A canonização de João Paulo II e João XXIII

Conheça os mais novos Santos Da Igreja Católica!

Queridos irmãos e irmãs!

Com grande alegria recebemos a noticia da canonização de João Paulo II e de João XXIII. O Santo Padre Papa Francisco, no dia 5 de julho, numa audiência à Congregação para a causa dos santos, aprovou os votos favoráveis dos cardeais e bispos acerca da canonização do Beato João XXIII (Angelo Giuseppe Roncalli) e decidiu convocar um Consistório, que cuidará também da canonização do Beato João Paulo II (Karol Josef Wojtyła), pois a mesma Congregação promulgou com a autorização do Papa Francisco, o Decreto sobre um milagre atribuído à sua intercessão. Ainda não foi divulgada a data da celebração de canonização, que será um grande evento que animará a Igreja na fé que estes dois grandes Pontífices testemunharam.

O Beato João XXIII, o Papa bom, cativou o mundo com sua humildade, simplicidade e, sobretudo a sua dedicação à Igreja, manifesta no seu amor e atenção ao ser humano. Foi um homem conduzido pelo Espírito Santo para que acontecesse, por meio de sua memorável decisão de convocar um Concílio ecumênico, a renovação da Igreja Católica. Ao celebrarmos os 50 anos do Concílio Vaticano II, a lembrança de João XXIII surge como um hino de gratidão por aquele que foi o instrumento da Providência divina para o acontecimento mais importante do século XX, verdadeira primavera para Igreja.

O grande papa polonês, o Beato João Paulo II, o “João de Deus”, o Papa missionário, deu à Igreja um exemplo eloquente de força, de fé e de amor à humanidade. Se o Papa João XXIII foi o enviado por Deus para ser instrumento de renovação da Igreja, foi o Papa João Paulo II que conduziu a Igreja rumo ao 3º milênio. O longo tempo de seu Pontificado (1978-2005), mas também sua participação nas grandes mudanças do século XX, um século marcado pela ação do mal, mas transformado pela ação da misericórdia divina, faz dele um homem extraordinário. Como não trazer à mente os últimos meses de uma verdadeira oblação de sua vida, com seu sofrimento, contemplado de forma tão próxima de nós pelos meios de comunicação. Mas, devemos admirá-lo também pelos seus grandes ensinamentos, sobretudo em defesa da vida, da família, da paz e da reconciliação entre os povos. Catequese, família, leigos, formação dos presbíteros, vida consagrada, ministério dos bispos, missão da mulher, são alguns dos tantos temas tratados por João Paulo II em seus documentos, ensinamentos que vieram à luz inspirados pela herança infindável do Concilio Vaticano II. Não esqueçamos que o jovem bispo polonês participou do Concilio como padre conciliar, a exemplo de tantos dos nossos bispos, como Dom Manuel Tavares, Dom Eugênio Sales.

Enfim, para mim o Papa João Paulo II permanecerá na memória e será com muita gratidão, pois foi ele que me consagrou bispo, naquele inesquecível 6 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro. Beatos João XXIII e João Paulo II, rogai por nós. Amém.

Dom Jaime Vieira Rocha – Arcebispo Metropolitano de Natal – RN