Direcionamento 38 – Ele vê além, age “fora da curva”.
O Espírito operou maravilhosos feitos na vida dos patriarcas, na vida dos Reis antigos, na vida dos profetas, na vida dos Apóstolos e tem operado na sua também.
O Espírito não se detém nas misérias humanas, Ele sempre contradiz o prognóstico natural. Ele vê além, age “fora da curva”, pois é um Deus que surpreende.
Na ocasião da vinda do Papa Francisco à Jornada Mundial da Juventude no Brasil em 2013, sua celebração eucarística realizada na Basílica de Aparecida destacou-se no meu coração por três pontos abordados em sua mensagem naquela ocasião.
Pedia o Santo Padre:
- Caminhem na alegria;
- Vivam na esperança;
- Deixem-se surpreender por Deus.
Observando atentamente esse tripé proposto ao mundo a partir de Aparecida, e levando em consideração que se completou já o quarto ano dessa profética jornada, a que grau se encontra sua vida nessa tríplice diretriz?
É perceptível a você e aos que rodeiam sua evolução em cada um desses tópicos?
Qual o seu nível de comprometimento com eles?
Em quais deles ainda é moroso o resultado?
Ficam tais orientações “arquivadas” numa pasta interior, que nem você mesmo se lembra mais onde deixou?
Ficaram elas no sonoro aplauso descompromissado daquela manhã chuvosa de domingo?
O que é entregue à Igreja por meio da Tradição e do Sagrado Magistério precisa ser acolhido, precisa frutificar.
Essa regrinha de ouro é a forma concreta do cumprimento de uma profecia entregue a Zacarias: “Agora vou salvar-vos e vós sereis uma bênção!” (Zc 8, 13).
“Sereis uma bênção” – assumir essa sentença divina implica assumir o percurso do caminho proposto pelo Papa Francisco a Jornada Mundial da Juventude. E tudo, absolutamente tudo que o Santo Espírito propõe é para trazer salvação.
Você tem consciência de que se trata de uma bênção? Assumir nossa originalidade é também assumir a via do Avivamento.
Lectio Divina: Mateus 11, 2-6
Na prisão, João ouviu falar da atividade de Jesus e lhe enviou esta mensagem por meio de seus discípulos: “És tu aquele que devia vir, ou devemos esperar outro?”. Jesus respondeu: “Ide informar a João sobre o que ouvis e vedes: cegos recobram a visão, coxos caminham, leprosos são purificados, surdos ouvem, mortos ressuscitam, pobres recebem a boa notícia e feliz aquele que não tropeça por minha causa”.
Veja também:
Devocionário Profecia do Avivamento