O verdadeiro poder é o serviço

Descubra o sentido do serviço na vida da Igreja


Queridos irmãos e irmãs!

Nesta semana, na homilia da Santa Missa, celebrada todos os dias pelo Santo Padre, o Papa Francisco, que já é uma marca característica de seu Pontificado (todos os dias o Papa celebra para diversos grupos que trabalham na Santa Sé), a tônica foi a reflexão sobre o poder e o serviço. Gostaria de apresentar alguns pontos para nossa reflexão e como são iluminadoras as palavras do nosso amado Papa.

No Evangelho daquele dia (terça-feira, 21), Jesus fazia a predição da paixão e morte que deveria acontecer em Jerusalém. Os discípulos nada entendiam de suas palavras, mas no caminho discutiam quem era o maior. Enquanto que Jesus apresentava o desfecho de sua vida, eles procuravam estabelecer quem deveria ser o sucessor, o mais importante entre eles. A resposta de Jesus é emblemática: quem quiser ser o maior seja o servo de todos. Esta deveria ser a meta de todos os cristãos. É bem verdade, como nos lembrou o Papa Francisco, a luta pelo poder na Igreja vem de longe. Mas, é de longe, ou seja, vem do próprio Fundador da Igreja, que a verdadeira essência da Igreja é ser servidora da humanidade.

E isto não acontece por uma espécie de prestação de serviço, igual que fazem as empresas comerciais ou industriais. Não apresentamos um produto a ser comercializado. Nós anunciamos o amor gratuito de Deus pelo homem e pela mulher, que se manifesta em seu Filho e no Espírito. Tudo, portanto, na Igreja leva a marca deste anúncio: Deus enviou seu Filho, Deus enviou o Espírito de seu Filho, Deus acolheu a entrega de seu Filho, aceitou a sua obediência, manifestou o seu poder na ação de Cristo que acolhe a mulher samaritana, conversa com Nicodemos, perdoa a mulher adúltera, entra em comunhão com Zaqueu, tem compaixão das viúvas, se comove internamente pelo sofrimento dos outros, pela perda dos entes queridos, busca a ovelha perdida…

A Igreja, comunidade que vive do amor de Deus, é chamada a viver neste contínuo serviço. Quando ela o faz não é algo que provem dela, mas é Deus mesmo agindo nela para o bem de todos. Por isso, lembramos, como fez Papa Francisco: “o verdadeiro poder é o serviço. Como ele [Jesus] fez. Que veio para servir e não para ser servido… Não existe na Igreja nenhum outro caminho para progredir… O maior serviço é o serviço aos outros: esta é a regra”.

Agradecemos a Deus que enviou para nós um Papa que nos lembra o grande amor de Deus por nós e como só vivendo com amor é que nós poderemos ser fiéis à nossa missão na Igreja e no mundo. Se esta é a regra para todos nós, então, busquemos viver assim, pois, somente no serviço desinteressado, é que poderemos nos assemelhar a Cristo e sermos suas testemunhas num mundo cheio de egoísmos e de indiferenças, marcado pelas injustiças sociais e pela corrupção dos costumes. Sejamos servidores neste mundo, pois Deus não se cansa de amá-lo. E nós somos, no mundo, sinal deste grande amor, para a conversão e a salvação da humanidade.

Dom Jaime Vieira Rocha – Arcebispo Metropolitano de Natal- RN