“Quaresma é tempo de sintonia. Sintonia com Deus, conosco mesmos e por com as demais pessoas como membros da nossa família. Somos uma imensa família cristã, mas também o nosso Pai foi revelado por Jesus como irmão de toda a humanidade, afinal Ele, com o Filho e no Espírito Santo tudo criaram. Antes tudo, somos uma família humana!
Por isso não será errado afirmar que a Santíssima Trindade é uma linda e perfeita família, ainda que as comparações com a família humana peça uma prudência teológica, em respeito ao profundo Mistério do Deus Uno e Trino! Quaresma é tempo propício para nós mergulharmos no Mistério do Amor Trinitário (Relacionalidade vivenciada entre o Pai , Filho e Espírito Santo e transbordada a nós), juntamente com todos os nossos relacionamentos. Com Deus, vamos nos percebendo e nos conhecendo à luz de Cristo, Verbo Encarnado e nosso grande Irmão. Com Jesus vamos examinando a qualidade do nosso relacionamentos com os outros.
Será que tenho amado o outro como ele merece…ou ainda com a qualidade de amor que Jesus mereceu a cada um de nós? Jesus principalmente em seu Mistério Pascal (Paixão, Morte e Ressurreição) mereceu-nos, conquistou pelos seus méritos infinitos a salvação e uma vida nova para todos e para cada um! Com outras palavras, ainda que limitadíssimas: A partir de Jesus é possível refletir na terra o Amor do Céu! São João, como o teólogo do Amor escrevia à sua Comunidade e a nós: “Nisto sabemos o que é o amor: Jesus deu a vida por nós. Portanto, também nós devemos dar a vida pelos irmãos” (Jo 3, 16).
Por fim, a Quaresma é momento fecundo para nos alimentarmos pela Escuta da Palavra, os Sacramentos, em especial a Eucaristia e a Confissão, e sempre a atenção aos mais necessitados. Mas aonde fica a penitência nisto tudo? Com a graça de Deus e muito esforço ela se dará, sem grandes explicações! Santa Quaresma a todos!!!