Sacramento

A confissão é a festa do perdão

Confissão não é obrigação moral, não é preceito humano, mas sacramento de cura e salvação

Sim, é isso mesmo: festa!

Como pode um homem, uma mulher, um jovem, um adolescente, não se alegrar após uma confissão e não festejar o ato de libertar-se dos pecados cometidos e confessados?

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Quando vamos à confissão, carregamos um fardo de sofrimentos, consequência dos pecados cometidos. O Catecismo nos ensina sobre esse sacramento de cura (CIC 1421), e São João Maria Vianney, o santo Cura D’ars, ainda nos ensina: “Se perecemos, é porque não nos valemos dos meios que Deus nos envia para combater”.

A confissão é um desses meios maravilhosos! E como estamos na Quaresma, essa partilha tem a finalidade de motivar você para a confissão da sua vida. Simmmm, porque nenhum de nós sabe quando o Senhor nos chamará; e que alegria estarmos prontos, reconciliados com os irmãos e com o céu, para que o Senhor nos encontre preparados para a vida eterna!

Quando temos uma festa para ir, preparamo-nos antes para o evento. A Quaresma é esse tempo propício para a primeira festa, que é a confissão, e a festa maior, que é a Páscoa.

:: Dicas para uma boa confissão

:: Retiro da Boa Morte: A preparação para vida nova

E como viver essa preparação?

Podemos nos preparar lendo a Palavra de Deus e revendo a vida, observando onde é preciso melhorar: o que é preciso eliminar da nossa vida no sentido espiritual, ou seja, que nos afasta de Deus e do próximo; e no sentido material: o que hoje não usamos, o que temos demais, o que já está guardado há um tempo, e o que, materialmente, não temos partilhado com os necessitados.

Colher de uma oração, de um texto recebido ou lido nas mídias sociais católicas, de um conselho ou correção fraterna, a indicação do que não está de acordo com uma vida em Cristo, são os meios de o Espírito Santo ir nos educando para uma caminhada de santidade.

A nossa parte é anotar esses toques delicados e suaves do Espírito, para jogar fora, através da confissão, o que nos adoece a alma, prejudica o próximo e coloca em risco a vida eterna.

Então, nesta Quaresma, fiquemos ligados nas dicas do Espírito Santo, para que possamos ir à confissão com o desejo de celebração da misericórdia de Deus ao perdoar os pecados. Confissão não é obrigação moral, não é preceito humano, mas sacramento de cura e salvação, gratuita e disponível!

Convido você a rezar agora: “Jesus, eu Te louvo por proporcionar o convite à festa do perdão, e eu peço ao Espírito Santo que me ajude na consciência dos meus pecados, para poder fazer uma confissão sincera, que cure a minha alma e me leve a agradar a Deus e amar mais o meu próximo. Amém”.

Marlei Piva
Comunidade Canção Nova

___

🙏 Grupo de Oração: Toda terça-feira, das 19h00 as 21h00.

🔴Inscreva-se em nosso canal e ative o sininho 🔔 http://bit.ly/youtubepln

🌐 Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/cancaonovapaulinia


Missão da Canção Nova em Paulínia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários