Saiba como fazer a consagração a Virgem Maria conforme o Tratado da Verdadeira Devoção

Como fazer a consagração a Virgem Maria?Para fazer a consagração a Maria segundo a “Tratado da Verdadeira devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort, a primeira coisa a fazer é conhecer esse precioso livro, que é um método de consagração. O Santo escreveu este livro no final de sua vida. Neste livro, ele nos dá a conhecer a reflexão e a experiência que desenvolveu em seu apostolado de propagar esta devoção, levando muitos muitos a se consagrarem a Nossa Senhora.

Tendo em vista a riqueza que é este pequeno livro, não podemos deixar de recomendar insistentemente que se leia o Tratado antes de começar a preparação para a consagração. Esta leitura é necessária para conhecer esta devoção, que é a consagração total a Virgem Maria. O Tratado nos ajuda a conhecer a nós mesmos, nossas misérias e fraquezas, e nos faz tomar consciência da necessidade do auxílio de Nossa Senhora. O livro também nos ajuda a conhecer a Virgem Maria, a quem nos consagraremos, e a Jesus Cristo, que é o fim último da consagração.

Depois da leitura do Tratado, escolhe-se uma data para fazer a consagração. Não há nenhuma indicação no Tratado, mas costuma-se fazer a consagração em um dia mariano. Outra indicação que podemos dar é fazer a consagração no dia de São Luís Maria, que é 28 de Abril, ou no dia da Imaculada Conceição de Maria, dia 8 de Dezembro, pois quem se consagrar neste dia ou renovar a consagração ganha indulgência plenária (desde que a pessoa tenha se confessado recentemente e reze um Pai-nosso, uma Ave-Maria, e um Glória, pelas intenções do Papa. A data não pode ser muito próxima, pois antes de fazer a consagração é preciso fazer uma preparação de trinta dias.

Esta preparação pode ser feita somente recitando as orações indicadas no Tratado (cf. TVD 227-230). Porém, recomenda-se também o uso de livros próprios para a preparação (exercícios espirituais para a consagração), e se faça as reflexões propostas para cada dia antes de fazer as orações. Outra coisa que ajuda é fazer a preparação para a consagração em grupo, pois, apesar da consagração ser pessoal, ela tem um caráter comunitário. Nesta preparação em grupo, pessoas que já fizeram a consagração e se disponham a ajudar são bem-vindas para orientar quem se prepara. Próximo do final da preparação, recomenda-se fazer uma boa confissão.

Após a preparação, no dia da consagração deve-se participar da Eucaristia e depois da comunhão se faz a consagração conforme a fórmula prevista no Tratado (cf. TVD 231). Caso não seja possível a participação da Santa Missa, pode-se fazer a consagração diante de uma imagem de Nossa Senhora. A fórmula da consagração deve ser escrita antes, de preferência de próprio punho. Depois da consagração, quem se consagrou assina a folha com a fórmula e, se houver um Sacerdote ou outra pessoa que possa ser testemunha, ele também deve assinar. São Luís Maria recomenda que a consagração seja renovada todo ano, na mesma data que foi feita pela primeira vez, com as mesmas orações preparatórias (cf. TVD 233).

Certamente, esta devoção a Nossa Senhora, ensinada por São Luís Maria, será de grande auxílio na nossa busca pela fidelidade à Igreja e aos mandamentos de Deus. Dessa forma, pelas mãos da Virgem Maria, nos aproximamos cada vez mais de Nosso Senhor Jesus Cristo e do Seu Reino.


Natalino Ueda é brasileiro, católico, formado em Filosofia e Teologia. Na consagração a Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, explicado no seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, descobriu o caminho fácil, rápido, perfeito e seguro para chegar a Jesus Cristo. Desde então, ensina e escreve sobre esta devoção, o caminho “a Jesus por Maria”, que é hoje o seu maior apostolado.

275 Comentários

  1. Fabina B.Signorini

    Eu quero comprar o livro,onde encontro?

  2. Eu quero me consagrar..

  3. Cleuza Raspante Teixeira

    Quero fazer a consagração a Nossa Senhora, mas antes preciso conseguir o livro: Tratado da verdadeira devoção a
    Santíssima Virgem.Quero me preparar bem para fazer esta consagração. Amo nossa Senhora e assim que estiver preparada farei a consagração. Cleuza – Ipatinga MG

  4. lucineia de fatima ferreira

    EU QUERO ME CONSAGRAR

  5. eu quero me consagrar a virgem maria .

  6. isabelmaria nunes ramos correia

    Desejo do fundo do meu coração consagrar-me a Nossa Senhora no dia 13 de Outubro de 2012.
    Peço ajuda
    Bem hajam

  7. Gostaria de me consagrar a Nossa Senhora, porém, estou na minha segunda união. Eu e meu marido rezamos o terço juntos, participamos da missa. Nesta situação também posso me consagrar?

  8. Eu quero me consagrar a MARIA e gostaria de saber se posso consagrar minha familia tambem?

    • Ir. Maria Madalena da Sagrada Face do Crucificado

      Se eles fizerem toda a preparação podem se consagrar sim, caso contrário você apenas será consagrada!

  9. maria aparecida pereira de almeida

    Desejo ardentemente me consagrar a virgem Maria, vou adquirir o livro, para bem preparar, vou me consagrar a Imaculada Conceição de Maria dia 8 de Dezembro, minha tia era devota, e vou fazer o mesmo, pois amo demais Nossa Senhora, e quero me entregar totalmente nessa consagração. Amém.

  10. desejo profundamente me consagrar a Nossa Senhora

  11. Quero me consagra no dia de Nossa Senhora 08\12

  12. Maria Isabel Thomé

    Quero me consagrar.

  13. sandra auxiliadora da silva

    posso me consagrar na minha paróquia?
    como faço,é so falar com o pároco?

    • irmã,pode sim procure seu paroco,e converse com ele.
      para fazer a consagração a jesus por meio da santissima virgem,compre o tratado,leia, e faça os exercicos.
      no dia da consagração e necessario um padre para assinar a consagração.
      fique com deus e com a virgem

  14. Catarina Freitas

    Vivo em Portugal e gostaria de saber como posso adquirir o livro da Consagração a Nossa Senhora!
    Obrigada!

  15. Margarida Teixeira Cardoso

    Quero saber onde comprar o livro para a preparação a consagração.Agradeço a ajuda pois

    quero muito fazer a consagração.

  16. Boa tarde
    Ótima postagem! Esse ano me consagro a Nossa Senhora pelo Tratado de Montfort, no final do ano então desde o começo do ano tenho feito formações preparatórias para me consagrar, porem, nossa Mãezinha já tem me concedido grandes graças e, principalmente, oportunidades de lhe servir a algum tempo como minha primeira pregação feita em que pude transmitir o amor de nosso Pai e nossa querida Mãezinha que tanto nos ama e quer derramar as graças de nosso Pai em todos nós sem contar meu blog que procuro sempre divulgar experiências, graças, curiosidades entre tantas outras maravilhas.

    http://espiritualidadejovem.blogspot.com/

    Que todos possam conhecer a Maria, para assim conhecer a nosso Pai assim como o próprio Tratado de Montfort diz.

    Grande abraço, a paz e o amor de Maria.

  17. Boa Tarde, Salve Maria! Sou um jovem de 18 anos e ja sou consagrado a Nossa Senhora pelo método de São Luis Maria Grignion de Montfort e quero se assim me permitem passar umas dicas para àqueles que desejam se Consagrar à Santissima Virgem.
    Primeiramente é ótimo ver que tantas pessoas desejam se consagrar à Santissima Virgem. Os que desejam se consagrar a Ela, falem com seus párocos, ou com um padre mais próximo diga a ele sobre seu desejo de se consagrar a Nossa Senhora.Ou ainda se tiver facilidade, procure um grupo dos Arautos do Evangelho na sua cidade, pois eles valorizam muito esta consagração e ministram cursos para as pessoas que desejam se consagrar à Nossa Senhora. Vale lembrar também que através desta prática da Verdeira Devoção à Santissima Virgem recomendada por Soão Luis M. G. de Montfort, nós entregamos tudo o que temos, somos, e possuímos nas mãos de Maria, passamos a ser como nos diz São Luis Maria de Montfort: “Escravos perpetuos de amor de Nossa Senhora”. Porém, os que ainda não sentem este chamado de Nossa Senhora do fundo do seu coração, recomendo que começem a ler o “Tratado da Veradeira Devoção à Santissima Virgem” – São Luis Maria Grignion de Montfort, pois, durante a leitura o desejo de se consagrar a Ela só aumenta, pois vemos que são tantas e tantas graças que ela oferece aos que desejam se consagrar a Ela, que ao final da leitura você não quer fazer outra coisa senão o mais rápido possivel se consagrar a Nossa Senhora. Desejo do fundo do meu coração, todas as mais abundantes graças de Nossa Senhora aos que desejam se consagrar a Ela para que permaneçam fiéis neste desejo e possam o mais rápido possivel entregar-se nas Mãos Santissimas da Virgem Maria. Que Nossa Senhora lhes ajude muitissimo, Salve Maria!

    Dica para os que não possuem o Tratado neste link que se segue podem efetuar a compra através da Livraria Católica Lumen: http://www.lumencatolica.com/index.php/livros/tratado-da-verdadeira-devoc-o-a-santissima-virgem.html – O Preço é de R$ 20,50

  18. ANA MARIA DIAS DA ROCHA

    COMO FAZER COM QUE UMA PESSOA MUITO PRÓXIMA POSSA SE CONSAGRAR À VIRGEM MARIA, SEI BEM QUE ELE CRER E É UM CONHECEDOR DA PALAVRA DE DEUS, MAS HOJE SE ENCONTRA NO ABISMO, NO MUNDO DAS DROGAS, VÍCIOS E MUITOS OUTROS FATORES DESFAVORÁVEIS, ELE NÃO PROCURA AJUDA E SÓ TEM OS FILHOS À SEU FAVOR ,MAS SÃO MENORES, AJUDE -NOS O QUE FAZER?

  19. Eu desejo muito fazer essa consagração. Preciso saber como conseguir o material para leitura. Que Deus os abençoe!

  20. lucimaria chavaglia de almeida

    Eu já possuo este livro,comprei com a intenção de me consagrar, PE.Roberto da Toca de Assis quando pregou na Canção Nova com tanto Amor e devoção a Virgem Maria senti tanta vontade de me consagrar,mas não consegui entender o livro achei muito difícil lê-lo por favor me ajude já fás alguns anos que possuo sempre que tento ler não entendo,e por favor me responda onde está nosso querido e saudoso PE.ROBERTO amamos muito ele e nos faz muita falta ele nos ajuda muito em nossa Fé. obrigada que Deus e a Virgem Maria esteja sempre conosco AMÉM!

