"Ser santo sem deixar de ser jovem!" - Afetividade e Sexualidade

Ser santo sem deixar de ser jovem!

Amados,
A Paz de Jesus e o Amor de Maria!
A partir de hoje estaremos juntinhos aqui no natal.cancaonova.com partilhando sobre afetividade e sexualidade.

Conto com vocês para me ajudarem neste desafio que o Senhor me confiou. Combinados?

Escolhi, para darmos continuidade ao que o meu querido irmão Heitor já vinha postando com muita competência e discernimento, um texto que tem muito a ver com o tempo litúrgico que estamos vivendo: a Páscoa! Um tempo de conversão, de buscar e de viver a santidade.

De forma especial, não poderia deixar de ser contagiada pelo I Congresso para a Juventude Jovens Sarados… Quantas bênçãos derramadas em nossa linda juventude potiguar.

Foi fera, concordam?

Vamos conferir agora um pedaço do texto de uma jovem do Revolução Jesus que nos traz esta reflexão: podemos ser sim, jovens e sermos de Deus!

AMAR É MUITO MAIS DO QUE O MUNDO TEM NOS ENSINADO

Deus nos criou para sermos inteiramente homens ou mulheres, cada qual com suas características próprias e potencialidades. Por isso, trazemos a necessidade do amor puro para o amadurecimento e o equilíbrio afetivo.

No plano de Deus, é certo que o homem que fecunda a mulher e é capaz de extrair o que ela tem de melhor no seu ser, colabora para o seu crescimento e amadurecimento afetivo. Da mesma maneira, a mulher, na sua essência feminina, pode potencializar o homem, para exercer seu papel de modo completo.

Infelizmente, hoje em dia existem inúmeros distúrbios na relação entre homem e mulher, e não poucos no primeiro encontro já trocam carícias, sem mesmo saber o nome um do outro. Assim, vamos nos perdendo em nós mesmos, e já nem sabemos quem somos, nos vemos apenas levados pelos nosso impulsos carnais, pelos prazeres, e ficamos mais vazios e perdidos.

Podemos afirmar com segurança que amar é muito mais do que o mundo tem nos ensinado, é manter uma continua conquista, entrar na verdade do outro e extrair o que temos de melhor. A pessoa consciente e madura é capaz de, antes de ser amada amar quem se aproxima, numa contínua busca pelo conhecimento do outro. O amor maduro exige domínio próprio. O homem sadio é o que sabe dominar suas paixões, equilibrar seus sentimentos e sua razão. Só esse vive em paz e experimenta a verdadeira liberdade.

Então, o que fazer? Só há uma alternativa: nos lançar em Deus para que Ele, como um bom Pai nos cure com o seu amor, nos devolva a dignidade de filhos e restitua a nossa origem. Então, seremos amados capazes de amar.

É preciso que sejamos desintoxicados das seduções e prazeres, para que o Senhor purifique nossa mentalidade. Por isso, lancemos o nosso olhar em Jesus na Eucaristia e permitamos que Ele nos transforme, “você não foi criado para amoricos, mas para amores fortes, precisamos educar o nosso coração para a fidelidade, amores maduros são sempre amores fiéis.” (CIFUNTES, 2003).

Fonte: Leticia Cavalli Comunidade Canção Nova

Revista Canção Nova – Edição Março 2010.


Canção Nova, 10 anos em Natal – Um tempo de Graça!

Siga-nos no Twitter e ouça a Rádio Rural On-Line!