Dia Mundial da Vida Consagrada

A Igreja celebra hoje, 2, a festa da Apresentação de Jesus no Templo e, por inspiração desta celebração, também o Dia Mundial da Vida Consagrada, proclamado pelo Papa João Paulo II.

A liturgia celebra a experiência de Maria, que, em obediência à lei, foi ao Templo passados quarenta dias do nascimento de Jesus, para apresentá-lo ao Pai e cumprir o rito da própria purificação.

O Papa Bento XVI recordou no Ângelus deste domingo, 1º, que a festa da Apresentação de Jesus no Templo é o momento em que “se manifesta a consagração de Jesus a Deus Pai”. E anunciou que, ao fim da Missa da Festa da Apresentação, cuja celebração será na Basílica de São Pedro pelo Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, dirigirá uma saudação aos consagrados presentes.

O Santo Padre convidou todos os presentes na oração do Ângelus a “dar graças ao Senhor pelo precioso dom destes irmãos e irmãs, e a pedir-Lhe, por intercessão de Nossa Senhora, muitas novas vocações, na variedade dos carismas de que é rica a Igreja”.

Instituição da data

O Dia Mundial da Vida Consagrada, 2 de Fevereiro, estabeleceu-se a partir de 1997, após a Exortação Apostólica Pós-sinodal “Vita consecrata”, assinada por João Paulo II em 25 de Março de 1996. O documento reflete sobre a vida consagrada e sua missão na Igreja e no mundo.

“Ao longo dos séculos nunca faltaram homens e mulheres que, dóceis ao chamado do Pai e à moção do Espírito, elegeram este caminho de especial seguimento de Cristo, para dedicar-se a Ele com coração ‘indiviso’ (1 Co 7, 34)”, recorda João Paulo II na introdução de “Vita consecrata”. E depois define-a como “Dom de Deus Pai à sua Igreja por meio do Espírito”.

Comments

comments