  21. quero receber tudo sobre a Virgem Maria em meu Email

  22. Dayani da Penha

    Me consagrei a ano passado no dia 27/11, gostaría de saber se posso renovar no dia 8 de dezembro

    • Natalino Ueda

      Não vejo problemas de vc fazer a renovação em outra data, desde que faça bem a preparação. O importante e nos entregarmos inteiramente a Maria a cada dia, a cada momento. Um abração, Deus te abençoe!

  23. Daura Arcanjo de Mattos

    Gostaria de fazer em grupo, mas vejo que onde moro não é possível ,peço só a ajuda do padre? Moro em Guaratiba RJ

  24. Sara Maria Sumbér da Silva

    Gente, já li o livro e estou meditando a algumas semanas sobre a minha consagração que desejo fazer no dia 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo. No entanto tenho dúvidas sobre quando devo iniciar os dias de preparação contando com os 12 dias preliminares. Me ajudem por favor.Tenho que começar dia 14 de junho os 12 dias preliminares que terminarão no dia 25, começo a primeira semana dia 26 e termino no dia 16 de julho dia da minha consagração. Gostaria de saber se estou correta nos cálculos. Por favor me ajudem.

    A paz de Cristo por Maria.

    • Mayara Motta de Oliveira

      Boa noite,amada me encontro nessa situação.
      Hj fui me preparar para começar a fazer a consagração no dia de Nossa Senhora do Carmo(16/07) e me deparei com essa mesma duvida q vc.
      Eles te responderam?
      Como vc fez?
      Me ajuda?
      Paz e bem.

      • Natalino Ueda

        Cara Mayara,
        Para fazer sua consagração dia 16 de Julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, comece a preparação hoje, 17/06 até o dia 28 (12 dias). Depois, são seis dias para cada uma das três semanas, completanto 30 dias no dia 16/07.
        Caso não consiga começar hoje, não se preocupe. Faça assim mesmo a consagração e procure ser fiel nas orações. Faça as orações dos 12 dias preliminares até o dia 28 e depois continue com as três semanas de seis dias, para terminar no dia 16.
        Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a preparar-se bem para fazer a consagração.
        Natalino.

    • Natalino Ueda

      Cara Sara,
      Para fazer sua consagração dia 16 de Julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, comece a preparação hoje, 17/06 até o dia 28 (12 dias). Depois, são seis dias para cada uma das três semanas, completanto 30 dias no dia 16/07.
      Caso não consiga começar hoje, não se preocupe. Faça assim mesmo a consagração e procure ser fiel nas orações. Faça as orações dos 12 dias preliminares até o dia 28 e depois continue com as três semanas de seis dias, para terminar no dia 16.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a preparar-se bem para fazer a consagração.
      Natalino.

  25. Maria Helena Rocha

    Gostaria de me consagrar como fasso?

  26. bom dia, a paz e o consolo amados irmãos e irmãs, assim que tiverem tempo, curtam minha pagina feita especialmente á Jesus e Maria Santíssima: https://www.facebook.com/SouCatolicoAmoMaria obrigado :)

  27. inacia maria de oliveira santos

    eu quero saber como cicomsragra a nossa senhora quero muito presizo

  28. i loved this text from you, helped me a lot. i am really grateful.http://www.dominiodisponivel.net

  29. quero renovar minha consagra ção

  30. Quero fazer a consagração à Maria. Estou sofrendo muito neste momento pois descobri que meu marido está viciado em jogo de azar, perdeu todos os bens materiais que tínhamos e ainda está com uma dívida enorme. Mas vou entregar tudo nas mãos da Nossa Senhora pq ela sempre me ouviu e me atendeu. Dou graças a Nossa Senhora por tudo até hj mas demorou 12 anos para que eu entendesse o meu propósito aqui na terra e duas semanas antes de ficar sabendo dessa tragédia na minha vida eu me converti e encontrei a verdadeira paz que tanto procurava. Até nisso ela me ajudou ela me deu força primeiro. Ela me salvou de um acidente em 1999 quando meu carro caiu num precipício de 33 metros de altura, ela me curou de uma paralisia facial que para os médicos não seria ais possível pois através dos exames realizados os neurônios tinham se queimado e não passavam mais estímulos isso foi em 2009. Meu filho nasceu e aí ficava muito doente e eu sempre pedia força pra Nossa Senhora, depois veio a dificuldade de comunicação dele que até 2 anos ele não falava quase nada levamos em vários médicos e não tivemos uma resposta para tal dificuldade. Mais uma graça alcançada hj ele falou o dia todo estou muito feliz mas tenho uma longa caminhada para seguir só que agora colocarei tudo nas mãos de Nossa Senhora.
    Minha mãe teve um sonho em que Nossa Senhora dizia a ela que sabia que ela já tinha passado por várias tribulações e que viria mais uma mas que tudo ia acabar bem.

  31. Jose carlos de souza junior

    Boa Noite !!!
    Como faço para eu participar de um grupo para ser consagrado, já estou a procura do livro e gostaria muito de participar, tenho certeza que Deus tem um projeto para min, e quero fazelo o quanto antes, pois quero ajudar os nescessitados mais quero ter uma boa preparação antes.

    desde já agradeço

    Junior*…

  32. Eu quero me consagrar a NOSSA SENHORA, como faço para participar de um grupo em fortaleza??? Por favor mande a resposta para o meu email.
    OBRIGADA!!!

  33. Sou consagrada a Nossa Senhora, antes mesmo de nascer, minha mãe também me entregou a Maria como afilhada, portanto Ela, a Virgem Santíssima é minha Madrinha de batismo.
    Minha amada Mãe e madrinha, sou consagrada a vós desde de toda eternidade, amém!
    Te amo Mãe Maria.

  34. vicky cristina dos santos silva

    oi boa tarde..quero me consagrar a nossa senhora, mas preciso desse livro; como faço, onde compro???

  35. Geralda Correa Viana Mariano.

    Meu nome é Geralda e eu fui muito tocada por Nossa Senhora em um cenáculo que participei aqui na minha cidade,daquele dia em diante eu sinto um desejo enorme de ser uma consagrada,sempre que participo sinto a presença de Nossa Senhora,já estou lendo o tratado e sinto como o espirito santo está me iluminando,quero me consagrar e ser escrava de Maria para sempre…

  36. Peço a Deus fé e coragem para me consagrar a Nossa Senhora… temo não ser digna.

  37. Para quem não tem como comprar o livro é só ir no endereço: http://consagrate.com/material-de-apoio/ e baixa o livro inteiro que é o da Arca de Maria, capa colocada nesse site.

  38. IZABEL CECÍLIA OLIVEIRA DE MELO

    OI, TUDO BOM?
    QUERO ME CONSAGRAR, EU E MINHA FAMÍLIA NAS MÃOS DE NOSSA SENHORA.
    COMO FAZER?
    IZABEL

  39. Pingback: O caminho fácil para chegar a Jesus Cristo!A consagração total a Virgem Maria é uma via segura » Anderson Caetano da Silva

  40. Pingback: O caminho fácil para chegar a Jesus Cristo | Sagrada Familia Mendanha

  41. Pingback: O caminho fácil para chegar a Jesus Cristo | CatInfor.com

  42. Pingback: O caminho fácil para chegar a Jesus Cristo - Paróquia Sagrada Família

  43. Maitê Lopes Carvalho

    Já faz pouco mais de um mês q li o livro, e ainda não o conclui pois havia parado de ler, gostaria de saber se eu concluir ainda essa semana, vou poder me consagrar no dia 08 de dezembro, e se pode ser feito sozinha, visto que não conheço ninguém em minha cidade que tenha se consagrado.

  44. eu quero consagrar toda minha familia, meu marido,meus pais , irmaos , cunhados sobrinhos e afilhados e a minha pessoa. que n. s. nos receba em seu coraçao. obrigada.

  45. No dia da renovacao da minha consagracao, pode ser em casa, lendo a formula? Ou precisa ser na Igreja, com um padre e comunhao?

    • Natalino Ueda

      Cara Livia,
      A consagração pode ser feita em casa, sem problemas, mas recomendamos que a consagração seja feita durante a Santa Missa, depois da comunhão. Pois, a participação da Eucaristia é o momento mais importante de nossas vidas e, por isso, o melhor momento para nos consagrar totalmente a Jesus, pelas mãos de Maria.

  46. Pingback: Maria, a Mãe da Misericórdia | Grupo de Oração São José 1

  47. eu cosagro meus filhos, sempre nao sabia que tinha que ser assim, por favor mr mande o nome do livro, para mim adequerir ele, eu nao sei se ja sou consagrada pois aqui na minha regiao quando ia batizar, levava outro padrinho, para a consagraçao vou perguntar para minha mae, se nao fui quero cansagrar o mais breve possivel um grande abraço e um feliz ano para voces salve maria nossa mae querida

  48. Estou muito feliz e cheia de tantas gracas que a Senhora ja tem feito em minha familia, em nossas vidas. Desde minha infancia que rezo o santo terco, porque essa oracão nos leva ao colo da mãe que nos leva ao seu filho Jesus. A ultima dezena , cada Ave maria eu digo e creio que e uma rosa para a Mãe e um botão para Jesus. Maria cuida da nossa Igreja e da Igreja de meu Jesus.Amem!

  49. Ja sou consagrada a nossa senhora .Rezo o terço todos os dias.Para eu ter paz e muito amor para c/deus e nossa maizinha…

  50. Gostaria muito em consagrar-me a Virgem Maria….

  51. Quero me consagrar a Virgem Maria…. Qual a data melhor?

  52. angelina vitalino

    Eu ja me consagrei, e em todo dia 13 de maio renovo minha consagração, apos praticamente um mês de preparação.Sempre procuro me confessar antes e no dia da renovação, vou a missa e logo em seguida, diante do sacrario e de uma imagem de nossa Senhora de Fatima renovo minha consagração.

  53. eu ja estou lendo o livro e se Deus quizer no 2 semestre deste ano
    me consagro aki em londrina – paraná e desde ja estou me preparando para receber
    esta alegria na minha vida pois sou ministra da eucaristia ja sou consagrada aos adoradores
    da Eucaristia e agora me chegou a chance se assim Nossa Senhora e Jesus Cristo me der a chance
    vou me consagrar amem.

  54. Eu ja estou lendo o livro para poder ser Escravo dessa linda mulher, estou estremamente apaixonado por Ela, mas eu tenho uma dúvida: qualquer sacerdote pode fazer essa consagração?

    • Natalino Ueda

      Caro Igor,
      Não entendi muito bem a sua pergunta. Se a sua pergunta for: qualquer sacerdote pode ser testemunha da sua consagração? A Resposta é que qualquer padre pode ser testemunha no dia da sua consagração. Mas, se a pergunta for: qualquer sacerdote pode fazer essa consagração? Qualquer pessoa, padre ou leigo, pode fazer a consagração, desde que seja batizado e tenha condições de viver uma vida cristã católica autêntica, na vivência dos mandamentos da lei de Deus e da Igreja. Espero ter respondido. Se houver mais alguma dúvida, favor entrar em contato novamente. Deus te abençoe!

