Comunidade de comunidades: uma nova paróquia

Entenda mais sobre o tema

Queridos irmãos e irmãs!

Na reunião do Clero e agentes de pastoral deste mês foi apresentada uma síntese do texto da CNBB, fruto da 51ª Assembleia geral, realizada em abril, no Santuário de Aparecida, São Paulo. O texto, inicialmente publicado como Estudos da CNBB, trata da renovação da paróquia, e tem como titulo “Comunidade de comunidades, uma nova paróquia”. A novidade deste estudo é que ele se tornará um documento oficial da CNBB, que será discutido e publicado por ocasião da Assembleia geral, em 2014. Na apresentação do texto a CNBB pede que as dioceses e Regionais enviem sugestões para enriquecer o estudo e assim proporcionar uma visão equilibrada e rica para conduzir a vida de nossas comunidades.

O que mais chama a atenção no texto da CNBB é a insistência na dimensão comunitária da fé, uma realidade fundamentada na ação de Jesus e das primeiras comunidades cristãs, continuadoras de sua missão no mundo.

Na ação de Jesus vemos claramente a proclamação do Reino de Deus que consiste na nova experiência de Deus como Pai bondoso e misericordioso. A pregação de Jesus suscita o seguimento e a formação de uma comunidade em torno dele, porque o seu ensinamento é um ensinamento novo que cativa, pois ele age como bom Pastor, cheio de bondade e de ternura. A sua comunidade é sustentada pela sua vida e pelo ato de amor e de oblação que ele faz na cruz e que o Pai aceita e o glorifica. Ele não deixa a sua comunidade, mas, ressuscitado entrega o Espírito Santo para que sua comunidade prossiga com os seus mesmos ideais de partilha, de acolhida e comunhão.

A renovação de nossas paróquias acontecerá à medida que elas buscam ser comunidades que vivem na comunhão fraterna, perseverantes nas orações, na fração do pão, isto é, na Eucaristia e no ensinamento dos apóstolos (cf. At 2,42s). Isto é, o que o Documento de Aparecida, as Diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil e o nosso Plano Pastoral Arquidiocesano afirmam e insistem só pode acontecer se todos nós, ministros ordenados e leigos, cristãos e cristãs, homens e mulheres, buscarmos a conversão pastoral, isto é, mudar a nossa mentalidade para que não fiquemos presos nem nas estruturas que não respondem mais aos desafios prementes da sociedade contemporânea nem parados com medo e desesperados diante da urgência de um testemunho comprometido com Cristo e o seu Reino.

Recomendo a todos os presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, leigos engajados, consagrados, a fazerem a leitura e a reflexão sobre este texto, Estudos da CNBB – 104, para que possamos, juntos, vivenciar esta grande urgência de nossa Igreja, para que as nossas paróquias sejam comunidades vivas, reflexo da Comunidade Trinitária, que é a melhor comunidade.

Dom Jaime Vieira Rocha – Arcebispo Metropolitano de Natal – RN