Ainda tens medo de morrer. O medo está relacionado com o receio de não seres amado. As tuas perguntas: “Amas-me?” e “Tenho que morrer?” estão profundamente ligadas. Interrogavas-te quando eras criança e ainda te interrogas-te quando eras criança e ainda te interrogas.
À medida que te capacitas de seres completa e incondicionalmente amado, também te apercebes que não tens que temer a morte. O amor é mais forte que a morte; o amor de Deus já te envolvia antes de teres nascido e permanecerá após a tua morte.
Jesus chamou-te desde o momento da tua concepção no ventre da tua mãe. É tua vocação para receber e dar amor. Mas sentes desde o princípio a força da morte. Ela atacou-te durante todo o teu amadurecimento. Tens sido fiel à tua vocação, ainda que muitas vezes te tenhas sentido esmagado pelas trevas. Sabes agora que essas forças soturnas não terão nenhum poder final sobre ti. É a vitória de Jesus, que te chamou. Ele venceu por ti as forças da morte para que tu pudesses viver em liberdade.
Tens que assumir essa vitória e não viver como se a morte ainda te controlasse. A tua alma conhece essa vitória, mas a tua mente e as tuas emoções ainda não a aceitaram completamente. Continuam a lutar. Neste aspecto continuas a ser uma pessoa de pouca fé. Confia na vitória e deixa que as tuas emoções e a tua mente se convertam gradualmente à verdade. Experimentarás nova alegria e nova paz à medida que deixares essa verdade chegar a cada canto do seu ser. Não te esqueças: a vitória foi conquistada, as forças da morte já não governam, o amor é mais forte do que a morte.
Henri Nouwen ( A Voz Íntima do amor)