      • eu não entendiii, é a gente msm que realiza a nossa consagração?? pq eu axei que só o sacerdote podia nos consagrar…me expique isso…

        • Natalino Ueda

          Caro Igor,
          A consagração é nos que fazemos diante de Deus e da Virgem Maria. O Padre é somente uma testemunha da sua consagração. No caso de não ter um Padre, a testemunha pode ser um leigo ou leiga. Caso tenha mais alguma dúvida entre em contato novamente. Deus te abençoe!

          • siim, eu acho q entendiii…eu mesmo que faço os votos de consagração, eu faço as orações para me consagrar, e o sacerdote só sera o meu testemunha e me dara a benção, certo??? existe algum outro livro que eu possa me apronfundar melhor a essa devoção e a mais praticas?
            fike com DEUS E MARIA

          • Natalino Ueda

            Caro Igor,
            A Fraternidade Arca de Maria tem um devocionário e outros livros que podem ajudar você a se aprofundar no conhecimento do Tratado e da consagração a Virgem Maria. O link da Arca é este: http://arcademariafraternidade.blogspot.com.br/
            Deus te abençoe e a Virgem Maria te cubra com seu manto!

  55. ANA MARIA DA SILVA DIAS BUENO AZEVEDO

    Eu gostei muito desse artigo, fez renovar minha fé nesse Tratado, pois ja fiz ha muitos anos atras, e nao renovei , sera que ainda vale?

    Senti no coração de fazer novamente., pois data foi 16/07/2002.

    Eu amo Nossa Senhora, Ela sempre me chama a esatr unida a Ela , pois sempre ganho algio me faz lembrar da consagração era dia NS Carmo, esses dias recebi uma Imagem dela, e um terço,.

    Um abraço a todos consagrados, que atraves desse artigo tenho certeza que aumentara o numero de consagrados.
    QUe Nossa Senhora nos ajude a caminhar ate Seu Filho Jesus,

    • Natalino Ueda

      Cara Ana Maria,
      Certamente que sua consagração é válida, por isso não é necessário se consagrar novamente. Você só precisa se preparar e fazer a renovação de sua consagração, que fazemos todo ano, de preferência na mesma data que fizemos a consagração. Caso você não saiba como fazer a preparação para a renovação, entre em contato. Deus te abençoe!

  56. Pingback: Purificados como o ouro e a prata | Todo de Maria

  57. QUERO ME CONSAGRAR A MARIA COMO FAÇO?…

  58. Ana Maria da Silva Dias Bueno Azevedo

    Preciso de uma ajuda , como faço a renovação da Consagração.

    Foi 16/07/2002.

    Sempre vou a missa e comungo e lembro da consagração, mas nao li o livro inteiro.
    Devo escrever novamente a formula, ja tenho guardada. FIco em duvidas mesmo.
    Rezo o Rosario quase todos os dias, mas mas terço que posso, as vz nao compçeta os 4. Tenho me esforçado.
    Obrigado ja pelo priemiro contato.

  59. Pingback: Mudança de vida é um desafio que se coloca a nós por Deus, que nos quer trilhando os Seus caminhos « Teologia Pastoral SJRP

  60. Gostaria muito de me consagrar mas gostaria de saber se o livro está disponível gratuitamente para ser baixado em algum site? Obrigada

  61. Bom dia! Quero muito me consagra a Maria, pois sei que atravez Dela e por sua Intercessao terei vida pela, mas ja estou no meu segundo casamento, tambem posso?

    • Natalino Ueda

      Pelo que você diz, entendo que você está em uma situação irregular e, por isso, não pode confessar nem comungar. Se esta é a sua situação, você não pode fazer sua consagração segundo o método de São Luís Maria, enquanto você não regularizar sua situação junto a Igreja. São Luís Maria, no livro “Carta aos amigos da cruz” diz que as cruzes são dons que nos são dados por Deus. Se a cruz de Cristo te visita hoje, acolha-a com amor e a paz de Deus retornará a seu coração. Deus tem um propósito com tudo que está acontecendo com você. Nesse tempo, faça como os primeiros cristãos que se reuniam para orar, juntamente com a Virgem Maria (cf. At 1, 14). Apegue-se à oração, principalmente o terço, e à sua comunidade. Busque um diretor espiritual e náo deixe de participar da Santa Missa, ainda que você não possa confessar nem comungar. Pois, somente em Deus teremos forças para passar pelo vale tenebroso deste mundo (Sl 23) e somente Nele temos a sabedoria para entender a nossa vida. Procure o seu pároco para saber se tem como regularizar sua situação diante da Igreja. Enquanto isso, você pode fazer sua consagração pessoal a Virgem Maria em oração, entregando tudo a ela, seu casamento, seus filhos se tiver, toda a sua vida. Deus te abençoe e a Virgem Santíssima seja seu auxílio neste tempo de tribulação.

  62. samara maria vitor

    Boa tarde!
    recebi de um sobrinho a proposta de me consagrar. Sou uma moça que ja sofri muito com problemas emocionais, mas nunca deixei cair a alta fe que possuo em Deus.
    Maria foi a escolhida para ser a mae de JESUS, o filho do nosso PAI.
    Faço sempre oraçoes e agradeço a Deus tudo o que ele me da, pois uma dor no ombro, é um teste que Ele nos faz par aver a nossa Fe.
    Rezo as ave maria, para v Virgem Mae de Jesus, agradeceno-a por nos ter dado o salvador.

  63. LA LI O TRATADO E FALEI COM MEU SACERDOTE, HOJE INICIEI A PREPARAÇÃO/ORAÇÕES MINHA DUVIDA É A SEGUINTE: A CONSAGRAÇÃO SÓ PODE SER FEITA EM DIAS MARIANOS MUNDIAIS? OU TIPO NA MINHA PARÓQUIA QUE É A PADROEIRA É SANTA MARIA DOS ANJOS, CELEBRAMOS EM AGOSTO A SUA FESTA, POSSO ME CONSAGRAR NESTE DIA? AINDA QUE NÃO MUNDIALMENTE CONHECIDA OU SOMENTE EM DATAS ESPECIFICAS? AS PROXIMAS SERÃO NOSSA SENHORA PERPETUO SOCORRO E A ASSUNÇÃO?

    • Natalino Ueda

      Cara Silvia,
      Certamente que você pode consagrar-se no dia da padroeira de sua paróquia, Santa Maria dos Anjos. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a preparar-se bem para sua consagração!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  64. Solange Rodrigues de Sousa

    Gostaria de comprar o livro da consagração.Como faço?

  65. maria aparecida

    Já tenho o livro,comecei a ler s quero me consagrar,sei que nossa senhora está junto de mim o tempo todo,obrigada mãe querida.

  66. Queridos amigos, devemos nos consagrar apenas a jesus Cristo, ele e o filho de Deus, Jeova nao tem esposa, maria e apenas uma serva de Deus, na biblia diz para nao adorar imagens, isso e idolatria…

  67. Quando Jesus estava naquele casamento e o vinho acabou, maria correu para jesus perguntando o que ele poderia fazer, se maria tem poder porque ela nao fez nada, foi jesus quem multiplicou o vinho..

  68. ESSA FOTO DE NOSSA DE VIRGEM MARIA E LINDA.

  69. Quem é batizado mas ainda não fez a 1a comunhão pode se Consagrar a Nossa Senhora?

    • Natalino Ueda

      Cara Patrícia,
      Não existe nenhum impedimento da pessoa se consagrar antes de receber a primeira comunhão, mas a pessoa não poderá viver plenamente a sua consagração. Pois, a consagração é uma perfeita renovação das promessas do batismo, que comporta a vida cristã católica plenamente vivida e essa plenitude se encontra na Eucaristia. Por isso, a pessoa pode até se consagrar, mas recomendo que o quanto antes essa pessoa procure a catequese, primeira comunhão e o crisma (se a pessoa estiver em idade de receber esses Sacramentos). Deus te abençoe e a Virgem Maria seja sempre presença materna em sua vida!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  70. sempre fui apachonado pela virgem santissima um belo dia compre o livro de ouro,e fiquei apachonado leio ele sempre , com a graca da santissima virgen quero um dia me consagra.ja procuro fazer com sao luiz nus encina emtrega tudo a maria .

  71. boa tarde, gostaria de me consagrar a nossa senhora, como faço após ler o livro??

  72. Que a paz de Cristo e o amor de Maria esteja sempre com cada um de vós!

    Para fazer a preparação é necessário que o término dos 33 dias caia na data da consagração?

    Grato. Pax et Bonum

  73. Olá, tenho 23 anos, e encantada por Maria, Comecei a ler o livro ontem (12/11/13). Ja estou bem avançada na leitura. Gostaria de saber se é possível a Consagração no dia 08/12??
    Grata

    • Natalino Ueda

      Cara Bruna,
      Para fazer a consagração, além de ler o Tratado, é necessário fazer uma preparação de no mínimo 30 dias. Eu recomendo fazer a consagração no dia 01/01/2014. Assim você tem até o fim deste mês para terminar de ler o Tratado e poderá começar os trinta dias de preparação no dia 02/11, terminar no dia 31/01 e consagrar-se no dia 1º de Janeiro. Qualquer dúvida entre novamente em contato. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude em sua preparação.
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  74. Eu quero o rito de consagração,…
    Como conseguir?

  75. Sou consagrada pelo método de Sao Luís ha 5 anos e digo ha vcs que a batalha espiritual é enorme, mas valiosa. Não é a toa que o demônio escondeu o Tratado por 100 anos. Entregar verdadeiramente tudo, tudo mesmo nas mãos da virgem nos faz ver o quanto somos imperfeitos. Tem um livro que nos auxiliou muito na preparação dos dias e se chama TOTUS TUUS! De Maria Lucia Figueiredo Vieira de Carvalho. MARAVILHOSO

  76. Irei me consagrar dia 01/01/14… to super anciosa, contando os dias… Gostaria de saber se podemos escolher um padrinho ( ou madrinha ) de consagração…Foi me feita essa pergunta e eu não soube responder…
    Obrigada!

    • Natalino Ueda

      Cara Bruna,
      Nunca ouvi falar de padrinho ou madrinha na consagração pelo método de São Luís Maria, mas o que geralmente as pessoas tem é uma testemunha. Depois da consagração, você assina a folha com o seu ato de consagração e a testemunha assina também. Geralmente se tem padrinho ou madrinha na consagração quando ela é feita junto com o Batismo, mas aquela consagração não é a mesma que a ensinada no Tratado. Por isso, para não gerar confusão, acho que o melhor é fazer como todo mundo faz, ou seja, ter apenas uma testemunha, que pode ser um Padre ou um leigo que, de preferência conheça a consagração e saiba do compromisso que você está assumindo. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a preparar-se bem para fazer sua consagração!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  77. Boa tarde, gostaria de saber como fica nos dias que a Igreja por exemplo pede que se ofereça jejuns e etc. em prol de algo?
    E alguém que renova sua consagração todo mês, como ele faz? Ainda assim se pede que faça os exercícios preparatórios?

