Pecados Capitais - Inveja

Dando continuidade aos escritos sobre os pecados capitais, hoje veremos sobre a inveja, sua origem, sua natureza, as malícias advindas deste pecado e qual o remédio para vencermos, este artigo é todo ele baseado no livro Ascetica e Mistica de Adolphe Tanquerey.

Pois bem a Inveja segundo Adolphe Tanquerey (845) é ao mesmo tempo paixão e vicio capital. Como paixão é uma espécie de tristeza profunda que se experimenta na sensibilidade á vista do bem que se observa nos outros. Como vício capital veremos sua natureza.

Natureza (846):
“A Inveja é uma tendencia a entristecer-se do bem de outrem, como se fosse um golpe vibrado à nossa superioridade”.  Aqui meus irmãos, precisamos está muito atento e sermos verdadeiros conosco mesmo, para sabermos se estamos invejando o outro, basta ficarmos atentos aos sentimentos que brota no nosso coração quando vemos alguém próximo a nós ou não tendo exito, pois bem aí iluminado pela ação do Espirito Santo saberemos se estamos cometendo este pecado e caso estejamos, podemos nos confessar e tratar, pois isto gera em nossa alma, um desespero mas o Senhor nos quer homens e mulheres de Esperança de Alegria e não de tristeza e desespero. Este pecado é mortal, pois ele é oposto a virtude da Caridade, que exige de nós alegria com o bem do outro.

Foto by Racool_studio

Malícia:
Para sabermos quais são as Malícias que este pecado provoca em nós: ele nos excita a sentimentos de ódio, e aí falamos mal das pessoas, caluniamos, outra malícia ele semeia divisões em nosso meio, ele os impele a conquistas imoderadas das riquezas e das honras, aqui entra o consumismo, pois queremos comprar e mostrar para o outro que estamos bem, porém não conseguimos honrar com as dívidas feitas, o invejoso tem sua alma perturbada, não tem paz no coração, estas pessoas vivem em angustias constantes.

Remédios:
Para o Autor (850): Os Remédios são Negativos e Positivos:
Os Negativos: Consiste em desprezar os primeiros sentimento de inveja que se levanta no coração, e esmagar descartar este sentimentos, como esmagamos uma cobra venenosa, elevar o pensamento para outra coisa e assim que nosso coração se acalmar refletir que a qualidade do próximo não me diminui, mas é um incentivo para eu poder imita-lo.
Os Positivos: Primeiro me unir ao corpo místico de Cristo, onde somos todos irmãos, e as virtudes e triunfos de um deste membros, exalta todo o corpo que tem Jesus por cabeça, depois nos leva a querer imitar o nosso irmão, as virtudes do nosso irmão, não para ser melhor que ele, mas para glorificar a Cristo que habita em nós.

Veja meu irmão, como é triste este pecado, mas como podemos vencer e transcendendo este pecado da inveja, cultivarmos as virtudes que o irmão possue, que o bom Deus, por meio do Espirito Santo, nos conceda a graça de sermos homens e mulheres virtuosos e por sua graça ser canal na vida do nosso irmão.

Uanderson Viana
Missionário da Comunidade Canção Nova.

 

Leia também: Pecado Capitais – Orgulho


Missão da Canção Nova em Paulínia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários