Mês de outubro, mês missionário...

Ser Missionário

É no coração da humanidade que somos chamados a viver missionariamente o nosso batismo, pois dificilmente encontraremos outro caminho para viver este sacramento, a não ser pelas estradas missionárias, que nos levam a participar de maneira profunda e explícita da natureza da Igreja. Pois a Igreja é por natureza missionária.

Desde 1926, com a instituição do Dia Mundial das Missões pelo papa Pio XI, intensificou-se em toda a Igreja o apelo de renovar e direcionar o próprio ardor e vida missionária para além das próprias fronteiras, em dimensão universal. A Igreja nesse mês faz uma grande movimentação para reacender em todos os batizados ardor missionário para que se tornem discípulos de Jesus Cristo.

Luzia Santiago, neste mês dedicado às missões, nos fala sobre a sua gratidão, pelo seu chamado: “Eu creio que todo cristão é missionário e nos cabe agradecer Àquele que nos chamou, nos escolheu e nos concedeu uma missão. A missão não se limita a um programa ou projeto. É compartilhar a experiência do acontecimento, do encontro com Cristo; testemunhá-lo e anunciá-lo de pessoa a pessoa até os confins do mundo. Todos nós somos missionários. O chamado da Canção Nova nasceu no coração do Monsenhor Jonas, que recebeu de Deus especialmente o carisma com a juventude. Deus quis se utilizar dele para atrair muitos jovens através da musicalidade. O seu amor por Cristo e o empenho com a sua palavra foi despertando nos corações o anseio de sermos discípulos e missionários. Com ele aprendemos que sem Cristo não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro; e que a missão não se dá pela força e nem pelo poder, mas pelo Espírito Santo”.

Vivemos em tempos de relativismo, de secularismo, de anti-cristianismo, de ateísmo, de ideologias centradas no homem e não em Deus. Ele escolheu muitos homens e mulheres para serem missionário, para fazer a diferença na família, no trabalho, na comunidade, na paróquia, no mundo! Somos sal e luz, o fermento na massa…

Você tem um chamado de Deus para evangelizar! Nós somos incapazes, porém quando clamamos a presença do Espírito Santo de Deus, ele nos capacita, nos guia, nos conduzindo a realizar os planos de Deus. Ele chamou homens e mulheres para evangelizar com a vida! A evangelização mais profunda é feita com a vida, com o testemunho cristão no cotidiano, com suas palavras, com suas conversas, com seu sorriso, com suas reações diante do sofrimento, diante das situações difíceis, diante de problemas, com a fidelidade a Jesus e ao evangelho.

Eu iniciei minha vida de missionária, na Paróquia que freqüento, lembro-me que na semana missionária do ano passado, como todos os anos, saímos pelo bairro, visitando casa por casa, e naquela experiência pude observar quantas pessoas, principalmente, idosos precisavam conversar, precisavam de atenção. Nós levávamos até essas pessoas a palavra de Deus, fazíamos um momento de reflexão com um texto bíblico, uma oração por ela e toda sua família e continuávamos as nossas visitas. E como aquelas pessoas precisavam ter um encontro verdadeiro com Deus, para que a conversão acontecesse na sua vida e na vida dos seus.

Então, se você puder viver essa experiência, viva! Deus faz muito naquelas pessoas, mas faz ainda mais em você. Procure saber como a sua paróquia está vivendo este mês, quando será a semana missionária da sua comunidade e participe.

Em Missão com o Revolução Jesus, gravação do programa em Nata/RN _ Maio/2009

Em Missão com o Revolução Jesus, gravação do programa em Nata/RN _ Maio/2009

Hoje, vivo a missão de uma outra forma, pois em cada momento da vida, Deus nos prepara surpresas. Como vocacionada Canção Nova, estou experimentando novas formas de viver o ser missionário, estou à serviço nas missões em que sou enviada, no meu trabalho, na produção de um programa aqui na Rádio Rural, nos encontros com a juventude, porque o ardor missionário que o Senhor inflamou em meu coração é algo que me conduz e me fortalece diariamente a realizar os planos de Deus na minha vida e assim, consequentemente, na vida das outras pessoas.

Esse é o tempo da evangelização no poder do Espírito Santo, e conduzido por ele buscar a santidade. Vamos experimentar um reavivamento, pedindo a esse Espírito Santo de Deus que reinflame em cada um de nós o ardor missionário em nosso coração. Pedindo a Ele um amor apaixonado por Jesus e pela missão que ele nos deixou, assim como fez com tantos santos e santas, homens e mulheres que ainda hoje dão a sua vida para anunciar o evangelho e proclamar as bem-aventuranças de Deus na sua vida.