Eu sou uma missão no mundo

Eu sou missão

No IV Domingo depois da Páscoa, a Igreja instituiu o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Neste ano, o Papa Francisco, em sua Mensagem para 60º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, nos fala que “não há vocação sem missão. E não há felicidade e plena autorrealização sem oferecer aos outros a vida nova que encontramos”. 

A Missão específica da Canção Nova é comunicar Jesus Cristo e a vida nova que Ele nos trouxe. Nós somos uma comunidade de vida apostólica. Vivemos em função da missão de evangelizar. Reunimo-nos em comunidade por causa da missão. Assumimos e desempenhamos os vários trabalhos por causa da missão.

“Quem está disposto a deixar a sua casa, a sua família, os seus estudos, o seu trabalho, até mesmo o seu namoro e vir viver em comunidade e fazer o trabalho de evangelização que eu faço?”

Estas são as palavras proferidas pelo padre Jonas, palavras fundantes, ou seja, que deram origem à Vocação Canção Nova. Ele mesmo conta, em seu livro Eu acredito em Milagres, como tudo aconteceu: “Era 1977,  já fazíamos catecumenatos. Um deles estava programado para acontecer na Festa de Cristo Rei, durante todo um fim de semana prolongado”.

Dia do Chamado

Qual é a conexão entre o Dia Mundial de Oração pelas Vocações e a Festa de Cristo Rei para a Comunidade Canção Nova? Antes de responder essa pergunta, vamos dar uma dica: o que une esses dois acontecimentos é a RESPOSTA. A resposta??

Na Canção Nova, desde este dia, deste fato que aconteceu na Solenidade de Cristo Rei, em 1977 – não há uma data fixa no calendário, pois acontece sempre no último Domingo do Tempo Comum, o penúltimo domingo do mês de novembro –, esse é “O Dia que o Senhor preparou para nós” que somos Canção Nova, como canta o salmista no Salmo 117/118.  Neste dia, celebramos o nascimento do Dom Canção Nova:  Dia do Chamado.

Na Casa de Maria, em Queluz (SP), ainda hoje preservamos o local, a sala onde padre Jonas proferiu essas palavras, e também foi batizada como Sala do Chamado. E por que fazemos isso? Para fazermos memória do Chamado de Deus em nossa vida. Memória do dia em que se atualizou o chamado em nossa vida.

O Dia que o Senhor chamou cada um de nós e fez arder em nosso coração o desejo de deixar tudo e viver em comunidade, fazer o mesmo que o padre Jonas fez. Foi neste dia, nesta sala, que o padre Jonas lançou o convite aos primeiros jovens. E como somos um Dom Coletivo, aquele dia se atualiza em cada um que é chamado à vocação Canção Nova.

O som da Sua Voz

Monsenhor Jonas continua contando, no livro Eu acredito em Milagres, que, naquele final de semana, iria pregar um encontro, daqueles que sempre aconteciam em Queluz. Aparentemente, a novidade que Deus lhe inspirava era o novo método de ler a Bíblia. Ele tinha se preparado para ensinar aos jovens a fazer o estudo diário da Palavra de Deus com um método novo. Depois, chamou-se ‘A Bíblia foi escrita para você’, mas, na ocasião, ainda não tinha nome.

“Fui com muitos cartazes, para esclarecer o que eu precisava mostrar na palestra, tudo preparado para expor aquela metodologia aos jovens. Embarquei no Trem de Aço em Lorena. Meia hora depois, estaria em Queluz. Era mais prático, não precisava que ninguém me levasse.”

Padre Jonas revela que, nesse percurso, Deus foi falando ao seu coração e o convencendo a fazer algo que ele não tinha pensado antes: convidar os jovens a abrir mão de tudo, deixar casa, família, trabalhos, estudos e até namoro para dar um ano para Deus na Canção Nova, vivendo em comunidade. Para ele, aquilo era uma coisa tão sem propósito, tão impensada e impossível de ser realizada, que ele conversava com Deus e debatia durante a viagem dizendo que ninguém aceitaria.

Pouco antes de desembarcar em Queluz, Padre Jonas resolveu encerrar a sua conversa com Deus dizendo em oração: “Está bem. Vou fazer o apelo. Agora, se aceitarem, é sinal que o Senhor quer. Porque é uma coisa tão impossível que ninguém vai concordar”. Na verdade, ele não tinha dimensão de que Deus estava fazendo um Chamado. Deus fazia emergir, naquele convite, a Vocação Canção Nova. Não foi algo planejado, em seu coração existia desconfiança e incredulidade, mas ele decidiu arriscar, e ele foi o primeiro a responder.

