Passos para a cura do temperamento

Primeiro passo: Estudar todos os temperamentos (links abaixo), e ver em qual deles nos encaixamos, ou seja, nunca poderemos vencer o efeito sem combater a causa. Precisamos diagnosticar o nosso temperamento, listando as partes negativas para anularmos as fraquezas e problemas causados. Busque alguém de confiança para lhe acompanhar e rezar por você. Se conseguir um sacerdote para uma direção espiritual, melhor ainda.

Segundo passo: Orar e vigiar. Você deve orar não apenas apresentando suas fraquezas a Deus, mas se confessar e se apropriar das promessas de Deus com relação ao seu problema.  A vigilância é fator preponderante na batalha do equilíbrio do nosso temperamento. Na verdade oração sem vigilância é o mesmo que um prédio sem alicerces. Você poderá construir uma “muralha de orações”, mas se não vigiar tudo acabará em nada. Também aqui, é importante que alguém de sua confiança seja um canal de Deus para você, lhe ajudando na vida de oração.

Terceiro passo: Encher-se do Espírito Santo. A Palavra de Deus diz: “enchei-vos do Espírito Santo”. (Ef.5,18) Este preenchimento contínuo resultará no “andar no Espírito”, e por fim a vitória sobre nosso temperamento.

Quarto passo: Meditar e estudar a Palavra de Deus. O caminho para o sucesso na vida do líder cristão, como foi para Josué, é: “não se aparte da tua boca, o livro desta lei, antes medita nele dia e noite… porque farás prosperar o teu caminho, e então prudentemente te conduzirás”. (Js. 1, 8) Quando meditamos na palavra de Deus, somos conduzidos por ela, e não pelo nosso temperamento desajustado. Indico o livro do Padre Jonas “A Bíblia no meu dia a dia”.

Quinto passo: Praticar a palavra. Após ter absorvido a palavra através da meditação, procurar aplicar os versículos ou capítulos que leu, na prática. Imponha a si mesmo um desafio a cada dia. Por exemplo: se hoje a Palavra falou de perdão, vá ao encontro de alguém com quem precise perdoar e faça a sua parte. Na verdade é “treinar” dia a dia a vivência da Palavra.

Edson Oliveira
Comunidade Canção Nova

Acesse o podcast: http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=1941

Leia mais sobre os temperamentos:

.: O que é Temperamento 

.: Sanguineo

.: Colérico

.: Fleumático

.: Melancólico