    • Natalino Ueda

      Caro Ramon,
      Quando fazemos a consagração, continuamos a fazer todas as práticas próprias de todos os católicos. A única diferença é que oferecemos tudo, orações, jejuns ou penitências, a Jesus pelas mãos de Maria. Podemos e devemos fazer orações, jejuns, penitências, mas o valor destes entregamos a Nossa Senhora. Porém, isso não impede de pedir por alguma intenção. Como oferecemos os valores das nossas orações e boas obras a Maria, é ela quem empregará ou não estes valores naquela nossa intenção. Podemos pensar que dessa forma saímos perdendo, mas acontece o contrário. Quando oferecemos tudo a Maria e confiamos nossas intenções a ela, entregamos nosso tesouro espiritual Àquela que sabe, melhor do que nós, como usar do valor das nossas orações, jejuns, penitências, boas obras e com isso saímos ganhando. Entregando nossas intenções a Maria, podemos ficar despreocupados, pois ela sabe também melhor do que nós, o que precisamos; o que as pessoas, por quem pedimos, precisam; se solução das situações pelas quais pedimos está de acordo com a vontade de Deus. Sendo assim, continue oferecendo tudo, orações, jejuns ou penitências, a Jesus pelas mãos de Maria, pois ela sabe melhor do que nós aplicar o valor das nossas orações. Continue também fazendo seus pedidos, colocando suas intenções para Nossa Senhora, pois ela as atenderá, no tempo certo, conforme a vontade de Deus. Para saber mais, leia os seguintes artigos:
      http://blog.cancaonova.com/tododemaria/como-e-que-eu-fico-se-entrego-tudo-a-maria/
      http://blog.cancaonova.com/tododemaria/como-entregamos-os-bens-materiais-a-virgem-maria/
      http://blog.cancaonova.com/tododemaria/como-entregar-meus-bens-espirituais-a-maria/
      Para renovar a consagração todos os meses, não é necessário fazer toda a preparação da renovação anual. Basta renovar conforme as palavras que o próprio São Luís Maria ensina no Tratado: “Sou todo vosso e tudo o que tenho vos pertence”, ó meu amável Jesus, por Maria, vossa Mãe Santíssima” (TVD 233). O Santo diz, neste mesmo número do Tratado, que podemos até renovar nossa a consagração dessa forma todos os dias, o que é recomendado para quem quer aproximar-se cada vez mais de Jesus e de sua Mãe Santíssima. Deus te abençoe e a Virgem Mãe de Deus seja sempre presença materna em sua vida. Feliz Ano Novo!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  78. Marcelo de Assis Paiva

    Boa tarde meu nome é Marcelo de Assis Paiva moro em BH – MG, gostaria de saber aonde posso achar o livro para se consagrar não estou conseguindo achar em lugar nenhum me ajudem por favor obrigado

  79. eu estou me consagrando escravo de Maria mas estou com dificuldade de achar a igreja que faz fui na paroquia o meu parco não conhecia, eu já estou quase no fim das oração mas ainda não tem onde fazer sei que posso fazer só mais gostaria de ser feito com um padre .
    estou me eu estou me consagrando escravo agora dia 11 de Fevereiro. se souber de algum lugar que possa estar indo eu irei não importa onde eu morro em Praia Grande SP
    deis de já muito Obrigado estarei aguardando resposta

  80. Simone Maria Dos santos

    Boa tarde,irmãos ! eu amei este blog.Eu ganhei de presente o livro do tratado de verdadeira devoção a santíssima Virgem Maria do meu melhor amigo, pois ele fez a consagração a Santíssima Virgem ! E eu quero me consagrar a Ela também! peço que vocês orem pelo o meu melhor amigo! o nome dele é Evaldo José Ferreira! obrigado e fiquem na paz.

    Simone Maria Dos Santos São Domingos Brejo da Madre De Deus PE.

  81. Estou lendo o livro, a cada dia a certeza de querer me consagrar e ser escrava de Jesus por Maria se confirma em meu coração. Espero ansiosa pelo dia de minha consagração.

  82. Natalino… A Santa Paz Amado.
    Achei mto interessante…
    Devemos levar os Jovens a essa consagração Bendita!

  83. bom dia a paz de jesus e o amor de maria, desejo consagrar a minha filha, so q ela é ainda uma criança, qual o procedimento? abraço

  84. Onde posso me consagrar??? Há uma igreja especifica em brasilia???

  85. Venho hoje pedir a consagração da alma do meu avó Pedro José de Melo que hoje completa 11 mês de falecido. E que Deus possa iluminar a alma da minha avo Judite Santos de Melo, e Maria Santos de Melo, para que elas possam ser essas mães tão presentes e que possam superar a cada dia as barreiras da vida.

  86. Leandro Braz da Silva

    EM que parte do livro de fala da mudança de seu nome para consagração. por exemplo Rodrigo de Maria Imaculada

  87. Caro Natalino,
    Boa noite, a paz de Jesus e o amor de Maria!
    Já tentei fazer A consagração a Virgem Maria uma vez e por inúmeros problemas não consegui ir até o fim. Tenho o tratado e vou recomeçar a ler e ao final efetivar minha consagração.
    Passo por inúmeras tribulações físicas e espirituais no momento e sinto que não posso mais adiar esta entrega total.
    Que a vontade de Deus se cumpra em nós. Amém.

    • Natalino Ueda

      Caro Emerson,
      Diante dessas dificuldades, entregue desde já tudo a Virgem Maria, inclusive a sua consagração. Pois, quando entregamos tudo a ela damos plenos poderes para que ela faça o que for necessário para a nossa consagração e para nossa fidelidade ao projeto de Deus em sua vida. Estaremos rezando por sua consagração. Que Deus o abençoe e a Virgem Maria seja sempre o seu auxílio e proteção!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  88. Natalino eu quero me consagrar, mas nao sei como faco na igreja para me consagrar. Ja teve uma vez o curso no shalom so que nao pude participar e nao e direto que eles abrem esse curso. A minha pergunta e, como faco para achar padres e grupos de consagracao?? Em toda igreja tem??
    Moro no distrito federal

    • Natalino Ueda

      Cara Thais,
      As representantes do Consagra-te no Distrito Federal são:
      – Débora dos Santos Pinheiro
      E-mail: debbyadm@hotmail.com – (61) 9390-9093
      – Luiza (Movimento Escalada de Brasília)
      Email: luiza@fidesdei.info – (61) 8211 6589
      Provavelmente uma delas poderá orientá-la em relação aos padres e grupos de consagração.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a se consagrar inteiramente a Jesus Cristo.
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  89. Eu tenho que assinar algum documento pra comprovar minha consagração? Ouvi dizer que tem pessoa que escrevem a consagração de próprio punho e assinam e o sacerdote também. É necessário que seja eu a escrever, pois tem uma pessoal muito especial para mim que eu gostaria que ela copiasse e eu apenas assinasse, isso pode? E que tipo de corrente devo usar, pode ser aço inox? agradeço desde já! Abraços!

    • Natalino Ueda

      Caro Denilson,
      Você pode escrever de próprio punho, fazer uma cópia ou imprimir o ato de consagração. Você pode também pedia para outra pessoa escrever e somente assinar. Qualquer uma dessas formas é válida, porém, você mesmo escrever de próprio punho é muito mais meritório, ou seja, tem muito mais valor diante de Deus, especialmente se você o fizer por amor. A consagração tem um grande valor, tanto que São Luís Maria diz que se serviria do próprio sangue para escrever o Tratado se isso servisse para fazer penetrar nos corações a verdade a respeito da escravidão de amor: “Se soubesse que o meu sangue pecador servisse para fazer penetrar nos corações a verdade do que eu escrevo em honra da amada Mãe e Patrona, de quem sou o último dos filhos e escravos, a mim me serviria dele, de boa vontade, em vez da tinta, para traçar estes caracteres, confiante que sou de encontrar almas, as quais, com a sua fidelidade à prática que ensino, compensarão a minha caríssima Mãe e Patrona dos danos súbitos das minhas ingratidões e infidelidade.” O mais importante é você se entregar inteiramente a Virgem Maria, mas o como você se entrega, o amor que você coloca em todos os seus atos também faz diferença. São Luís Maria escreveu o Tratado todo à mão, com um capricho, com um amor que nos faz refletir: o Santo colocou tanto amor ao escrever o Livro. Não será este amor, unido ao amor de Deus, o segredo de sua eficácia sobrenatural. O amor não se compra, mas se doa livremente. Faça aquilo que você quiser, mas o faça com amor, entregando tudo nas mãos da Santíssima Virgem Maria. Ela levará nossa oferta, marcada pelas nossas imperfeições, para seu Filho Jesus Cristo, embelezada e adornada com Seus méritos e virtudes (cf. TVD 147).
      Quanto à assinatura, você pode assinar e, se possível, o Padre celebrante ou outra pessoa pode assinar como testemunha. Mas isso, não faz parte de essência da consagração.
      Quanto à corrente devem ser de ferro (cf. TVD 236), não dever ser de jóia (ouro ou prata), mas penso que pode ser de aço, visto que é um tipo de ferro trabalhado para não enferrujar.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a penetrar na essência da consagração.
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  90. Olá, Salve Maria! Eu sou escrava e muitos jovens de grupos de oração da minha cidade e ate de cidades vizinhas querem conhecer a consagração e se consagrarem, só que preciso de material para formação se tiver formação em pdf, doc, porfavor enviem para o meu e-mail, desde ja muito obg! Salve Maria Puríssima!

  91. Sônia Maria Barbosa Silva

    Gostaria de saber se os exercicios espirituais preparatorios a consagração solene só se reza os doze dias, ou devo continuar fazendo as orações.

  92. Consagração meu bem dom precioso é ser escravo de nossa senhora
    doei tudo oque era meu a minha assinatura da carta foi o meu nome e o meu sangue.

  93. Vivo em portugal mas quero consagrar-me a Nossa Senhora que devo eu de fazer?

  94. Quero me consagrar mais infelizmente não fiz a primeira comunhão. Posso mesmo assim?

    • Natalino Ueda

      Dharlan Jose,
      A consagração segundo o método do Tratado de São Luís Maria é uma perfeita renovação das promessas do Batismo. Por isso, é necessário que primeiro você seja batizado. Além disso, uma das exigências é a vida sacramental, ou seja, é necessário confessar-se, pelo menos uma vez por ano e participar da Santa Missa pelo menos nos Domingos e Festas, como manda a Mãe Igreja, e para ter vida sacramental é preciso primeiro ser Batizado. Sendo assim, recomendo que você primeiro busque a paróquia mais próxima para ser batizado. Deus te abençoe e a Virgem Maria o ajude a fazer sua consagração a Jesus por Maria.
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  95. Tem idade minima pra se consagra?

