Descubra-se

Toda vocação autêntica é sempre iniciativa de Deus.


O Pai sonhou para cada homem um plano de amor e concebeu a nossa individualidade segundo este plano. Assim a realização e felicidade do homem estão em descobrir e viver este plano de Deus a seu respeito.
Toda vocação autêntica é sempre iniciativa de Deus. É Deus quem livremente escolhe e chama o homem, não é o homem que escolhe ser chamado por Deus. Deus fala se revela, e chama o homem revelando-lhe a si mesmo. O homem escuta e acolhe a revelação de Deus para responder ao chamado.
Para o discernimento de uma vocação é necessário ter a atitude heroica de olhar para si. Digo heroica porque vivemos em um mundo com tantas informações que, se pararmos para pensar, sempre temos alguém nos dizendo “como ser e o que fazer”. Somos reféns dessa pressão e perdemos a oportunidade de conhecer a Verdade daquilo “que eu sou”, daquilo “que eu gosto” e daquilo “que eu penso”.
É preciso também mergulhar na própria história de vida e nas circunstâncias através da qual alguém é “chamado”. Se uma pessoa está se sentindo chamada a uma realidade especifica de vocação, como por exemplo, a vida religiosa, a vida sacerdotal, a vida monástica, a vida enclausurada, ou a vida em comunidade, é importante que você se aproxime e viva as suas atividades dessa determinada realidade já hoje sem deixar de viver o cotidiano do seu dia a dia.
É ainda necessário que se parta de dentro, ou seja, que se ouça o coração onde o Espírito fala. Não serão vozes alheias ou até mesmo as vozes de minha realização pessoal e ideologias que irão me orientar nessa descoberta.
De modo geral, o ser humano é quem projeta o seu viver e a forma de dispor da sua vida. Por mais confuso que ainda seja o seu projeto, cada pessoa almeja a realização e a própria felicidade. Digo confuso, porque nem sempre se tem claro o que fazer e como fazer. E descobrir uma vocação específica é algo muito mais profundo, que vai se descobrindo no decorrer do caminho em vista de uma meta, de um objetivo, de uma opção.
Por isso, depois de passar pela fase da descoberta daquilo “que eu sou”, daquilo “que eu gosto” e daquilo “que eu penso” é preciso ter a coragem de deixar o que “eu quero e idealizo como estilo de vida e almejo como realização pessoal” para descobrir a essência da vontade de Deus para a minha vida.
Descubra-se. A verdadeira vocação não está numa plaquinha que você compra e pendura em sua sala, quarto ou varanda. Ela é construída, lapidada e expressada para ficar cada vez melhor e clara.
O Criador sabe muito bem o que teve em mente ao pensar em você com determinados talentos… Todos têm um, ou mais. Se vivemos ou fazemos muitas coisas e não nos realizamos é porque estamos fora da nossa vocação, estamos fora do plano de Deus para nós.
Por isso tenha a coragem de descobrir quem você é no coração de Deus e como consequência descobrirá qual a sua vocação.

Boa descoberta!!!

Priscila Estrada
Comunidade Canção Nova – Natal/RN
vocacionalnatal@cancaonova.com