As três Ave-Marias

As três Ave-Marias

Você sabia que o padre Jonas, ainda jovem, quando entrou para o seminário, tinha uma dificuldade enorme de viver a pureza? Ele também enfrentou as dificuldades naturais de um jovem adolescente que renuncia aos desejos próprios do amor humano. Infelizmente, como ele mesmo conta, os ruídos do mundo nos atrapalham e, às vezes, até nos ensurdecem. Acabamos não entendendo ou não ouvindo a voz de Deus.

Fui para o seminário muito menino, com 13 anos. Naquele tempo, o costume era esse. Quando cheguei lá, deparei-me com uma vida de pureza e a insistência justa para que vivêssemos assim. Mas, infelizmente, trouxe comigo todas as consequências da minha infância de menino na periferia de São Paulo. Graças a Deus, tinha uma boa família, contudo, próximo a minha casa e ao colégio onde estudava, haviam os meninos de rua, e aprendemos muita coisa errada. Fui para o seminário nesta situação.”

Uma simples, porém poderosa oração

Mas como responder ao chamado de Deus em meio ao barulho e a tantos ruídos? Para vencer essas e outras dificuldades, monsenhor Jonas nos ensina que, desde “menino” ou jovem, afinal não importa a idade, não importa o tamanho do ruído, sempre precisaremos de ajuda para escutar e responder ao chamado de Deus. Essa é a Sabedoria de Deus para nós: contar com um auxílio, uma orientação.

Jovem seminarista Jonas

Jovem e ainda seminarista, Jonas e um amigo no Seminário em Lavrinhas/SP

“Tinha uma dificuldade enorme de viver a pureza; não tinha maldade, mas sim fraqueza. Quando o meu diretor percebeu minha sinceridade, ainda naquele primeiro ano, ele me disse:

‘Faça isso: consagre-se a Nossa Senhora e, todos os dias, antes de se deitar, ao pé de sua cama, reze três Ave-Marias e você vai ver como Ela lhe dará a vitória.’ Com aquela simplicidade de menino – que queria vencer e não tinhas forças –, agi conforme a orientação do meu diretor. Dou graças a Deus, pois, com 13 anos, eu me consagrei a Nossa Senhora.”

Maria, nossa Mãe e Mestra

Diante de tantos ruídos a sua volta e de dificuldades para ouvir o chamado de Deus, você já pensou em se consagrar a Nossa Senhora? Do alto da Cruz, Jesus deu a Sua Mãe ao discípulo mais jovem, João. Na Bíblia diz: “Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava (representando cada um de nós), disse a Mãe: “Mulher, eis aí o teu filho!”. Depois, disse ao discípulo: “Eis aí a tua mãe!”. A partir daquela hora, o discípulo a acolheu no que era seu; ele se tornou filho dela. A partir daquele momento, o discípulo a acolheu consigo, em si mesmo, na casa do seu coração. Ele passou a viver com Maria todas as realidades de sua vida. Não para condená-lo, julgá-lo ou apontar para ele onde deveria mudar. Não! Ela é Mãe e cuida de seus filhos.

“Hoje, isto é o que temos a dizer a todos aqueles que querem lutar e vencer, a todos aqueles que se sentem sozinhos e não são capazes de vencer.”

Digo a você: não deixe para depois. Faça hoje. Faça como João Paulo II fez: “Totus Tuus”. Será como um nome novo que assumimos: “Todo teu”. Consagre-se a Ela. Hoje, consagrar-se é justamente colocar-se ao lado dela, entregar-se a Ela. É ser uma criança que se confia ao coração dela, que se joga em seus braços, que se põe debaixo de seu manto… Tenha a certeza de que você vencerá!  Aprendi, graças a Deus, ainda na minha meninice: realmente, Ela é “Auxiliadora dos Cristãos”, a vitoriosa das batalhas de Deus.  

Jovem rezando à Nossa Senhora

As três Ave-Marias: uma simples, porém poderosa oração

Na sua luta pessoal contra o pecado, na sua luta para ser cidadão do céu, para imunizar-se de todo o pecado, você precisa dela como Mãe, protetora, advogada. Já consagrei toda a Canção Nova aos seus cuidados. Já consagrei você aos cuidados de Nossa Senhora Auxiliadora! 

Consagre-se também a Ela! Meu filho, minha filha, você não quer, antes de se deitar, como última mensagem a Ela, ali ao pé da cama, rezar três Ave-Marias? É um pedido de pai. Você pode experimentar a partir de hoje: mesmo quando já for madrugada, antes de se deitar, faça isso!  Ali, ao pé da cama, reze as três Ave-Marias, renovando a sua consagração. Você verá – como eu vi na minha vida de menino – a vitória de Maria na sua vida.”

Você experimentará a vitória de Deus; a vitória que Ela vai lhe dar, porque Deus a escolheu para estar à frente do exército daqueles que querem vencer.

“Você nem imagina! Maria, a Auxiliadora dos cristãos, a vitoriosa das batalhas de Deus, assumiu você como assumiu a mim naquele tempo de menino, como assumiu meu sacerdócio, como deu vitória a mim e a toda a Canção Nova. É a força da consagração! Sim!”

Maria sempre se antecipa

A força do “sim” de Maria

Consagre-se a Maria, Mãe de Jesus

Faça você também, como o padre Jonas, a sua oração de consagração a Nossa Senhora, e deixe que a Mãe o ajude ouvir a voz do Senhor.

“Sim, Nossa Senhora! Eis-me-aqui. Estou aqui pessoalmente. Quero me consagrar, dizendo: Sou todo teu. Agora, como criança necessitada, jogando-me no teu colo, atirando-me nos teus braços, apoiando-me no teu coração e me escondendo debaixo do teu manto de Mãe, te dizendo: Eu te pertenço, Maria. Sou teu. Todo teu. Coloco-me debaixo da tua proteção. Renovo, hoje, a minha consagração, Maria, Mãe de Jesus. És minha Mãe. És minha Mestra. És minha Senhora… Senhora que comanda a minha vida e a da Canção Nova. Eu estou totalmente entregue, totalmente dependente daquela que é a minha Senhora, daquela que é a minha Mestra, a minha Mãe. Eu consagro a mim e a minha Família Canção Nova… Sim, Maria, eu apresento cada um… São as pessoas que eu recebi de Deus para cuidar. Consagro-te cada uma delas. Consagro-as a ti, Maria, Mãe de Jesus. Amém!”

(Consagração do padre Jonas a Nossa Senhora em maio de 1996)

Seja qual for o ponto em que você estiver em sua vida, consagre-se a Nossa Senhora e peça para que ela o conduza e o ajude a responder ao chamado de Deus. E se você estiver atraído pela Canção Nova, escreva para nós: vocacional@comunidadecancaonova.com

Fonte: Somos totalmente marianos, ND 1324 a 1332

Comments

comments