  96. Alecsander Rasec Silva Guadalupano

    Quando eu assinar a Formula no dia da Consagração, posso por um novo nome que quero ser chamado, como: Alecsander Rasec Sousa Silva de Guadalupe?

    • Natalino Ueda

      Caro Alecsander,
      Costuma-se acrescentar o nome de Maria ao nome. Nunca vi ninguém acrescentar um título de Maria ao nome. Mas, também desconheço alguma razão para não usar. Deus de abençoe e a Virgem Maria te ajude a discernir esta questão.
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  97. Diana Espirito Santo

    Olá!

    Eu tenho uma dúvida em relação a Consagração a Nossa Senhora.
    Creio que já fui consagrada pela própria Mãezinha desde o ventre da minha mãe. Nossa Senhora sempre me protegeu, inclusive intercede diariamente por minha vida, desde a minha infância e se mostra sempre com o mesmo título a mim.
    Quando comentam da Consagração, eu não sei se tenho necessidade, pois já sinto que sou consagrada a ela e fico em dúvida em relação a esta questão.
    Gostaria de um auxílio, para saber se preciso me consagrar mesmo assim.

    Obrigada.
    Abraços,
    Diana.

    • Natalino Ueda

      Cara Diana,
      Nossa Senhora nos ama e cuida de nós com seu amor de Mãe. A consagração é uma resposta a esse amor. Por isso, todos os filhos de Maria deveriam se consagrar a ela, inclusive você. Consagrar-se a Nossa Senhora é uma forma de lhe entregar toda a nossa vida em gratidão por todos os seus benefícios. Deus te abenço e a Virgem Maria te ilumine para compreenderes a consagração.
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  98. Como eu faço para me consagrar a Nossa Senhora? Eu quero muito me consagrar, mas nem sei por onde devo começar :(

  99. Maria Gneglaudia Holanda

    Sou consagrada a Virgem Maria e esse ano no dia 08 de Dezembro irei renova-lá. Gostaria de receber por e-mail indicação de livros ou material para a cada dia eu possa renovar a minha fé em Jesus por Maria.

  100. Amanda Yuriko Sasaki

    Gostaria muito de me consagrar e comprar o livro para me preparar, como forma de agradecimento por tantas bencoes em minha vida.

  101. Ronald Vasconcelos

    bom dia :D. Eu ja comprei o tratado e estou lendo, mas depois que eu terminar ele, qual e o proximo livro que e pra mim ler pra me ajuda na minha consagração? obg

    • Natalino Ueda

      Caro Ronald,
      Depois de ler o Tratado e fazer a consagração, não vejo necessidade de muitas leituras. A fidelidade a sua vida de oração é mais importante. Quanto a uma boa leitura mariana, recomendo o livro Glórias de Maria, de Santo Afonso Maria de Ligório. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  102. Esto no fim do livro e quero me consagrar a nossa Senhora.
    Tenho que escrever o ato da consagracao a punho correto?

    Então, quero me consagrar mas na paróquia msm. Já falei com o Padre e ele disse que iria a fundo no assunto para pode testemunha minha consagração.

    Salve Maria!

    • Natalino Ueda

      Cara Alessandra,
      Fico feliz por sua consagração e pelo Padre buscar conhecer a consagração. Quanto ao ato de consagração, pode ser impresso ou escrito a mão. A segunda forma é mais significativa e meritória, por isso aconselhamos que seja escrita a mão, até porque é só uma vez na vida. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a viver bem sua consagração!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  103. Oi eu tô pensando em me consagrar só que não sei se é isso que Deus quer pra mim o que faço? Obs: Já tenho o tratado

    • Natalino Ueda

      Cara Luana,
      Se você ainda não se consagrou, recomendo muito a consagração segundo o Tratado. Ela tem uma eficácia extraordinária em nosso processo de santificação. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  104. maraglai terezinha schedler

    gostaria de receber por e-mail tudo que se refiara ao Santo São Luis Maria Grignon de Monfort ,estou apaixonada e com muita espctativa de receber tudo que se refira a Consagração a virgem Maria pelo Santo Rosário salve maria como fala ar Irmãs Consagradas

  105. Salve Maria!
    como uma pessoa que é analfabeta faz para se consagrar? sendo a leitura do tratado de suma importância

  106. Boa noite!
    Gostaria de saber se o casamento pode ser feito por qualquer pessoa usando o conhecimento e a palavra de deus?…

    Pois estou namorando e queremos casar, mais a familia não quer que casamos agora pq dizem q somos jovens, mais nos quer e por isso convidamos uma amiga que é muito religiosa para dar a bênção em nós…..
    Mais não sei se estamos casado ou se tenho de ir para igreja receber a bencao do padre…pq acredito na fé e na bênção de deus…

    Se os 2 quer acho q deus abençoa pois somos dois em apenas

    • Natalino Ueda

      Salve Maria.
      Para seu casamento ser válido, caso não tenham a idade mínima exigida pela Igreja, é necessário o consentimento de seus pais. Nesse caso, ainda que vocês casem na Igreja, seu casamento não será válido. Se vocês tem fé realmente, esperem o tempo exigido pela Igreja e seu casamento será certamente abençoado.
      Natalino.

  107. Lucimar Aparecida Fernandes Laureano

    Oi Natalino.
    Estou pensando em me consagrar. Já li o tratado e fiz as semanas preparatórias. Estou lendo alguns artigos também a respeito. Só falta mesmo chegar o dia que escolhi (dia da Anunciação).
    Como sei que o assunto é muito sério, ainda tenho dúvidas de como deve ser o dia a dia da vida de um consagrado. Tenho medo decepcionar a Nossa Senhora e a Jesus e me perder. Sei também que existe a diferença entre servo e escravo. Poderia me ajudar? Obrigada

    • Natalino Ueda

      Cara Lucimar,
      Desculpe a demora em responder. Espero que tenha conseguido fazer bem sua consagração. Qualquer dúvida entre em contato. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  108. terminei a preparação ontem mas não consegui me consagrar hoje. Em até quantos dias após a preparação é possível se consagrar?

    • Natalino Ueda

      Caro Vinícius,
      Espero que tenha se consagrado. Não existe um limite de dias, mas se passaram muitos meses é recomendável fazer a preparação novamente. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  109. terminei a leitura do tratado e estou na primeira seman de preparação para minha consagração,que vai ser no dia 13 de maio(dia de Nossa senhora de fatima). estou erradiando alegria. um amor inesplicavel que sinto por jesus e Maria. eesse tratado só reforçou esse amor me mostrando a alegria de servir,sendo escrava por amor de Jesus pelas maos da Santissima Virgem. Tenho apoio de meus amigos,alguns tambem ja consagrados, do padre Romulo meu acompanhador e da Madre Rejane(pessoa importantes pra mim) . Estou feliz por ver tantas pessoas querendo viver esse retiro de fé,eterno e louvavel. Tenho 16 anos e feliz pois achei o meu lugar na igreja.

    • Natalino Ueda

      Salve Maria!
      Fico feliz por sua consagração e por sua alegria em encontrar seu lugar na Igreja. Santa Teresinha sentiu essa mesma alegria quando descobriu sua vocação na Igreja, que é a vocação de Maria: ser na Igreja o coração que ama. Ser consagrado é isso, estar unido ao Coração de Jesus e de Maria, num só coração que ama e se entrega por amor a Deus e aos irmãos. Deus te abençoe e a Virgem Maria seja sempre sua alegria.
      Natalino.

  110. Depois de consagrada não posso mais receber indulgencias para mim? As indulgencias devemos oferecer a Maria para ela repassar a quem mais precisar?

  111. Bom dia amado de Jesus e Maria,

    Sou consagrado, só que tem mais de ano que não renovei a minha consagração. Já tirei a corrente, por não ter renovado não me acho digno de estar usando . O que devo fazer???? Para ficar em dia com minha consagração????

    Paz e bem e o amor eterno de Maria.

    • Natalino Ueda

      Caro Wagner,
      Em primeiro lugar, não deixe de usar a corrente, pois uma vez consagrado, sempre consagrado. Nenhum de nós é digno de ter uma Mãe como a Virgem Maria, mas por graça ela nos foi dada. Por isso, não fique com sentimento de culpa. Para ficar em dia com sua consagração, basta fazer a preparação e renovar, na data mais próxima possível. Segue o link de um artigo que explica com mais detalhes como se preparar: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/como-renovar-a-consagracao/
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a renovar sua consagração.
      Natalino.

  112. Estou no começo do livro aproveitando a tecnologia e lendo pelo celular. Estou com um pouco de receio de não conseguir terminar porque faz muito tempo que penso na consagração e lia apenas algumas páginas, sinto muito também o pesar das dificuldades, tentaçoes e do pecado pressionando ao escolher os caminhos de Deus, mas depois de ter relido o livro do Mons. Jonas Músicos em Ordem de Batalha tenho sentido forte chamado a consagração e por mais que esqueça ou não leia alguns dias o livro sinto que é o que eu preciso fazer para me fortalecer frente ao mal e ao pecado e assim bem servir a nossa Mãe e seu Divino Filho.

    • Natalino Ueda

      Caro Guilherme,
      Para te ajudar na batalha espiritual que todos enfrentam antes da consagração, recomendo a comunhão frequente, a oração do Rosário (Terço) e penitências, jejuns, sacrifícios. Procure ocupar bem o tempo. Talvez isso ajude você a usar bem o tempo para ler o Tratado. Que Deus o abençoe e a Virgem Maria te ajude a ler o Tratado e preparar-se bem para fazer a consagração.
      Natalino.

  113. Quando ganhamos a chave, o que devemos fazer?

  114. cleide guimaraes

    ola, eu acabei de ler o livro esses dias e estou colhendo mais informaçoes pra fazer uma perfeita consagraçao sem ter duvidas. É o que mais quero. Quanto à corrente, pode ser de qualquer material? Sera que hoje em dia existe algum grupo de whatsApp onde as pessoas tratem sobre esse assunto tao importante? Eu criei um grupo mas precisamos de pessoas q possam nos instruir mais por la, se alguem quiser participar sera bem vindo.

    • Natalino Ueda

      Cara Cleide,
      Espero que já tenha se consagrado. Quanto à corrente, de preferência deve ser de ferro ou outro metal que não seja precioso como o ouro ou a prata. Qualquer dúvida estamos à disposição. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  115. Quero muito me consagrar, mas não tenho facilidade pra estar sempre em uma paroquia, nem conversar muito com un padre, não tenho uma paroquia fixa, gostaria de saber se, apenas lendo o livro e me preparando, posso fazer a consagração sozinha, ou preciso do acompanhamento de uma pessoa já consagrada e do padre?

