"Jovens Sarados: a academia pra sua alma"

Não tenha medo de ser sarado! Ser sarado é ser santo. Ser santo é ser sarado

Na linguagem popular “jovem sarado” é a expressão utilizada para aquele jovem que freqüenta uma academia (fitness, ginástica e musculação) cuidando da saúde física e procurando manter sempre uma boa aparência e um corpo escultural.

Mas e quando o assunto é a saúde da alma? Qual o exercício apropriado? Qual “academia” freqüentar para a alma não ficar “sedentária”?

Diante desse dilema, o Espírito Santo inspirou o surgimento de uma academia diferente: a “academia dos jovens sarados”. Rapazes e moças com idade acima de 17 anos que, em diversas cidades do país, se reúnem para orar, adorar a Jesus no Santíssimo Sacramento e pedir o derramamento do Espírito Santo sobre suas vidas.

cancaonova.com: A expressão “jovens sarados” na linguagem popular é sinônimo do cuidado com o físico, de manter uma boa aparência e assim por diante. Mas para nós cristãos o que significa essa expressão?

Padre Edimilson: O padre Léo disse que, para nós, “jovem sarado” quer dizer “santo”. Ele faz referência a essa palavra “sarado” com “santo”. O santo é uma pessoa sarada. O sarado é aquele que acolheu o convite para a santidade. Isso está dentro daquilo que é a proposta maior da Canção Nova: “Ou santos ou nada!” Ou como o nosso pai-fundador, em determinado momento da nossa história, disse: “Ou santos ou santos!” Portanto, o jovem sarado é aquele jovem que está sendo convocado para ser santo. E santo num estilo moderno, nos dias de hoje, como nos propõe o nosso irmão de comunidade Adriano Gonçalves em seu livro “Santos de calça jeans” e como também nos propôs o saudoso Papa João Paulo II. Então o jovem sarado quer ser um jovem santo em meio a todas essas realidades atuais. E isso também no cuidado com o próprio físico, porque não podemos descuidar desse templo do Espírito Santo, que é o nosso corpo. O apóstolo Paulo diz a Timóteo assim: “Exercita-te para a piedade. O exercício corporal é de pouca utilidade, ao passo que a piedade é útil para tudo, pois tem a promessa da vida presente e da futura. Esta palavra é digna de fé e de toda acolhida. Pois, se labutamos e lutamos, é porque pusemos a nossa esperança no Deus vivo” (I Timóteo 4,7b-10). O jovem sarado é aquele que entra nesta guerra da labuta, da luta diária, pois chegar à santidade não é algo que acontece como num “passe de mágica”. É preciso labutar. É preciso lutar para viver essa radicalidade proposta pelo padre Léo, pelo monsenhor Jonas e, sobretudo, pela Igreja, pois a nossa grande vocação é a santidade. Os jovens sarados querem ser, para o mundo, uma proposta à santidade.

cancaonova.com: Quais os grandes desafios que um jovem cristão encontra hoje para viver autenticamente como um “jovem sarado”?

Padre Edimilson: Para mim, as dificuldades são inúmeras. Tudo hoje em dia propõe o contrário: se você assiste televisão, ela lhe propõe o contrário disso [santidade]. Se você acessa a internet, ela lhe propõe o contrário. Se você sai à noite, o mundo também lhe propõe o contrário. Enfim, a sociedade, os meios, o mundo em si, só propõem o contrário disso. Dessa forma, a nossa luta é cotidiana. Onde nós nos encontramos, deparamos sempre com propostas de viver aquilo que é exatamente o contrário desse chamado à santidade. Há no mundo uma contraproposta. Por essa razão, os desafios são inúmeros. Essa contraproposta do mundo acaba sendo “dez vezes maior” do que a proposta cristã. Então, precisamos usar uma linguagem que atinja ao jovem, mas sem agredi-lo. Ao mesmo tempo, é preciso propor ao jovem este estilo de vida sem que este [estilo de vida] o tire da realidade da sociedade em que ele vive. Do contrário, esse jovem será “estranho” para essa sociedade. E esta tem sido nossa luta: fazer com que esses jovens não sejam “estranhos” para a sociedade, mas, ao mesmo tempo, que vivam este estilo de vida, que é constantemente desafiador. E só uso para eles a palavra “misericórdia”, pois eu sei que eles querem viver a santidade, mas eu sei que não é tão fácil hoje em dia viver o que eles querem viver. Os desafios aí fora são inúmeros: dentro de casa, na escola, na faculdade. Meu Deus do Céu! Na faculdade então nem se fala! A faculdade hoje parece fazer questão de oferecer uma contraproposta à santidade de uma forma aberta, sem escrúpulo algum!

cancaonova.com: Padre, quais os “exercícios” que o senhor recomenda para o jovem praticar priorizando a saúde da alma?

Padre Edimilson: Para responder a esta pergunta vou usar uma linguagem muito simples, já utilizada pelo meu pai-fundador, monsenhor Jonas Abib. Eu não posso propor ao jovem algo “irreal”. Portanto, eu proponho aquilo que a minha comunidade, a Canção Nova, tem proposto. O apelo que eu faço aos jovens é que, pelo menos, tentem viver as “cinco pedrinhas” (Jejum, Rosário, Sacramento da Penitência, Eucaristia e a Palavra de Deus). Para mim, um jovem sarado se aplicar na vivência das “cinco pedrinhas” já é um motivo para eu glorificar a Deus. Porque, infelizmente, nem as “cinco pedrinhas” estão sendo vividas pela grande maioria. O que então eu proponho a eles é o que a Canção Nova já propõe. Eu não trago nenhuma “novidade”. E eu digo que os jovens sarados não querem ser uma “novidade”, porque a novidade passa! Queremos ser uma proposta de vida a partir daquilo que nos ensinou monsenhor Jonas Abib. O nosso objetivo é dar continuidade à voz do nosso pai-fundador, que grita: “Salvai almas!”

cancaonova.com: Pedimos que o senhor deixe sua mensagem final aos internautas que nos acompanham e sua bênção.

Padre Edimilson: Quero lembrar que nós jovens sarados temos como lema: “Jovens sarados: a academia para sua alma”. Temos esse cuidado com a alma, mas sem descuidar do corpo, que é templo do Espírito Santo.Nós temos que proporcionar também esta “saúde da alma” e, assim, sempre dar uma resposta às necessidades dos tempos atuais. Eu quero abençoar você e dizer: “Não tenha medo de ser sarado! Ser sarado é ser santo. Ser santo é ser sarado”. Receba das minhas mãos sacerdotais e por intercessão da Virgem Santíssima a bênção deste Deus, que é Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

Confira a entrevista completa: http://www.cancaonova.com/portal/canais/entrevista/entrevistas.php?id=1006

NOVIDADE! O NOSSO GRUPO DE ORAÇÃO JOVENS SARADOS RETORNA EM ABRIL! JUNTE SEU GRUPO, REÚNA OS AMIGOS, CONVIDE A GALERA E VENHA “MALHAR A SUA ALMA”. ESPERAMOS POR VOCÊ!

Tamu Juntos!

Twitter: @mariamoniquecn


Siga-nos no Twitter e ouça a Rádio Rural On-Line!

Clique aqui para entrar em contato!