No dia do juízo, de que lado estaremos?

Na segunda vinda de Jesus Cristo, no dia do juízo final, ou estaremos do lado dos justos ou dos injustos.

De que lado estaremos quando Jesus voltar, no dia do juízo final?Na Palavra de Deus, o Senhor nos chama estar do lado da justiça, da santidade. Desde o Antigo Testamento, Deus quis o gênero humano vivendo a santidade. Por isso, o Senhor disse para Moisés dizer ao Seu Povo, que somos nós: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lv 19, 2b). A princípio, ser santo é não fazer o mal, não desobedecer a Lei, não prejudicar o próximo, conforme nos diz a Sagrada Escritura: “Não furteis, não digais mentiras, nem vos enganeis uns aos outros…” (Lv 19, 11-14). Porém, a santidade não consiste somente em deixar de fazer o mal. Viver a santidade também exige que façamos o bem ao nosso próximo: “ Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19, 18b).

Jesus Cristo deixa isso claro na Palavra de Deus, quando fala do dia do juízo final, da Sua segunda vinda. Neste dia, Jesus chamará aqueles que foram fiéis ao mandamento do amor: “Vinde benditos de meu Pai!” (Mt 25, 34b). A estes, o Senhor dirá: “Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar” (Mt 25, 34b-36).

Neste dia terrível, Jesus deixa claro que haverá os justos, que estarão à Sua direita. Então, estes perguntarão: “Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? com sede e te demos de beber?…” (Mt 25, 37-39). E Cristo responderá aos justos: “Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” (Mt 25, 40).

No dia do juízo, também haverá os injustos, que serão condenados: “Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar” (Mt 25, 41-43). Como os justos, estes também perguntarão: “Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?” (Mt, 25, 44). Então, o Senhor lhes responderá: “Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!” (Mt 25, 45).

Assim, não resta dúvida que no dia do juízo só haverá duas alternativas. Podemos fazer parte dos justos, que herdarão o Reino dos Céus, ou estaremos no grupo dos injustos. Estes últimos talvez não transgrediram a Lei dada a Moisés, mas não foram obedientes ao mandamento do amor (cf. Lv 19, 18b). Por isso, se queremos nos salvar, precisamos ser santos e isso comporta não somente deixar de fazer o mal, mas também exige que amemos, que façamos o bem a nossos irmãos. Para sermos fiéis até o fim, peçamos o auxílio da Virgem Maria, que foi a escola de santidade de muitos homens e mulheres de Deus na história da Igreja. Consagremo-nos a ela, para que sejamos fiéis ao seu Filho Jesus Cristo e alcancemos a Salvação, a vida eterna.

Comments

comments