Nossa história

Canção Nova – A Casa de Maria

Conhecida por “Casa de Maria”, a frente de missão na cidade de Queluz (SP) está intimamente ligada ao início da Comunidade Canção Nova. Ou melhor, foi nela que a comunidade nasceu, após o apelo do seu fundador, Monsenhor Jonas Abib, na Festa litúrgica de Cristo Rei, em 1977. Ele lançou um desafio aos jovens que já participavam da Igreja e estavam engajados nos encontros chamados de Maranathá para que se dedicassem por um ano ao convívio em comunidade. Foi então que, no dia 2 de fevereiro de 1978, iniciou-se a Comunidade Canção Nova nesta cidade.

A casa foi erguida após a necessidade de um local mais adequado para os encontros até então realizados na cidade de Areias (SP), pelo Monsenhor Jonas com os jovens. O terreno foi doado em 1976 e, em seis meses, a casa foi construída, com a participação e orientação do sacerdote e dos co-fundadores Wellington Silva Jardim e Luzia Santiago.

Os maiores desafios neste tempo inicial foram justamente a edificação da casa. Tempo este que representou a total confiança daqueles precursores à ação da Divina Providência. Toda construção foi feita a partir de doações e, apesar de em alguns momentos faltar o dinheiro necessário, havia confiança no coração do padre Jonas, como declarou aos seus companheiros na época: “Não vamos parar! Se pararmos esta construção nunca vai em frente. Mesmo sem dinheiro, vamos continuar. Vamos fazer campanhas”.

Já reunidos em comunidade, Monsenhor Jonas e os demais membros promoviam os encontros de evangelização na casa. Após dois anos, receberam de doação um duplicador de fitas cassetes e, em seguida, um gravador de rolo profissional, com os quais duplicavam as palestras dos encontros e gravavam programas de rádio. Eram os primeiros sinais do que viria a ser o Sistema Canção Nova de Comunicação.

Atualmente, a casa é local de formação do Discipulado, segunda etapa da formação inicial de novos membros, e onde acontecem encontros e retiros voltados para os missionários e colaboradores da comunidade. Residem no lugar os missionários, entre eles, aqueles que estão na fase de Discipulado. A missão conta ainda com colaboradores e voluntários.

Com o crescimento das atividades e, principalmente pela intervenção de Deus, a sede da comunidade foi transferida para a cidade de Cachoeira Paulista (SP). Contudo, a casa de Queluz é o marco inicial e, por isso, também é denominada internamente “Santuário do Carisma”. Ela contribui para a missão da comunidade por ser uma casa de intercessão e onde está, em “concentração”, as bases do carisma Canção Nova. Além disso, contribui com a Igreja local a partir de trabalhos pastorais e oratórios realizados pelos seus membros.

 Veja as fotos da Casa de Maria