  116. tenho uma duvida .devemos usar as cadeias nas duas maos ou so em uma?

  117. Olá, tenho 17 anos, des de pequeno nossa senhorra me chamou de varias formas e Sou consagrado a um ano, vou renova-la no dia 8/12 Queria saber se posso trocar a corrente por uma De aço inox pra não enferrujar… Queria Tb que me indicasse um site que tenha alguns livros marianos agradeço des de já

  118. Patrick Kelvin Fernandes Dias

    Para a consagração é preciso acrescentar o nome de Maria ao nosso?

    • Natalino Ueda

      Caro Patrick,
      Para fazer a consagração não é preciso acrescentar o nome de Maria ao nosso. Porém, é uma prática meritória e santificadora, visto que muitos santos acrescentaram o nome da Virgem Santíssima ao seu próprio nome. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  119. Oi eu tenho 14 anos queria muito me consagra a Maria eu posso?

    • Natalino Ueda

      Cara Luana,
      Certamente que pode, pois a idade mínima para a consagração é de sete anos (idade da razão), que é também a idade de fazer a primeira comunhão. Porém, na sua idade seria bom receber também o Sacramento da Confirmação (Crisma). Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  120. Olá. Sou consagrada desde 2009, mas acabei abandonando as práticas e não renovei mais minha consagração, fiquei bem desalinhada. Mas como filho prodigo estou retornando e sentindo a enorme necessidade de retomar a consagração, entao, tenho que me consagrar novamente, ou apenas renovar? Se for necessário apenas renovar posso renovar no dia 08 de dezembro, sendo q o dia q me consagrei foi 25/05?

  121. Salve Maria Santíssima !!

    Gostaria de tirar uma duvida.
    Tenho o tratado a mais de um ano, inclusive tenho minha cadeiazinha…
    Em minha paróquia não é de costume fazer a consagracao pelo método descrito.
    Será que teria algum tipo de problema eu me consagrar sem autorizacao do sacerdote ?

    • Natalino Ueda

      Caro David,
      A consagração pode ser feita em particular. Não é necessário autorização do seu Pároco, mas seria bom consultar seu diretor espiritual, se você tiver um. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a fazer sua consagração.
      Natalino.

  122. Ola tenho 15 anos e tenho uma intimidade com nossa senhora fantástico tenho muita vontade e necessidade de me consagrar e doar a minha vida através dela para meu amo Jesus ,com essa idade posso ser escrava ?

    • Natalino Ueda

      Cara Francielle,
      A partir dos sete anos qualquer pessoa pode fazer a consagração. Você já pode se consagrar, com certeza. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a preparar-se bem para fazer a consagração.
      Natalino.

  123. eu não sou consagrado ainda, mais queria saber se existe consagração apenas em Maria, se não pode ser em outro santo.

  124. quem já fez a consagração a Nossa Senhora por outro método, poderá fazê-la novamente pelo método do tratado de São Luís Montfort? No tratado diz que só se pode consagrar uma vez, mas deve-se renovar todos os anos.

    • Natalino Ueda

      Caro António,
      Mesmo quem já fez a consagração por outro método pode fazer a consagração pelo método do Tratado de São Luís Maria. Pois, como o Santo mesmo diz, essa consagração que ele ensina faz parte do patrimônio da tradição da Igreja. Ele apenas deu uma consistência teológica e uma forma mais elaborada. Depois que se faz a consagração segundo o método do Tratado, não é necessário fazer novamente, ainda que se passe vários anos sem renovar. Porém, o Santo recomenda que pelo menos uma vez por ano renovemos a consagração, pois nos esquecemos facilmente dos nossos compromissos. São Luís chega a dizer que podemos renovar a consagração todos os meses, ou até mesmo todos os dias, com breves palavras: “Tuus totus ego sum, et omnia mea tua sunt”, que quer dizer: “Eu sou todo teu, e tudo o que é meu te pertence” TVD 233. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde de todo mal.
      Natalino.

  125. Boa noite há algum tempo quero fazer a consagração mas gostaria de obter ajuda quero saber se em algum lugar está tendo ou vai ter a consagração moro na zona oeste em São Paulo obrigada

  126. Fiz minha preparação para o dia 27/11 mas não consegui realizar por diversos motivos. Então queria saber adiar para o dia 08/12 ssem que precise repeti a preparação.

    • Natalino Ueda

      Caro Lucas,
      Se você fez toda a preparação, não é necessário repetir. Basta você fazer sua consagração no dia da Imaculada Conceição. Deus te abençoe e a Virgem Maria passe à frente em sua consagração.
      Natalino.

  127. Bom dia Natalino, Tenho algumas perguntas.
    – Se não foi combinado com o Padre celebrante da Eucaristia que me vou consagrar, em que momento depois da comunhão poderei ler a formula de consagração? Poderá ser depois que a missa termina? porque se for momento da acção de graça, o tempo poderá não chegar.

    – Se a minha preparação dos 33 dias terminar no meio da semana, por exemplo quanta feira, poderei esperar para sábado ou Domingo desta mesma semana para me consagrar, sabendo que deverei em confessar no mesmo dia da consagração?

    – Se forem mais que uma pessoa a se consagrar a leitura da formula da consagração é feita em conjunto (coro) ou individualmente; cada pessoa de cada vez?

    Obrigado!

    • Natalino Ueda

      Caro Adilio,
      – O ato de consagração pode ser feito depois da celebração da Snata Missa, sem problemas;
      – Você pode terminar antes a preparação, sem problemas. A Confissão pode ser feita no dia ou antes da consagração;
      – Quanto ao ato de consagração, pode ser feito pessoalmente, em voz baixa, ou em grupo todos juntos, em voz alta. Fazer uma pessoa de cada vez torna o momento cansativo. No caso da consagração feita em grupo, recomendo que todos façam juntos, em voz alta ou em voz baixa, dependendo do que for combinado entre os participantes e o Padre ou responsável de sua comunidade. Deus os abençoe e a Virgem Maria os ajude a preparar-se bem para a consagração.
      Natalino.

  128. Maria Eliane Silva

    Boa tarde,gostaria de comprar o tratado e o devocionário e a cadeia,hoje meu sonho para 2016 é ser consagrada a nossa mãe Maria
    Gostaria de saber onde compro o kit completo
    Obrigada,aguardo resposta

  129. Com quantos anos pode

    • Natalino Ueda

      Caro Carlos,
      A consagração pode ser feita a partir da idade da razão, ou seja, a partir dos sete anos de idade. Porém, também é necessário que a criança tenha recebido o Sacramento do Batismo. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  130. Quando a pessoa não tem primeira eucaristia e crisma, mas esta em processo de preparação, ela poderá fazer a consagração da mesma forma?

    • Natalino Ueda

      Cara Tainá,
      A princípio a pessoa pode se consagrar desde que seja batizada. Porém, isso seria para a criança que não tem idade para receber a Eucaristia e o Crisma. Para quem já tem idade, mas ainda não recebeu estes sacramentos, é recomendável recebê-los primeiro e estar com sua situação regular para depois fazer a consagração. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  131. Ola, Salve Maria! queria me informa qual é a data certa de consagração ?

    • Natalino Ueda

      Cara Daniela,
      Não existe uma data somente para aconsagração. Em Dezembro, algumas pessoas se consagram dia 8 (Imaculada Conceição), outras dia 12 (Nossa Senhora de Guadalupe). Se você já está preparada, uma data próxima é dia 18 (Nossa Senhora do Ó). Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a fazer bem sua consagração.
      Natalino.

  132. Gostaria de saber se posso me consagrar a Nossa Senhora das Graças, ou a Jesus misericordioso seguindo esses passos?? E usar a corrente??
    A paz!!

    • Natalino Ueda

      Cara Cristiane,
      A consagração que ensino nesta página não é a um título específico de Nossa Senhora, é a consagração a Jesus em Maria, ensinada por São Luís no Tratado. Quanto à consagração a Jesus Misericordioso, é também uma devoção à parte da consagração que ensinamos. Quando nos consagramos pelo método de São Luís Maria, nos consagramos às pessoas de Jesus e de Maria e não a um título, ou nome, deles. Você pode se consagrar no dia de um deles e continuar com a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Jesus Misericordioso, mas a consagração não se limita a esses dois títulos, pois é feita à pessoa de Jesus Cristo, Deus feito homem, e à pessoa da Virgem Maria, com todos os seus títulos. Qualquer outra dúvida entre novamente em contato. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  133. Quero me consagrar a Ela pois meu coração minha vida, td que tenho já não é meu e sim da Minha amada. Com a graça de Deus vou conseguir

  134. Olá, gostaria de me consagrar no dia do meu casamento 19/03 dia de São José esposo de nossa senhora… mas já vivo com meu “marido” posso fazer a consagração?

    • Natalino Ueda

      Cara Grazielle,
      Recomendo que você se case primeiro, pois para fazer a consagração é necessário estar em dia com todas as suas obrigações de fiel católica. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  135. Olá , a paz de Jesus e o amor de Maria esteja com vcs.
    eu gostaria de saber aonde posso conseguir o oficio para a consagração, eu estou terminando o livro e me falaram que preciso assinar um oficio que a gente imprime, mas não consegui encontra-lo ainda e peço ajuda .
    desde ja agradeço.

  136. eu tenho um livro TRATADO DA VERDADEIRA DEVOÇÃO A SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA e ele e de 2009 eu posso fazer por ele ou tenho que comprar outro.E tmb o que eu faço pra começar minha consagração pq ninguém que eu conheço nunca fez e eu posso fazer ela só ?

    • Natalino Ueda

      Salve Maria!
      Fico feliz por seu desejo de se consagrar a Virgem Maria. Quanto ao Tratado, qualquer uma das edições é válida. Por isso, não é necessário comprar outro. Você pode se consagrar sozinha, mas se tiver um acompanhamento de um leigo ou Padre é melhor. Segue um link com as instruções para fazer a consagração. No artigo, tem vários links com as explicações necessárias e vídeos para você conhecer melhor a consagração. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a fazer a consagração.
      Natalino.

  137. Olá, a paz!!
    Já acabei de ler o tratado, me apaixonei, e não vejo a hora de me consagrar. Estava vendo o calendário mariano, e vi que data mais próxima e a mais propícia seria dia 25/03 (Anunciação), porém este ano vai cair na sexta-feira da paixão. Gostaria de saber se posso fazer no sábado de aleluia no dia 26, ou se tenho que esperar até a próxima data mariana, e se sim, qual seria?
    Abraços
    a paz

    • Natalino Ueda

      Cara Paloma,
      Este ano, a Solenidade da Anunciação foi transferida para o dia 4 de Abril. Você pode se consagrar no Sábado, na Vigília Pascal, sem problemas, pois a consagração é a Jesus por Maria. É uma ótima data, mas a Anunciação é também uma data expressiva, já que na consagração, o principal mistério que contemplamos é o da Encarnação do Verbo. Deus abençoe sua preparação e a Virgem Maria a ajude a decidir a melhor data para se consagrar.
      Natalino.

