Viva a Mãe de Deus e nossa, Senhora Aparecida

Maria é o canto de esperança para todos nós


Queridos irmãos e irmãs!

No dia 12 de outubro comemoramos o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do nosso País. Dia de rezar pela nossa Nação, de rogar aos céus pelo desenvolvimento social, pela paz, pelos governantes, pelos idosos, pelas famílias, pela juventude, pelas crianças. Tantas são as nossas intenções! Colocamos tudo nas mãos maternas de Nossa Senhora Aparecida.

Para nós, brasileiros, soaram muito belas e significativas as palavras do Santo Padre, o Papa Francisco, no encontro com o Episcopado nacional, no dia 27 de julho, no Rio de Janeiro, quando de sua visita em julho passado, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude: “Em Aparecida, Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe. Mas, em Aparecida, Deus deu também uma lição sobre Si mesmo, sobre o seu modo de ser e agir.

Uma lição sobre a humildade que pertence a Deus como traço essencial e que está no DNA de Deus. “Há algo de perene para aprender sobre Deus e sobre a Igreja, em Aparecida; um ensinamento, que nem a Igreja no Brasil nem o próprio Brasil devem esquecer”. Um ensinamento que renova constantemente a Igreja: Deus manifesta a sua graça nos humildes pescadores, oferece uma lição de humildade para que nunca esqueçamos de que Ele é a nossa salvação, de que Ele nunca nos abandona e quer que todos nós sejamos homens e mulheres do bem, da compaixão, da misericórdia.

E nós vemos em Maria, Mãe de Deus e nossa, aquela pessoa que foi totalmente preenchida pela graça amorosa de Deus. Por isso, ao cantar seus louvores, adoramos o bom Deus que nela realiza a sua ação, para por ela mostrar seu amor aos homens e às mulheres: amor que se revela em Jesus Cristo e no seu Espírito Santo.

Maria é o canto de esperança para todos nós. Ser totalmente preenchido pela graça amorosa de Deus, ser sinal de sua misericórdia e de sua compaixão, é o que Deus quer para cada um de nós. Porque o que Maria significa é justamente isso: Deus a cumulou de sua graça para que nós vejamos que sua vontade é infalível e realiza na história da humanidade, a salvação que consiste na comunhão com Ele e com os irmãos e irmãs. De fato, podemos aqui lembrar um ensinamento de Santo Ambrósio (340-397) que afirmava: quanto mais santa e mais cheia de graça é uma pessoa, mais aberta está para a comunidade e mais obrigada se sente frente a ela (cf. Santo Ambrósio, virg. I, 9,5).

A Solenidade de Nossa Senhora Aparecida nos faça recordar este princípio que ilumina nossa vida cristã. A Mãe de Jesus é sinal desta entrega que mostra o sentido de nossa missão, de nossa história e nos dá esperança de que Deus realizará sua palavra de salvação e de paz. Viva Nossa Senhora Aparecida!

Dom Jaime Vieira Rocha- Arcebispo Metropolitano de Natal- RN