Começamos a nossa experiência em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor, enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da Terra. Oremos: Óh Deus que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e gozemos de Sua consolação, por Cristo Senhor nosso. Amém.
Pedimos Senhor, que esta Palavra se torne viva e eficaz na nossa vida, e não volte para o Senhor, sem produzir em nós o efeito esperado.
Palavra: 1 Tessalonicenses 4, 3
“A vontade de Deus é que sejais santos e que vos afasteis da imoralidade sexual”.
Existe uma vontade de Deus para a nossa vida, e é um desígnio comum a todos os homens e mulheres: a santidade. Esta santidade é exatamente a fidelidade à Palavra de Deus, aos mandamentos, às leis de Deus, ou seja, ser original, autentico, sendo um Cristão de verdade. Isto me leva a viver o amor a Deus e ao próximo com muita intensidade, saber partilhar, não ceder ao individualismo e ao egoísmo que são sequelas do pecado original em nós. É viver o Evangelho, e fazer dele a regra da nossa vida. Dom Bosco dizia que a santidade é fazer bem todas as coisas. O Beato João Paulo II dizia que santo não é aquele que nunca cai, mas sim aquele que caindo, tem a coragem de se levantar. Ser santo é ser seguidor de Jesus Cristo.
Temos que ter a coragem de levantar todas as vezes que escorregarmos e cairmos, porém, precisamos lutar com a força do Espírito Santo para vencer o pecado e não ficar caindo seguidamente. A santidade é um ato de amor a Deus, uma resposta do amor que Ele tem por nós, por isso, eu não frequento lugares que podem me fazer cair por amor a Jesus, eu não escuto músicas sensuais e contrárias aos princípios cristãos por amor ao Senhor; por amor a Jesus eu digo não ao pecado e a tudo aquilo que me possibilite pecar. São Paulo diz aos Tessalonicenses que se afastassem da imoralidade sexual, que estava em alta quando ele escreveu esta carta. Claro, é uma tendência que trazemos em nós, a concupiscência da carne, porém, temos que buscar no Espírito Santo a purificação e o auto domínio, a força necessária para resistirmos às tentações da carne. E como viver o Cristianismo, a santidade, neste tempo tão confuso nesta área da sexualidade? Vivemos num mundo hedonista, que cultua o prazer, e como em Tessalônica existia muita imoralidade, no século XXI, as coisas se multiplicaram e pioraram ainda mais, por causa da mídia e da internet, da globalização da prostituição, da pornografia, da imoralidade.
Por isso, precisamos estar muito atentos ao que assistimos na TV, ou acessamos na Internet, às músicas que ouvimos e que estão cheias de sensualidade e conteúdo de sentido duplo, não nos esqueçamos também, dos jornais, revistas, outdoors, pois tudo está muito sexualizado e provocante. Espero que você que está rezando conosco, já tenha se libertado das novelas e das minisséries brasileira, se não se libertou ainda, digo a você, cuidado com o conteúdo e a tendência das mesmas, pois querem mudar a nossa mentalidade em relação à família, ao aborto, à realidade do casamento de pessoas do mesmo sexo, e de tantas coisas mais. Talvez você esteja dizendo ou pensando, mais padre, eu sou maduro e suficiente para assistir, não vai mudar a minha mentalidade. Desculpe-me, “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, e isto se torna muito mais sério quando entramos no campo espiritual, ou seja, naquilo que chamamos de contaminação espiritual. Tenha coragem de romper definitivamente com aquilo que não vem do céu e não tem aprovação da Palavra e da Doutrina da Igreja, seja radical.
Não podemos abrir mão dos valores cristãos, da moral, do projeto de santidade para fazer a política da boa vizinhança, para agradar o mundo e as pessoas comprometidas com este mundo. Tenhamos cuidado com a impureza que entra pelos olhos e pelos ouvidos, e que o Espírito Santo nos ajude a ser radicais e decididos por viver a santidade e a pureza. Caminhemos na graça de Deus, nos abramos ao Espírito Santo para que faça em nós obra nova e controle as nossas tendências pecaminosas. Que o nosso sim seja sim e o nosso não seja não. São João da Cruz dizia que vivemos uma grande batalha espiritual: Contra o mundo, contra o diabo e contra a nossa carne. O mundo agente consegue com esforço e a graça de Deus vencê-lo, o diabo é sombrio e sabe esperar espreitando-nos, mais no poder de Deus conseguimos vencê-lo, porém, o mais difícil é a nossa carne, vigilância, decisão e oração não fazem mal a ninguém, pelo contrário, nos coloca no caminho da vitória. Tenhamos a coragem de não dar nenhuma oportunidade para o pecado na nossa vida, esse é o caminho que precisamos seguir. “Ou santos ou nada”.
cadastre-se grátis e receba todas as novidades do blog por e-mail
Mortificação: Pedir durante este dia o fruto do auto domínio e da pureza. Consagrando a sua sexualidade e afetividade ao Espírito Santo.
Oração e clamor: Senhor, acolho para a minha vida o grande chamamento que fizestes através de Paulo aos Tessalonicenses, para que fossem santos. Este chamado se torna atual e sempre será atual. A marca dos Teus discípulos é esta, a santidade, e o mundo espera ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus, e uma manifestação de santidade, de pessoas diferentes e que fazem a diferença. Eu quero trazer sobre mim este sinal e quero ser sinal para o mundo, para aqueles que convivem comigo, quero ser sinal na Igreja, quero ser santo. E sei que isto não se dá por esforço humano, mais por pura manifestação da Tua graça, por força do Teu Espírito Santo agindo na minha vida. Estou aberto para que me santifiques.
Revela-me as áreas da minha vida que ainda estão sendo dominadas pelo pecado, e se existe algum vício, liberta-me, Senhor, pelo poder e pela força do Teu Espírito Santo. Tenho plena consciência de que uma das áreas que o inimigo mais tem investido e atacado no tempo atual é a sexualidade, desde as criancinhas, os adolescente, os jovens, os adultos e até mesmo os idosos, são provocados pela TV, pelas músicas, pela internet, outdoors, revistas, para que percam a pureza, e isso é explícito, Senhor. Há um ataque direto contra a pureza, contra a castidade, a fidelidade no matrimônio, e somente pela Tua graça conseguirei resistir. Não permita que eu ceda, quero viver uma castidade radical, desejo do fundo do coração viver a pureza e a santidade. Dom Bosco dizia que santidade é pureza e pureza é santidade.
Que o Teu Espírito Santo me fortaleça cada dia mais para que eu consiga dizer não à tentação, eu renuncio a toda tendência que trago em relação à imoralidade sexual, por isto, peço-Te, lava com as águas purificadoras do Teu Espírito Santo a minha mente, a minha fantasia, os meus desejos, os meus sentimentos, que tudo seja purificado pelo Teu Santo Espírito. Eu quero viver a pureza, eu quero viver a santidade, mas sou muito fraco e preciso da Tua fortaleza. Quero viver em santidade, quero corresponder com o seu desígnio de santidade, quero ser fiel até o fim. Que a Virgem Maria, a toda pura, seja para mim modelo de santidade e de pureza e me ajude nesta grande luta. Vem Espírito Santo, vem e inunda meu ser, e faz a obra de purificação que tanto preciso. Amém. Aleluia!
(Deixe agora livremente o Espírito Santo leva-lo a experiência de um grande clamor e de toda a revelação que Ele tem para a sua vida).