  138. Emerson Alencar de Medeiros

    Olá.
    É possível uma pessoa casada consagrar-se ou deve ser apenas o casal?? Tenho interesse em me consagrar. Porém, não sei se minha esposa tem o mesmo desejo.
    Obrigado.
    Deus o abençoe.

    • Natalino Ueda

      Caro Emerson,
      Amém. Salve Maria! A consagração é pessoal, por isso não há necessidade do casal se consagrar. Você pode se consagrar primeiro, depois quem sabe ela se anima e se consagra também. Seria bom que os dois se consagrem, pois conhecendo a consagração poderão ajudar-se para viver bem a espiritualidade desta devoção. Primeiramente converse com ela, mostre o Tratado ou alguma palestra sobre a consagração, e veja se há interessa de sua parte. Deus te abençoe e a Virgem Maria passe à frente.
      Natalino.

      • Obrigado pelas informações Natalino.
        Adquiri semana passado o livro. Fiz o pedido no site da fraternidade Arca de Maria, ao qual o senhor indicou em comentários aqui no blog. Porém, não recebi nenhuma confirmação a respeito da visualização do meu depósito bancário. Já mandei vários e-mails pedindo informações, mas eles não responderam nenhum. Queria a confirmação do pagamento e o aviso de envio dos livro, o qual eu espero ansiosamente para receber e iniciar a leitura. Espero que tudo caminhe bem. Nossa Senhora passe à frente.
        Deus o abençoe.

  139. Olá. A Paz de Jesus e o Amor de Maria.
    Vou me consagrar esse Ano, estou em preparação, ja li o tratado, assisti as aulas do Padre Paulo Ricardo, mas tive uma dúvida em relação a escolha de um título a Nossa Senhora que devemos mos consagrar. Senti sinais muito forte de Nossa Senhora do Silêncio, mas tenho duvidas de encontrar a historia dela, o dia… queria uma ajuda e saber se Nossa Senhora Virgem do Silêncio é um título a Nossa Senhora?! creio que sim

  140. maria de cassia lima

    a paz de Jesus e o amor de Maria para ti eu quero muito me consagra , comecei a ler o tratado , como tenho um problema de visão tive que parar de ler mas anseio para conseguir acabar de ler e fazer a minha consagração, Deus vos abençoe obrigado pela sua orientação

  141. Olá. A Paz de Jesus e o Amor de Maria.
    Vou me consagrar esse Ano, estou em preparação, ja li o tratado, assisti as aulas do Padre Paulo Ricardo, mas tive uma dúvida em relação a escolha de um título a Nossa Senhora que devemos mos consagrar. Senti sinais muito forte de Nossa Senhora do Silêncio, mas tenho duvidas de encontrar a historia dela, o dia… queria uma ajuda e saber se Nossa Senhora Virgem do Silêncio é um título a Nossa Senhora?! creio que sim

    • Natalino Ueda

      Cara Danielle,
      Fico feliz por sua consagrção a Nossa Senhora. No entanto, não se preocupe com título, pois a consagração não é feita a um título mas à pessoa da Virgem Maria. Penso que é importante se consagrar numa data mariana, mas isso não signfifica que você está se consagrando àquele título. Quanto ao título de Nossa Senhora do Silêncio, existe mas não é muito conhecido. Que Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a se preparar bem para fazer a consagração.
      Natalino.

  142. Genivaldo Fernandes da Silva

    Bom dia!
    Salve Maria
    Ah 2 anos que ouço falar sobre, a consagração a Nossa Senhora pelo metodo de São Luiz G. De M. Tenho amigos que ja se consagraram ano passado, eu não tive a oportunidade de fazer ganhei o Tratado da Verdadeira Devocação a Santissima Virgem Maria em um acampamento. Inicie os estudo dia 14 de fevereiro desse ano a minha consagração sera (dia 13 de maio dia de Nossa Senhora de Fátima) .
    Estou receoso de que não tenho como participar das formações para a consagração, pois na minha cidade não tem nehum grupo !
    Me indicaram pra ver um link sobre a preparação para a consagração feito pelo Pe. Ricardo., e não conseguir ver todo.
    Mesmo assim posso me consagrar?
    Fico feliz ! E renovado de que chegue esse dia!
    Espero qur me responda!
    Salve Maria um grande abraço
    Totus Tuus Mariae!
    Genivaldo!

    • Natalino Ueda

      Caro Genivaldo,
      Procure pelo menos ler o Tratado todo e fazer as orações preparatórias. Nelas, peça a graça de compreender a consagração e faça sua consagração. Pois, a consagração é o início de um caminho de conversão e de configuração a Jesus Cristo, com o auxílio materno da Virgem Maria. Segue um link com algumas explicações úteis ´para você fazer a cponsagração: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-a-maria-passo-a-passo/
      Não tenha medo, porque você está se entregando à sua Mãe! Deus te abençoe e a Virgem Santíssima te ajude a preparar-se bem para fazer sua consagração.
      Natalino.

  143. Gustavo Silva Santos

    oi bom dia,eu renovei minha consagração hoje dia 25/03 dia da anunciação,mas também caiu na sexta feira da paixão,me falarão q por esse acontecimento ser raro,por ser raro me falarão que quem consagrasse ou renovasse a consagração a Maria no dia de hoje,ganharia a indulgencia plenaria,fiquei em duvida com relação a isso e queria saber se é mesmo real,grato!

    • Natalino Ueda

      Caro Gustavo,
      Salve Maria. Parabéns pela sua consagração. A indulgência plenária não está relacionada com a consagração ou com a coincidência das duas celebrações (Anunciação e Paíxão do Senhor), mas pode ser recebida em toda Vigília Pascal. Podemos receber a indulgência plenária na Vigília Pascal se renovarmos nossas promessas batismais, o que fazemos durante a celebração e, depois da celebração, rezarmos um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória, pelas intenções do Santo Padre. Essas orações podem ser feitas até mesmo depois de alguns dias. Assim, se você não fez, pode ainda fazer e receber a indulgência.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a viver bem sua consagração.
      Natalino.

  144. Ola. Queria saber se consagrar a Maria já audulto tem padrinhos.

    • Natalino Ueda

      Cara Hevila,
      Salve Maria! Para fazer a consagração não há padrinhos, mas apenas uma testemunha, e ainda assim não é obriogatório. Mas, apenas se você quiser que uma pessoa que já é consagrada assine como testemunha o seu ato de consagração.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  145. Guilherme Mateus Bousada

    Salve Maria!

    Desconheço a procedência das recomendações de escrever a Consagração com o próprio punho, assiná-la, entregar para um Padre assinar ou uma testemunha… São boas práticas, mas no próprio Tratado não me lembro de tê-las lido como necessárias. Digo-o porque uma amiga veio me perguntar sobre essa necessidade. Talvez fosse melhor distinguir o essencial do acessório, o que faz parte do que é apenas sugestão. Afinal, a Consagração é um modo de se viver, muito mais do que a recitação da fórmula em si. Deus e a santíssima Virgem abençoem o trabalho que vocês estão fazendo. Grande abraço!

  146. Jônata Oliveira

    A fórmula a ser escrita em punho como devo fazer?

    • Natalino Ueda

      Caro Jônata,
      Salve Maria! Segue o link da fórmula de consagração:
      http://consagrate.com/download/CONSAGRACAO-A-JESUS-CRISTO.pdf
      A fórmula pode ser escrita a mãe ou impressa. Esclarecemos que quando a escrevemos à mão é um sacrifício agradável a Jesus e a Maria e também mais meritório, ou seja, tem um valor a mais do que quando a imprimimos.
      Caso tenha mais gluma dúvida, por favor, entre em contato.
      Natalino.

  147. Bom dia , eu gostaria de fazer

  148. Precisa usar corrente e cadeado na consagração ?

    • Natalino Ueda

      Caro Luiz,
      Salve Maria!
      As correntes, ou outro sinal, não são obrigatórias, mas são meritórias, ou seja, têm valor diante de Deus para quem as usa. Além disso, são abençoadas, por isso, tornam-se um sacramental, e como tal, são um sinal visível da graça. Mais ainda, nos ajudam a recordar que somos consagrados, por isso, nos ajudam a viver melhor a consagração. Para saber mais, clique neste link: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-e-o-uso-das-correntes/
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  149. Olá. Tenho uma dúvida, essa consagração não é a mesma que fazemos quando batizamos um bebê ou adolescente e pedimos um padrinho ou madrinha para consagrar ou representar ( não sei). Morava em Minas Gerais e lá eles falavam que era consagracao, só que nao tive nenhuma preparacao especial, nao li esse livro e nao uso a corrente, ate pouco tempo atras nao sabia que a consagracao era assim, ai estou confusa sou ou nao consagrada a Maria?

    • Natalino Ueda

      Cara Camila,
      A consagração feita no Batismo não é a mesma consagração que São Luís Maria ensina no Tratado da Verdadeira Devoção. Você pode ter sido consagrada quando criança e isso é muito bom, mas a consagração segundo o Tratado é outra coisa. Procure conhecer o Tratado e você verá que a consagração é um caminho de santificação extraordinário. Porém, exige também um compromisso de nossa parte. Que Deus te abençoe e a Virgem Maria te conduza hoje e sempre.
      Natalino.

  150. Vinicius Fernandes

    Boa noite natalino!

    Comprei e li o livro de s. Luiz monfort, fiz a preparação de trinta dias, me confessei e me consagrei apos a eucaristia, conforme orientações do livro e deste blog, mas não busquei orientação do padre. Fiz tudo sozinho, inclusive minha carta de consagração, apenas eu assinei. Há algum prejuízo em se consagrar sozinho?

    • Natalino Ueda

      Caro Vinicius,
      Salve Maria! A consagração a Virgem Maria é uma entrega total a Jesus Cristo, pelas mãos da Virgem Maria. Por isso, ainda que você não tenha recebido orientações de outras pessoas, se você estudou e principalmente buscou a intimidade com Jesus e Maria, não vejo problema em você ter se consagrado sozinho. Eu particularmente me consagrei sozinho, apenas vendo os vídeos do Padre Paulo Ricardo e lendo o Tratado e mais alguns textos à parte. Penso que tudo depende da sua entrega. Quanto mais profunda e sincera, mais será frutuosa a sua consagração. Por estas razões, não vejo que você tenha com que se preocupar com o que já passou, mas agora é o tempo de viver bem a consagração. Isso também te ajudará a perceber se houve prejuízo. Se a consagração já está produzindo frutos em sua vida, então é porque você viveu bem sua preparação. Mas, se nada mudou, penso que você deve agora se aplicar e viver mais intensamente a sua consagração, para compensar o que você não conseguiu viver na sua preparação.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a preseverar em sua consagração.
      Natalino.

