refletir e a tocar em algo tão essencial em nossa juventude, o amor de Deus que nos transforma.

Estão se falando muito sobre a Geração Y, que é a nossa geração! Eu ainda não aprofundei o assunto para tocar nesta realidade e trocarmos idéia aqui no blog… mas já estou procurando saber. Um fato é certo… somos de uma geração como disse a Rita Loiola que nasceu na era digital, democrática e que é fruto de uma estrutura de família totalmente diferente da tradicional. Se você fizer uma pesquisa entre seus amigos, quase todos os pais estão separados, ou não conhecem seus pais, ou suas mães também trabalham e vocês quase não a vêem em casa… enfim são muitas realidades que acompanha o jovem hoje. Fora a situação profissional, o que vale hoje é capacitação, qualificação, cursos…um currículo bem recheado para acompanhar o mercado de trabalho, o mundo globalizado.

Toco neste assunto hoje, porque estamos esquecendo muitas vezes do essencial, o AMOR, a presença de DEUS na nossa vida. A ciência quer muitas vezes dá uma de Deus e criar seres humanos, mas independente de como vivemos hoje, somos fruto de uma concepção amorosa de nossos pais e este valor não pode se perder dentro de nós!

Eu, você, nós somos a criação mais perfeita de Deus… pensados, planejados por Deus para fazermos a diferença no mundo.

Qual o sentido da sua vida hoje? O que você busca? Porque você se esconde de Deus?  Você sabia que o vazio que muitas vezes você procura preencher na festa, nos relacionamentos, no excesso de trabalho, só vai ser ocupado quando você se encontrar com o amor de Deus? Pois é, comigo foi assim e com você também pode ser!

“Foge das paixões da mocidade, busca com empenho a justiça, a fé, a caridade, a paz com aqueles que invocam o Senhor com pureza de coração.” (2 Tm 2,22)

Há alguns meses atrás, voltava do trabalho e sentaram no banco de trás do ônibus que estava, dois jovens que deveriam ter entre 17 e 18 anos… eu como sempre rezando meu rosário… só que eles conversavam tão alto que acabou chamando minha atenção… eles tavam falando sobre uns jogos de computadores… quando do nada a conversa foi interrompido por um dos jovens que disse assim: – Tá vendo aquele hospital ali, minha trabalha ali, desde ontem que não a vejo. O outro jovem continuou o assunto do jogo, sendo indiferente ao que seu amigo falava. Mas eu senti em seu falar uma tristeza enorme, um vazio, uma saudade de que ele queria que sua mãe trabalhasse menos e estivesse mais presente com ele. Naquele momento me uni aquele jovem e pedi a Nossa Senhora que o envolvesse com seu amor de mãe.

Hoje é assim, os pais trabalham, trabalham, trabalham para oferecer as seus filhos o melhor, mas estão esquecendo do essencial, o amor com gestos concretos… com o valor que tem a sua presença na vida de seus filhos, de valer a pena cada segundo que estão ao seu lado. Por que muitas vezes não é tempo, mas a qualidade do tempo.

Meu pai era assim, mas teve um dia que cheguei nele, faz alguns anos… e disse a ele que sentia falta de estar com ele. Quando estavámos todos em casa, ele trabalhava e que queria estar com ele. E ele mudou! Então se você vive esta realidade na sua casa, faço mesmo. Chegue para seu pai, sua mãe e diga o quanto você sente saudade de estar com eles, junto deles. Não tenha vergonha. Muitas feridas interiores são causadas por essas ausência e elas só são curadas quando abrimos o nosso coração ao AMOR que com gestos concretos transforma os relacionamentos. Perdoe e ame seus pais, não são eles que precisam mudar. A mudança precisa começar em você, porque aí você vai conseguir também atingir o outro.

Você foi escolhido por Deus, jovem, “foi em primeiro lugar para vós que Deus suscitou o seu servo, para vos abençoar, a fim de que cada um se aparte de sua iniquidade” (Atos 3,26). Você é canal que Deus precisa hoje para entrar na sua casa, na vida de seus pais. Você convidado a ser luz lá aonde você mora.

O mês de setembro, é o mês das surpresas de Deus, uma nova primavera começou… dê a você também a chance de descobrir o novo pra sua vida. Abra o seu coração para Deus agir e realmente fazer uma obra nova na sua vida!  Basta de buscar no barulho do mundo, algo que é a sua essência e que está dentro de você e como a primavera precisa apenas desabrochar para ver a beleza e a simplicidade.

Não é só decidir-se hoje, mas é renovar essa decisão todos os dias. Porque se não você sempre estará em cima do muro. Pule sem medo para o lado que te espera com os braços abertos e que precisa apenas do seu SIM para te amar!

“Senhor atinge meu coração com teu amor, fazei-me com que eu rompa com as barreiras do ressentimento, da mágoa que trago do meus pais, pela sua ausência na minha vida. Ensina-me Senhor o caminho do perdão, dai-me um coração misericordioso que sabe amar. E que teu amor me envolva, preencha todo o vazio do meu coração. Tantas vezes endureci meu coração, tantas vezes te busquei no barulho do mundo e tu estava tão próximo, nunca me abandonastes. Ama-me Senhor como nunca fui amada. Vem em meu auxílio, santifica minha vida, fazei com que eu busque honrar teus mandamentos, teus ensinamentos. Sara a minha alma, o meu coração. Que eu seja capaz de levar o amor aqueles que o Senhor escolheu para me trazer ao mundo. Vem Senhor Jesus, dai-me o colo da tua mãe para que possa sentir o amor que me faltou. Muito obrigada, porque já posso sentir a tua presença em minha vida, porque meu coração já se abre ao teu amor. Muito obrigada Senhor por ter me escolhido para ser tua. Amém.”  Reze uma ave-maria e um Pai Nosso.

Tamu juntos sempre!

Maria Monique

Vocacionada Canção Nova


Canção Nova, 10 anos em Natal – Um tempo de Graça!

Siga-nos no Twitter e ouça a Rádio Rural On-Line!

Clique aqui para entrar em contato!