Os benefícios do tempo de espera

Está provado que melhor do que fugir da espera é render-se a essa pedagogia divina

A espera, naturalmente, faz parte da vida humana. Esperamos o tempo certo para nascer, andar, falar, sorrir. Quando adultos, a lista de esperas tende a crescer. Então, independente da idade e do tempo, querendo ou não, todos nós estamos à espera de alguma coisa. E você há de concordar comigo que esperar não é nada fácil, principalmente quando esperamos por respostas ligadas aos anseios mais profundos e às necessidades mais urgentes da nossa alma.

Os benefícios do tempo de espera
Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Leia mais:
:: Cinco motivos para rezar todos os dias
:: Como você reage diante do pecado do outro?
:: Como temos utilizado os tesouros que existem dentro de nós?
:: Seis dicas para uma mudança de vida com fé e coragem

Já está provado, porém, que melhor do que fugir da espera é render-se a essa pedagogia divina que tanto nos forma e tentar extrair o melhor que ela pode nos oferecer. E se você me perguntar o que fazer enquanto espera para aproveitar bem a vida, eu tenho uma ótima notícia: existem muitas coisas boas e cheias de significado que você pode fazer nesse tempo!

Glorioso encontro

Se a espera, por exemplo, é por um namorado, baseada na minha própria experiência, eu o aconselho a buscar, em primeiro lugar, a cura do seu coração e o autoconhecimento. Quanto mais nos conhecemos e buscamos a reconciliação com nossa história, mais livres e, portanto, mais aptos ao amor nos tornamos, favorecendo assim um “encontro glorioso”, que pode durar para sempre, trazendo paz e alegria a sua vida.

O tempo de espera é também o tempo de viver intensamente cada instante da vida como se fosse o último e o único, pois se pararmos para pensar, “o passado não volta, o futuro não o temos e o hoje não acabou”. Então, agora é o tempo de viver sendo quem você é, com a liberdade de filho amado de Deus, sem se comparar e sem fugir da sua realidade. Aliás, a comparação é um grande mal em todas as fazes da vida, e no tempo de espera ela se torna ainda pior, pois cada vez que nos comparamos, achando que para as outras pessoas as coisas dão certo e para nós não, além de nos machucarmos, permitimos que roubem algo essencial em nossa vida, que é a convicção de que somos amados por sermos nós mesmos, e não por aquilo que gostaríamos de ser ou possuir. Lembre-se: Deus o ama profundamente do jeito que você se encontra agora, não permita que a comparação roube sua alegria.

Promovendo a felicidade você será feliz

Enquanto espera, tente também ser agradável, descomplicado, alegre e disponível, tenha interesse pelas pessoas que a vida lhe permitir encontrar. Ouse sair de si mesmo e ir ao encontro de quem precisa de apoio, amor e presença. É dando amor que você aprende a amar, e é promovendo a felicidade que você será mais feliz.

Desarme seu coração de todo preconceito – isso não ajuda ninguém a crescer na vida. Por trás das aparências, sempre existem corações bondosos e dispostos a amar. Ouse ir além do que seus olhos veem e surpreenda-se com o resultado.

01.02237

Click e adquira

Leia bons livros, mantenha contato com a natureza, faça viagens, relacione-se com o mundo e, na medida do possível, faça as coisas simples e boas que você realmente gosta de fazer hoje, sem deixar para amanhã.

Por fim, procure passar pela espera com os olhos e o coração abertos, e não pare no “objeto de desejo”, como se nada mais existisse neste mundo. Nossa espera precisa ser ativa e não passiva; então, fique atento. A vida oferece novas oportunidades a cada amanhecer, e se você estiver apegado a uma única possibilidade de realização, corre o risco de não perceber a felicidade que está acenando para você aqui e agora!

Vida de oração

 

Dijanira Silva, missionária da Comunidade Canção Nova atualmente reside na missão de São Paulo. Apresentadora da Rádio CN América (SP).

Contato de email: http:// dijanira@geracaophn.com