  151. Olá!
    Gostaria de saber como deve ser feita a confissão em preparação a consagração

    • Natalino Ueda

      Salve Maria!
      Cara Rafaela, a confissão em preparação para a consagração deve ser preparada com um bom exame de consciência, seguido de um profundo arrependimento dos pecados cometidos. Pode-se inclusive fazer uma “confissão geral” dos pecados graves cometidos durante a vida (os mais graves). Deve-se fazer um firme propósito de romper com os pecados mortais e de lutar contra os pecados veniais. A partir dessa preparação, faz-se uma boa confissão, cumpre-se a penitência dada, e você estará preparada para fazer sua consagração a Virgem Maria.
      Para lhe ajudara fazer uma boa confissão, recomendo esta aula do Padre Paulo Ricardo:
      https://padrepauloricardo.org/episodios/a-ultima-confissao
      Deus te abençoe e a Nossa Senhora lhe ajude a fazer uma boa confissão!
      Natalino.

  152. Posso me consagrar sem ter feito ainda a crisma, e posso me consagrar com 13 ou 14 anos ?

  153. Olá, posso me consagrar no dia da Assunção de Nossa Senhora? E se eu posso adiantar minha Consagração.

    • Natalino Ueda

      Salve Maria,
      Caro Alisson, você pode escolher outra data para se consagrar, como Nossa Senhora do Carmo, que é celebrada no dia 16 de Julho, mas tenha em conta uma coisa: pense que você terá que renovar a cosagração todo ano. Por isso, veja uma data que seja mais fácil para fazer a renovação. As solenidades e festas móveis não são indicadas para pessoas que tem dificuldade de participar da Santa Missa em dias de semana. Para saber mais, leia este artigo:
      http://blog.cancaonova.com/tododemaria/que-dia-fazer-a-consagracao/
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a consagrar-se inteiramente a ela.
      Natalino.

  154. Boa Tarde….
    Tenho umas duvidas sobre a consagração.
    Alguém poderia me ajudar?

    • Natalino Ueda

      Cara Edijane,
      Quais são as suas dúvidas. No lado direito há varios artigos com respostas à maioria das perguntas que surgem sobre a consagração.
      Deus te aben~çoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  155. GUSTAVO FERREIRA

    Olá! Salve Maria Santíssima! Falta apenas algumas páginas para eu terminar de ler o tratado e me sinto com uma ansiedade enorme para me consagrar. Será que eu já poderia começar a minha preparação para se consagrar no dia 8 de Julho?

    • Natalino Ueda

      Caro Gustavo,
      Se você terminar de ler o Tratado pelo menos trinta dias antes, é possível fazer a consagração no dia 8 de Julho.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a se preparar bem para fazer a consagração!
      Natalino.

  156. A partir de quantos anos pode se consagrar a Maria ? Obs:tenho 14

    • Natalino Ueda

      Cara Thâmara,
      A partir dos sete anos já se pode fazer a consagração a Jesus por Maria, desde que a criança seja batizada, tenha feito a primeira comunhão e esteja devidamente preparada.
      Natalino.

  157. Se eu me consagrar em uma missa, e ano que vem ao renovar a consagração não tiver disponibilidade em ser em uma missa, pode ser renovado mesmo assim?

    • Natalino Ueda

      Caro Sérgio,
      Tanto a consagração como a renovação, devem ser feitos preferencialmente na Santa Missa ou logo depois, num momento de ação de graças. Porém, caso não seja possível, a consagração ou a renovação podem ser feitas em um moemnto privado, numa capela ou diante de uma imagem de Nossa Senhora.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a preparar-se bem para fazer a consagração.
      Natalino.

  158. Rafael Leal Lessa

    Qual o tempo estimado para fazer a consagração?

    • Natalino Ueda

      Caro Rafael,
      As orações preparatórias são pelo menos trinta dias, mas antes é necessário ler o Tratado, e isso dependerá de você.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  159. Marcos Vinícius

    Tenho vontade de me consagrar mas tenho medo de nao fazer tudo certinho tenho dúvidas nao quero magoar o coracao de maria o que devo fazer???

    • Natalino Ueda

      Caro Marcos Vinícius,
      Você está com medo de se consagrar porque não conhece o que é a consagração. Quando conhecemos a essência da consagração, percebemos o quanto Nossa Senhora nos toma pela mão e nós leva a seu filho. Temos medo, pois colocamos a nossa confiança em nós mesmo e não na Virgem Maria. Para saber mais, recomendo que assista as palestras deste link:
      http://blog.cancaonova.com/tododemaria/nos-passos-de-joao-paulo-ii/
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde!
      Natalino.

  160. Boa noite, tive interesse em procurar pessoas que ja fizeram a consagração a Nossa Senhora,estou lendo o livro” Tratado”, é lindo….Sinto interesse, ate mesmo vontade de me consagrar a Mãe, pois mesmo quando estava afastada de Jesus, minha devoção por ela era inabalavel, mesmo diante de tantos os pecados, retornei ao Filho e converti minha vida, porém hoje sou do Fllho e sinto desejo imenso de ser Dela, mas conheci algumas pessoas que se consagrarão e me disseram das batalhas são extremamentes mais pesadas, fiquei com receio, até mesmo medo, sinto que quando nos consagramos, no mundo espiritual Ela coloca uma armadura sobre nós…. Sabe não sei o que faço ao desejo, porém o medo…..Por favor me orientem….Me deem seus testemunhos de quem já se consagrou……Obrigada, Paz de Jesus………

  161. Juliana Simões Bueno

    Vou me consagrar, gostaria de saber se no primeiro dia da consagração posso ter um nome espiritual acrescentando MARIA e JESUS ao meu primeiro nome, como faço?

    • Natalino Ueda

      Cara Juliana,
      Sim, é possível adotar essa prática da mudança do nome. No entanto, recomendamos que procure um bom diretor espiritual para lhe orientar bem, para que assuma os sagrados nomes de Jesus e Maria com a devida preparação.
      Natalino.

  162. Ola, vou me consagrar e estou com duvida de que parte devo escrever na folha que sera lida no dia de minha consagração e assinada por mim e pelo sacerdote,
    vcs podem me ajudar

  163. Estou na segunda semana de preparação e terá um retiro de consagração coletiva, porém marcada para quase um mês depois que eu termino a minha preparação eu poderia aguardar ? Ou tenho que me consagrar logo depois da preparação?

    • Natalino Ueda

      Cara Laura,
      Você poderia esperar, sem problemas. Mas, seria bom que você se mantesse em oração, o Rosário diário, e alguma penitência para esse tempo, pois é sempre bom vigiar. Além disso, seria bom se fizesse uma boa confissão pouco antes antes da consagração.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  164. Daniel Rodrigues

    Boa tarde Natalino,a paz do Senhor e o amor de Maria.
    Me consagrei ano passado,no dia 12/08,com a intenção de me consagrar ao titulo de nossa senhora aparecida ,porém,a pouco tempo conheci a história de nossa senhora do pilar,e gostei muito, e ainda descobri que a data é também no dia 12/08.
    Por isso em minha renovação deste ano quero fazer com a intenção de me consagrar de forma especial ao titulo de nossa senhora do pilar
    Sei que pode parecer uma pergunta boba pelo fato de se tratar também do dia 12 , mas quero ter a certeza de que oque estou fazendo é correto.
    Desde já agradeço
    Paz e benção

    • Natalino Ueda

      Caro Daniel,
      Salve Maria!
      A consagração não é feita a um título da Virgem Maria, mas à sua pessoa. Sendo assim, devemos honrar todos os títulos de Maria, especialmente aqueles mais significativos e importantes para a Igreja como um todo. No entanto, isso não impede que você tenha uma devoção especial a Nossa Senhora do Pilar.
      Deus te abençoe e Nossa Senhora do Pilar te ajude a preparar-se bem para renovar sua consagração.
      Natalino.

  165. como consagrar meus filhos a Nossa Senhora… um de 38 e outro de 40 anos nao sei como fazer esta consagracao..

  166. Santo dia
    A paz!
    gostaria de tirar uma duvida, já sou consagrada a nossa senhora, na época escolhi o titulo de nossa senhora rosa mistica, mais não consigo achar em nenhum lugar a medalha de nossa senhora rosa mistica, tem problema eu colocar em minha cadeia a medalha de outro titulo? ex: nossa senhora Aparecida? tenho medo de colocar e ser errado e estar ofendendo nossa senhora!
    Deus abençoe!

    • Natalino Ueda

      Cara Laura,
      A consagração segundo o método do Tratado de São Luís Maria não é feita a nenhum título da Virgem Maria, mas à sua pessoa. Por isso, normalmente nem se usa uma medalha como sinal da consagração, mas somente uma corrente. Se quiser pode usar uma medalha também, mas apenas como objeto de devoção. Aconselho que a corrente seja o seu sinal da consagração, pois ela simboliza muito melhor a nossa escravidão a Virgem Maria.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  167. Fernanda Kallyelem

    Bom queria ser devota imaculada a Maria, mas não sei como. Frequento uma comunidade mas nunca tive aquela coragem de perguntar por não falar muito, mas preciso falar com o meu coordenador sobre isso para conseguir aquela corrente que um imaculado usa??

  168. Oi Natalino, tenho muita vontade em me consagrar a Nossa Senhora, porém acho que não posso. Pois namoro há 4 anos. Vamos noivar somente daqui uns 2 anos. Quero saber se posso agora. Mas se ñ puder agora, eu esperarei pra depois do casamento. Obrigada.

    • Natalino Ueda

      Salve Maria!
      Se você vive um namoro casto, segundo a vontade de Deus, você pode se consagrar normalmente. Esse viver um namoro casto não significa que ser irrepreensível e nunca cair. Mas, é necessário um reto propósito de busca pela santidade. Mas, se não há esse propósito, é melhor esperar receber o sacramento do Matrimônio.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  169. Estou separada do meu marido, em processo de divórcio, estou sentindo forte em meu coração o desejo de me consagrar, Não tenho relacionamento com ninguém, pretendo me manter na castidade, posso me consagrar estando separada?

    • Natalino Ueda

      Cara Cleidiomar,
      Se você tem esse firme propósito de ser fiel aos compromissos do seu Batismo, cumprindo os mandamentos de Deus e da Igreja, você pode se consagrar normalmente, mesmo sendo separada. A consagração lhe ajudará a ser fiel a Jesus Cristo.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  170. Bom dia

    Quero me consagrar, mas não tem ninguém aqui na minha cidade que vai se consagrar ou renovar, posso me preparar sozinha e me consagrar sozinha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com