Semana Nacional da Família 2013

Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família


Queridos irmãos e irmãs!

Do dia11 até o dia 17 deste mês, a Igreja no Brasil celebrou a Semana Nacional da Família, cujo tema deste ano é: “Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família”. Na Arquidiocese de Natal tivemos a abertura da Semana no dia 4 de agosto, com uma Celebração Eucarística na Catedral. A Semana Nacional da Família surgiu não apenas como resposta às inquietações e como desejo de defender a família dos perigos ameaçadores da cultura do descartável, do relativismo, mas como um evento para chamar a atenção de todos para o reconhecimento da dignidade e da missão da família no mundo e na Igreja.

Na mensagem, com bênção apostólica, enviada às famílias brasileiras, o Santo Padre, o Papa Francisco recorda, sobretudo, os pais na “nobre e urgente missão que possuem de ser os primeiros colaboradores de Deus na orientação fundamental da existência e da segurança de um bom futuro”. Para que isso aconteça o Papa apresenta uma citação da sua primeira Encíclica Lumen fidei: “é importante que os pais cultivem as práticas comuns de fé na família, que acompanhem o amadurecimento de fé dos filhos” (Carta Enc. Lumen fidei, 53). O Documento de Aparecida já tinha exortado que “a família é um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos e caribenhos e é patrimônio da humanidade inteira” (CELAM, Documento de Aparecida, 432) e mais: ela “é o valor mais querido por nossos povos, [e] cremos que se deve assumir a preocupação por ela como um dos eixos transversais de toda ação evangelizadora” (idem, n. 435).

A Semana Nacional da Família é uma oportunidade para incentivarmos a que todos se empenhem para favorecer a família. De fato, muitas paróquias de nossa Arquidiocese têm a Pastoral Familiar ou já vivenciaram a experiência do ECC (Encontro de casais com Cristo). Ainda temos em nossa Arquidiocese muitos grupos de casais que buscam viver a espiritualidade conjugal, seja através de grupos de oração, seja nas Equipes de Nossa Senhora ou ainda na comunidade de casais.

É salutar, neste Ano da Fé, que a pastoral paroquial reconheça a importância da família, busque organizar-se, de modo especial na Pastoral Familiar. Para isso, deve existir uma apresentação positiva e otimista desta pastoral, que veja o grande bem que acontece nas nossas comunidades através da participação de muitas famílias na evangelização e incentive a formação de agentes de pastoral, para que não só estejam atentos aos perigos e desafios que a família enfrenta, mas que nunca esqueçam este eixo transversal da ação evangelizadora.

Que Deus abençoe nossas famílias e fortaleça a fé de todos os que trabalham em favor desta imprescindível célula da sociedade.

Dom Jaime Vieira Rocha- Arcebispo Metropolitano de Natal- RN