Pentecostes: o Espírito Santo e a unidade da Igreja

Saiba o que a Igreja celebra em Pentecostes.

Queridos irmãos e irmãs!

No domingo de Pentecostes a Igreja celebra o envio do Espírito Santo aos discípulos e discípulas de Jesus. Cinquenta dias depois da Ressurreição, o Senhor Jesus, de junto do Pai ou o Pai por meio de Jesus envia o Espírito Santo, que fora prometido por Jesus durante a última ceia (cf. Jo 14,16s.26; 15,26; 16,13). O Espírito Santo tornará a missão de Jesus atual e presente na vida dos seus seguidores. Ele ficará sempre conosco. O Pai envia o Espírito para que permaneçamos com ele, para que vivamos unidos a Deus. É Ele quem faz possível que o ensinamento de Jesus, o Evangelho, seja conhecido e nunca esquecido. Também o Espírito Santo dará o testemunho de Jesus para que nós o sigamos, e o seu testemunho é verdadeiro, pois Ele é o Espírito da Verdade, e nos guiará em toda a verdade.

Na fé da Igreja nós reconhecemos que o Espírito de Deus pairava sobre as águas, conforme Gn 1,2. A criação acontece por meio dele e do Filho, segundo a imagem do qual o homem e a mulher foram criados (Gn 1,26s). O Espírito Santo agiu nos patriarcas, nos juízes, nos sacerdotes, nos profetas, nos reis e será, sobretudo, no Messias que ele habitará. Jesus foi concebido por obra do Espírito Santo, nasceu da virgem Maria e no batismo de João recebeu o Espírito para proclamar a boa nova (cf. Lc 3,21-22 par. Cf. Lc 4,18-21, citação de Is 61,12). Jesus sempre agiu com o Espírito Santo, principalmente revelando que por meio dele expulsava os demônios, exultou no Espírito por causa da ação reveladora aos pequenos, mas sobretudo nos capítulos 13 a 16, do Evangelho de São João, apresenta a promessa do Espírito Santo aos seus seguidores, a fim de que permaneçam na unidade do chamado e do anúncio da salvação. Ele entrega o Espírito aos apóstolos no dia mesmo da Ressurreição (cf. Jo 20,19-23). E, no dia de Pentecostes, a efusão do Espírito Santo dá início à vida pública da Igreja com o anúncio de Pedro e a ação dos outros apóstolos, como podemos ver no livro dos Atos. A Igreja, por isso mesmo, chamada de “apostólica”, vive desta experiência da presença e da ação do Espírito Santo. É esta presença que torna possível a unidade da Igreja.

Reconhecendo que o Espírito Santo é quem faz a unidade da Igreja, diferentemente do que ocorreu em Babel com a confusão das línguas, a Igreja, particularmente no hemisfério sul, celebra na semana da Festa da Ascenção até a Solenidade de Pentecostes, a Semana de oração pela unidade dos cristãos. O Espírito Santo, Aquele que suscita em nós a fé, é quem guia a Igreja para a sua unidade que deve resplandecer a unidade trinitária. Devido a acontecimentos históricos a Esposa de Cristo vive a chaga da desunião. Mas, em atenção e imitação do gesto de Cristo (cf. Jo 17) a Igreja não cessa de clamar ao Pai: que todos sejam um (= ut unum sint, Jo 17,11.22). Convoco a todos para que rezem sempre pela unidade dos cristãos. Procurem viver a fé de tal modo que ela não seja motivo de ódio ou desprezo aos irmãos e irmãs de outras igrejas e comunidades eclesiais. A fé em Cristo e nos mistério da Trindade Santa nos une, porque somente ela nos salva.

Dom Jaime Vieira Rocha – Arcebispo Metropolitano de Natal-RN