O Pai nos escolheu e predestinou para sermos seus filhos adotivos por Jesus Cristo. O Pai queria ter muitos filhos, por isso nos predestinou quando ainda nem existíamos. É isso que nos afirma a Palavra de Deus:
“Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos abençoou com toda a bênção espiritual nos céus, em Cristo. Ele nos escolheu nele antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. Ele nos predestinou a ser para ele filhos adotivos por Jesus Cristo, assim o quis a sua benevolência para o louvor da sua glória, e da graça com que nos cumulou em seu Bem-amado” (Ef 1,3-6).
Essa é uma verdade de fé, revelada pela Escritura. Deus nos escolheu antes da fundação do mundo. Ele queria ter muitos filhos, por isso nos predestinou a sermos seus filhos adotivos em Jesus Cristo. Através de Jesus nos tornamos filhos de Deus: “Ele nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis sob Seu olhar, no amor”. Uma vez que somos filhos, somos também herdeiros. A herança de Jesus é a nossa herança. Fomos escolhidos, predestinados ainda antes da fundação do mundo, para sermos herdeiros de céus novos e uma terra nova.
Este é o nosso primeiro chamado: nossa primeira vocação:
O Senhor quer nos dar a certeza de que receberemos nossa herança, em céus novos e uma terra nova. Por isso Ele penhorou um bem maior: o Seu Espírito Santo que Ele está derramando, sem medida, sobre nós.
Cada um de nós tem um lugar único, e somos convocados a ocupar nosso lugar. Ele virá para implantar o Seu Reino e somos escolhidos para fazer parte dele. Antes da criação do mundo já fomos escolhidos, predestinados a ter o nosso lugar e sermos herdeiros do Reino, que o Senhor virá implantar. Deus nos escolheu, por isso enviou o Seu filho e salvou-nos pelo sangue que Ele derramou na cruz.
“Ele nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis sob seu olhar, no amor” (cf. Ef 1,4).
Nossa primeira vocação. Esta é a primeira vocação de todo batizado. Todas as outras vocações são formas concretas de vida a que Deus chama para que possamos realizar nossa primeira vocação: a santidade.
(Fonte: Livro Vocação: um desafio de amor – Capítulo 1 – Autor: Monsenhor Jonas Abib)