Multirão de Confissões na Catedral de Natal

Multirão de confissão

“Reconciliai-vos com Deus”. Não coloque nada antes do amor de Cristo.

1-Peça a Deus que te a ajude a sentir-se pecador

O arrependimento é uma visita de Deus, um sinal de seu amor. Por isso, antes de aproximar-nos, é importante que oremos com um coração arrependido.

2-Examine sua consciência

Muitas vezes, o pecado se esconde no mais profundo do nosso coração, e muitas vezes, nem nós mesmos somos capazes de enxerga-lo, ou não o chamamos de “pecado”, e sim, de costume, ou coisa que “todo mundo faz”. Examine com atenção a sua consciência. Para isso, pode utilizar os mandamentos, ou as bem-aventuranças.

As perguntas que temos aqui também poderão te ajudar:

Amarás o Senhor teu Deus com todo o seu coração

• A minha fé em Deus está firme? O que me impede que Deus seja o mais importante para mim? O que faço para fortalecer a minha fé?

 

•Rezo assiduamente, pela manhã e pela noite? Participo da Eucaristia sobretudo aos domingos? Ofereço a Deus meus trabalhos e minhas preocupações? Me preocupo em estudar e me aprofundar na Palavra de Deus?

•Existem outros deuses que habitam em me coração? Que ídolos tenho construído?

Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado

•Tenho um autêntico amor ao próximo? Abuso de meus irmãos usando-os para meus fins? Trato os outros como gostaria que me tratassem?

•E no seio de minha família? Colabora para que exista a paz, o amor e as boas relações?

•Compartilho o que é meu com os demais? Que tempo, qualidades, dinheiro, ponho de fato, à disposição do próximo? Como me interesso pelas coisas das pessoas que convivem comigo, em minha casa, trabalho, cidade…? Cumpro com minhas obrigações de cidadão?

•Sou prestativo, trabalhador, cuidadoso, comprometido com o trabalho que realizo?

•Cumpro a palavra que dou? Profiro calúnias, mentiras, meias verdades ou pelo contrário, digo sempre o que é justo?

•Me sinto distante de alguém por rinchas, disputas, brigas? Machuquei alguém com piadas ou fisicamente? Sinto-me disposto a promover paz ou a propagar a violência e a vingança?

• Se existem pessoas à minha disposição, tenho me preocupado em dar o melhor de mim mesmo? Ou as tenho usado para os meus próprios propósitos?

•Roubei alguém? Procurei restituir ou reparar esse dano?comoconfessar

Sede perfeitos como vosso Pai é perfeito

•Me esforço para crescer na vida espiritual? Me esforço para dominar meus vícios e más inclinações? Tenho sido soberbo? Imponho minha vontade acima de tudo passando por cima dos demais?

• Como tenho feito uso do meu tempo, de minhas forças, dos dons que Deus meu deu? Vivo na ociosidade ou na preguiça?

•Tenho procurado colocar sempre minha sexualidade a serviço de um autêntico amor ou pelo contrário tenho usado ela só por diversão?

• Trato sempre de agir com liberdade de consciência de filhos de Deus, ou me sinto preso por algo ou por alguém?

3- Pedir perdão

Depois de haver examinado sua consciência, fique em silêncio pedindo a Deus e a sua Igreja perdão. Pode fazê-lo com suas próprias palavras ou com uma oração:

“Misericórdia Senhor, por Tua bondade, por Tua imensa compaixão apagai a minha culpa, lavai de todo os meus erros, limpai o meu pecado.
 
Pois eu reconheço minha culpa, tenho sempre a minha frente o pecado, foi contra Ti, contra Ti pequei, cometi a maldade que o entristece.
 
Te agrada um coração sincero, e o meu interior cheio de sabedoria, então, asperge-me, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco que a neve.
 
Fazei-me ouvir o gozo e a alegria, que se alegrem os ossos quebrantados. Afastai meu pecado de seus olhos, apagai em mim toda a culpa.
 
Ó Deus, criai em mim um coração puro, firmai-me com um espírito generoso, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim Teu Santo Espírito”.

4- Confissão dos pecados

Aproxime-se do sacramento com confiança. Pode começar com uma saudação normal, ou como preferir.
Depois manifeste com sinceridade as raízes de seus pecados e seu estado de separação com Deus. O sacerdote pode te dar algumas palavras de alento. Depois estabelecer uma obra de penitência. E o convidar para que se reconheça pecador. Pode rezar uma breve oração como esta: “Senhor Jesus, tende piedade de mim, que sou um pecador”.

Finalmente, o sacerdote, em nome de Deus, declarará que foi absolvido de sua culpa.