Afinal, quem é essa juventude do Papa

Vamos descobrir?

“Esta es la juventude del Papa!”. Talvez esse tenha sido o grito mais entoado na última semana por milhões de pessoas, jovens de todas as raças, nações, etnias, idiomas, culturas, tantas diferenças, mas algo os fazia comum: ser a juventude do Papa.

E que juventude é essa, capaz de deixar seu país, sua família, atravessar o oceano ou passar dias num ônibus para atravessar o país, para se encontrar com um homem?!

Sim, para se encontrar com um homem, homem como qualquer outro, um homem com qualidades e defeitos, como qualquer outro…

Não! Esses jovens não vieram para encontrar esse homem, mas para encontrar-se com Aquele a quem esse homem trazia.

Não trazia somente através de suas palavras de paz e amor ao próximo, não trazia somente na celebração eucarística, mas trazia na vida, nos gestos, no sorriso, nos abraços, nos ensinamentos que eram feitos muito mais pelo testemunho do que pelas palavras.

Sim, aqueles jovens se encontraram com Aquele homem. O Homem que um dia chamou 12 outros homens para segui-lo mais de perto. Um homem que pela sua atitude, pelo que viveu, fazia o Reino dos Céus presente, um homem que foi capaz de dar a vida.

Sim, foi com Ele que esses jovens se encontraram. É a esse Homem que aqueles jovens seguem homem extraordinário, capaz de fazer-se presente na pessoa de outro homem, comum como tantos outros homens, mas que soube, na doação de sua vida, trazê-Lo presente.

Esses jovens vieram atrás de Francisco, porém foi a Cristo que eles encontraram.

E é isso que faz com que essa juventude seja a juventude do Papa, que é a Juventude de Cristo, que é a Juventude da Igreja, uma Igreja que ao contrário do que muitos pensam, não é uma Igreja velha apesar dos seus mais de dois mil anos, não!

É uma Igreja jovem, mais viva do que nunca. Que se renova a cada dia, porque o que a faz nova, não são os modismos passageiros, movidos por “ideologismos” e “achismos” de um povo que se acha no direito de ditar como as coisas devem ser não!

O que renova essa Igreja é o Espírito Santo, Aquele mesmo que há mais de dois mil anos foi enviado sobre aqueles homens um dia chamados por Cristo. O Espírito que é enviado a cada um que se decide a cada dia, responder a esse chamado.

É esse Espírito que renova a Igreja, que a faz capaz de mantendo seus valores e ideais, atrair milhares de jovens, que são capazes de enfrentar qualquer obstáculo para perceber que não estão sozinhos, não! Que há muitos outros espalhados pelo mundo, com um mesmo ideal: ideal de santidade, ideal de construir um mundo novo, de mostrar ao mundo que é possível ser santo, sem deixar de ser jovem que é possível ser jovem sem deixar-se levar por ideologias vazias, jovens que se reúnem para dizer ao mundo que os ensinamentos transmitidos há mais de dois mil anos não envelhecem e que estão mais vivos do que nunca dentro de cada um.

A Juventude do Papa é essa: é a juventude capaz de lutar pelos seus ideais, é a juventude que não se contenta em ficar dentro das igrejas, dentro de suas casas, mas é capaz de sair pra rua, para revolucionar o mundo, não com palavras somente, mas muito mais com atitudes, com a vida, que não tem medo de nadar contra a correnteza, que não tem medo de dizer que vive a castidade e que é possível viver sem deixar ser movido por impulsos e desejos, que é possível viver como seres humanos e não animais guiados pelos seus instintos carnais; sim, essa juventude mostra que isso é possível! Que é possível fazer compromissos definitivos, que não se conforma com o provisório, com o que passa que vale a pena viver e buscar algo que dure a eternidade, porque teve um encontro com Aquele que é eterno, com aquele que não passa.

Essa é a juventude do Papa, a Juventude que não tem medo de ser diferente, uma juventude inconformada com o mundo, que luta pra mudar, que quer revolucionar, mas que sabe fazer isso, que não realiza uma revolução como tantos por ai realizam, porque sabem o por quê e o para quê lutam, por que não vão embalados por uma corrente de ideias vazias, mas vão, movidos por um ideal e pelo Espírito e assim são capazes de revolucionar, porque conseguem alcançar a cada um, através do amor que um dia experimentaram do próprio Amor.

Essa é a Juventude do Papa, a juventude que se encontrou com um amor maior e hoje assume esse compromisso de “ir ao mundo e fazer discípulos”. Compromisso de espalhar para o mundo esse amor, de construir uma nova civilização, de formar homens e mulheres, jovens, adultos, idosos e crianças, pessoas novas para um mundo novo, um povo renovado para preparar o caminho do Senhor que vem!

Fernanda Mazoti – Comunidade Canção Nova