Mons. Expedito, um profeta que viveu entre nós

Conheça um pouco sobre Mons Expedito o “Profeta das águas”

Queridos irmãos e irmãs!

No dia 26 de abril aconteceu no Auditório da FIERN (Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte), o lançamento do livro “Pelos caminhos do Potengi”, sobre o Mons. Expedito Sobral de Medeiros, o Profeta das águas. Nestes tempos em que vemos a tristeza e ouvimos o clamor dos nossos irmãos nordestinos por causa do flagelo da seca, a lembrança do testemunho do Mons. Expedito é propicia para que tenhamos esperança de dias melhores. Na verdade, pela doutrina da Igreja sobre a comunhão dos santos, temos em Mons. Expedito um grande intercessor, junto a Deus, para que não só mande chuva para nosso povo, mas que alimente a esperança de que é possível viver com dignidade e respeito neste chão abençoado do Nordeste brasileiro.

Mas, o Mons. Expedito Sobral de Medeiros não só foi o “profeta das águas”, como ficou nacionalmente conhecido. Ele foi um sacerdote a serviço dos pobres, buscou a formação das comunidades eclesiais de base, fez parte do grupo dos que animaram o Movimento de Natal. Através de uma ação social consciente e ligada à sua fé, preocupou-se com a educação dos trabalhadores rurais e a formação de lideres, destacando-se as Escolas Radiofônicas e a organização dos sindicatos de trabalhadores. A preocupação, porém, não se restringia ao campo social. Mons. Expedito era um homem simples, estudioso e de bom humor. Além de um homem de fé e profundamente obediente. Devido às nomeações para trabalho pastoral em várias paroquias, gostava de se chamar o “caixeiro viajante do clero”. Por causa de sua obediência foi sempre admirado pelos seus companheiros padres e amado pelo seu povo, que ele amava muito. No seu testamento, datado de 12 de setembro de 1997, assim declarou: “A quem me substituir, continue presente junto aos pobres e, pelo amor de Deus, não os humilhe. Considero uma grande graça que Deus me concedeu: ser servidor do Povo de Deus. Peço a Maria Santíssima, a “Compadecida”, que se compadeça de mim e esteja a meu lado, no Julgamento. Amém.”

Fazer memória deste grande levita do Senhor faz-nos refletir mais ainda sobre a missão dos presbíteros na sociedade em que vivemos. Certamente, muitas coisas mudaram desde a morte de Mons. Expedito. Mas, é importante notar que os desafios exigidos pela sociedade continuam os mesmos e outros apareceram. Mas, em todos eles a exigência do Evangelho de Jesus Cristo é a mesma: somos chamados a proclamar, não só com palavras, mas também com a ação, o amor misericordioso do Pai celeste pelo homem e pela mulher. Somos convocados a anunciar uma boa notícia aos pobres: Deus nunca abandona os seus filhos. Antes, o exercício do ministério deve ser uma prova eloquente desta verdade. E Mons. Expedito tem muito a nos ensinar, pois a sua vida foi marcada pela obediência, solidariedade e esperança. A vida dele é a história de um padre que lutou com alegria, que enxergava Deus no povo, no mais pobre e o servia como o mais nobre dos deveres sacerdotais.

Dom Jaime Vieira Rocha

Arcebispo Metropolitano de Natal-RN