Retiro anual do Clero

Entenda o que é esse retiro

Queridos irmãos e irmãs!

Nos dias 1 a 5 de julho, os presbíteros da Arquidiocese de Natal farão seu retiro anual, guiados pelo bispo emérito de Oeiras-Floriano, Piauí, Dom Augusto da Rocha. O retiro anual, além de ser uma obrigação canônica (está previsto pelo Código de Direito Canônico, cânon 276 § 2 4º), é também uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e para reforçar a unidade com seu bispo.

Para fazer um retiro é necessário que haja disposições interiores, tais como, silêncio, meditação, oração pessoal e entrega para uma revisão de vida, que no caso dos presbíteros diz respeito à renovação do compromisso ministerial assumido no dia da ordenação presbiteral. É uma experiência de renovação para que nós, ministros ordenados, sejamos semelhantes ao Bom Pastor que era acolhedor, tinha cuidado especial para com os pobres, os doentes e não excluía ninguém (cf. CNBB, Comunidade de comunidades, uma nova paróquia. Estudos da CNBB – 104, p. 24).

Para nós, o retiro anual também é uma graça da qual somos chamados a participar com ânimo generoso e coração aberto para acolher a renovação que o Espírito Santo traz à Igreja, às nossas comunidades. De fato, a intenção primordial do retiro deste ano deve ser a aceitação da urgente necessidade de conversão pastoral à qual, não somente nossas estruturas são chamadas, mas, sobretudo nós, ministros ordenados. Conversão significa mudança de atitudes. Ser um homem de Deus que fez e faz uma profunda experiência de encontro com Jesus Cristo (Estudos da CNBB – 104, n. 178), é o que a Igreja e os fiéis esperam do presbítero. Esta experiência de encontro com Jesus Cristo é a grande mística que sustenta nosso ministério.

De fato, somente quem vive em Jesus Cristo (cf. Gl 2,20), poderá ser um grande evangelizador. Os presbíteros são chamados a estarem atentos às necessidades dos mais pobres, comprometidos na defesa dos direitos dos mais fracos, e promotores da cultura da solidariedade (Estudos da CNBB – 104, n. 176). Um presbítero segundo o coração de Cristo, servo de todos. Assim, o padre será sempre um dom para a comunidade à qual serve…e cada vez mais, aquele que se coloca como o Mestre e lava os pés dos discípulos para dar o exemplo (Estudos da CNBB – 104, n. 177).

Desejo que o retiro anual seja uma experiência de renovação do ministério, de ação de graças pelo chamado do Senhor que nos fez participantes de seu sacerdócio, pelo Batismo, e seus ministros ordenados. Convido a todos os fiéis católicos que rezem pelos padres e pelo bispo nestes dias, que a oração seja na intenção de que todos os padres acolham bem as pessoas, exerçam sua paternidade espiritual sem distinções, renovem sua espiritualidade para ajudar tantos irmãos e irmãs que buscam a paróquia (Estudos da CNBB – 104, n. 177). Que estes desejos se realizem para todos os padres de nossa Igreja Particular de Natal. Amém.

Dom Jaime Vieira Rocha- Arcebispo Metropolitano de Natal – RN