O Sacramento da Crisma: Força de Deus!
Jovem Sarado: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,23)
No domingo, passado, dia 08/11, às 16h, tive a graça de Deus de participar da Crisma de Jovens e Adultos do II Zonal da nossa Arquidiocese. Nesta celebração, foram crismados 412 jovens. E a homilia do nosso Arcebispo Dom Matias, como sempre, foi a voz de Deus para aqueles jovens, que confere a efusão do Espírito Santo através da unção do óleo, recebendo, assim, o Espírito Santo de Deus, renovando as promessas feitas pelos seus pais e padrinho no batismo. E, na hora que Dom Matias nos falava, eu pensava, Senhor se esses jovens colocar em prática, viver o que nosso pastor está orientando, essa juventude vai atear fogo em Natal/RN. Porque o teu Espírito Santo, através de cada um deles, vai atingir a outros jovens e que coisa linda será, vendo a tantos se encontrar com amor verdadeiro e a conversão realmente acontecer na sua vida.
E naquele momento, como madrinha de uma jovem de apenas 16 anos, e que Deus me confiava para cuidar e orientá-la sempre em seu seguimento, via a responsabilidade e o compromisso que assumia com Ele na educação dessa jovem. Neste momento, tive uma experiência linda, de rezar pedindo e agradecendo a Deus que ele sempre me ajude nessa missão, renovei a minha fé, as promessas.
Depois de um final de semana todo que tive a oportunidade de beber dessa água viva que é o Espírito Santo, garanto a você, hoje eu sou realmente feliz, pois encontrei o tesouro que estava dentro de mim, e que eu escondia, pois exatamente há 10 anos atrás, em uma celebração como esta, recebia de Deus o presente: efusão do Espírito Santo e além de filha de Deus, me tornava também missionária, só que o meu coração não era inteiro dele. Abra-se para que o Espírito Santo reconstrua você, como ele vem me reconstruindo dia-a-dia, torne-se um homem e/ou uma mulher nova, para que você, também, forme homens/mulheres novos para um mundo novo.
Mas afinal, você sabe o que é o Sacramento da Confirmação ou Crisma? Compreende sua importância?
A Crisma é a força de Deus. Nós só conseguimos viver porque Deus nos dá essa força. Essa força de Deus é o Espírito Santo agindo em nós. Na Igreja, a experiência de nossa vida é celebrada no sacramento da Crisma. A Crisma é o sacramento do cristão que está amadurecendo na fé.
Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos “sacramentos da iniciação cristã” cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, é preciso explicar aos fiéis que a recepção deste sacramento é necessária à consumação da graça batismal. Com efeito, pelo sacramento da Confirmação “os fiéis” são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo, e assim mais estritamente obrigados à fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras.
Durante a primeira vinda de Cristo sobre a Terra, Ele prometeu aos seus apóstolos o Paráclito (advogado, defensor). Jesus também promete o Espírito Santo para nós, e nos é concedido através do Sacramento da Confirmação. A Crisma também é chamado Sacramento da Confirmação, pois através dele confirmamos o nosso Batismo que recebemos na maioria das vezes quando criança.
Confirmar o Batismo é muito importante, pois quando criança não temos a consciência do Sacramento, mais sim os nossos parentes mais próximos que resolveram levá-lo até a pia batismal. Já na Crisma, não são os seus parentes que escolhem se queres ou não receber o Crisma, mas sim você mesmo.
No sacramento da Crisma recebemos os dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Piedade, Ciência e Temor de Deus. Eles são dons que nos aproximam de nossa vocação: a Santidade.
Quando recebemos o Espírito Santo e nos abrimos inteiramente à graça sacramental não agimos em nós, mas sim o próprio Deus nos usa de instrumento e agi em nós. Por isso podemos considerar o crismando uma pessoa com grandes responsabilidades. Veja: No Batismo recebemos o Espírito Santo e nos transformamos de criaturas de Deus para Filhos de Deus. Já na Crisma dizemos com consciência: Quero ser Filho de Deus e assumir a minha missão de evangelizar.
O mesmo Deus que os apóstolos receberam no dia de Pentecostes é o mesmo que recebemos no Sacramento da Crisma, por isso a mesma autoridade que eles tinham ao anunciar a Palavra de Deus é a mesma que possuímos. O dia em que nos crismamos é sem dúvida o dia de nosso Pentecostes. Onde o Espírito Santo nos é enviado para transformar e santificar.
As transformações do Espírito Santo são nitidamente vistas na Bíblia. Observe: Vamos dar o exemplo do apóstolo Pedro. Antes do dia de Pentecostes era um pescador de pouca instrução, medroso, incrédulo e infiel. Quando se passou o dia de Pentecostes, melhor dizendo, logo ao sair do cenáculo onde o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e Maria, ele realizou um discurso que prova o poder do Espírito Santo (At 2, 14-41). Podemos até duvidar se realmente era o mesmo Pedro pescador e incrédulo.
Foi a partir daí que a Igreja se firmou, ou seja, foi através do Papa São Pedro que a Igreja de Jesus Cristo surgiu. Vejamos: se somos também Igreja, é através do Sacramento da Crisma que firmamos em nós o “tijolo” eclesial que somos.
(Fonte: “http://wiki.cancaonova.com/index.php/Confirma%C3%A7%C3%A3o“)
Se você jovem ou adulto, não é crismado ainda, procure a sua Paróquia e em 2010, dê esse passo na sua caminhada. Não perca mais tempo! Todos os cristãos precisam ser crismados para atear o fogo do Espírito Santo no Mundo.