Frase do Padre Jonas pintada a mão na Sala do Chamado – Queluz/SP

A resposta ao Chamado

O Encontro começaria naquela noite, e ele faria a primeira pregação. Como era o fim de semana de Cristo Rei, Padre Jonas pregou sobre o senhorio de Jesus. Sem que ele imaginasse, a pregação preparou os corações para que ele lançasse a proposta aos jovens.

Quem está disposto a dar um ano da sua vida para Jesus? Deixar sua casa, sua família, estudos, trabalhos, e vir para a Canção Nova viver um ano inteiro de formação para servir melhor a Deus? Só que é preciso ter permissão dos pais. Pode ser que eles não entendam, mas vão ter de autorizar. Quem estiver disposto, fique em pé.

Para o seu espanto, quase todos que estavam naquela sala se levantaram. Então, ele pensou que ninguém tinha entendido nada, e fez todos se sentarem, explicou com mais detalhes como seria e perguntou pela segunda vez: “Será preciso deixar tudo e viver em comunidade. Quem está disposto? Deixar sua casa, sua família, estudos, trabalhos e vir morar em comunidade e fazer o que eu faço com vocês”.

Vocação é Graça

Naquela viagem de trem entre Lorena e Queluz, mesmo desconfiado e sem entender o que Deus lhe pedia,  decidiu lançar o apelo. Como naquele dia em Cafarnaum, na coletoria de impostos, Mateus decidiu deixar tudo para seguir Jesus. Como no Mar da Galileia, depois de uma noite inteira de fracassos, Pedro, mesmo incrédulo, jogou as redes. Vocação é Graça, pois é uma iniciativa de Deus. Ele nos chama quando e onde quer. Mas, ao mesmo tempo, Vocação é resposta.

“É uma combinação entre a escolha divina e a liberdade humana” (Mensagem do Papa Francisco para 60º Dia Mundial de Oração pelas Vocações). Mas Deus sempre nos dá uma ajudinha. Ele nos dá algumas dicas para que nós possamos distinguir o som da Sua voz. Durante a nossa vida, Deus “de alguma forma nova, ilumina a nossa inteligência, infunde vigor na vontade, enche-nos de admiração e faz arder o nosso coração”.

Vocação é Missão

O Chamado é uma experiência que não se pode abafar. A I Carta de S. João começa assim: “O que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram relativamente ao Verbo da Vida (feito carne) (…), isso vos anunciamos (…) para que a nossa alegria seja completa” (1, 1.3.4). “Eu sou uma missão nesta terra e para isso estou neste mundo” (Exort. ap. Evangelii gaudium, 273).

A nossa missão “não nasce das nossas capacidades, intenções ou projetos, nem da nossa vontade, do nosso esforço de praticar as virtudes, mas duma profunda experiência com Jesus.”

Vocação Canção Nova

A Canção Nova é fruto da experiência pessoal com Jesus e do Batismo no Espírito Santo, vividos pelo padre Jonas. Naquela viagem de trem, Deus lhe revelou a missão. Podemos até dizer que aquela viagem foi uma viagem de envio. Papa Francisco, na Mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, ainda diz: “a missão comum a todos nós cristãos é testemunhar com alegria, em cada situação, por atitudes e palavras, aquilo que experimentamos estando com Jesus e na sua comunidade, que é a Igreja.” 

O Chamado nasce de uma experiência pessoal com Jesus e do Batismo no Espírito Santo. Só assim podemos nos tornar testemunhas de Alguém, da Vida Nova. Somente assim, nos tornamos discípulos. No Evangelho, temos a experiência dos dois discípulos de Emaús. Depois do encontro com Jesus ressuscitado, partilhavam um com o outro: “Não nos ardia o coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?” (Lc 24, 32). 

Aquele que teve seu encontro com Jesus sente o seu coração arder de amor por Ele e não consegue ficar parado, sentado no sofá maratonando todas as séries que são oferecidas pelos aplicativos de streaming ou correndo o feed do Instagram por horas. Aquele que fez uma experiência real com Jesus sente que o sentido da sua vida está em levar todos que passam pela sua vida, a fazer a mesma experiência.

Agora, você entende porque este dia tem relação com o Dia do Chamado?  No Dia Mundial de Oração pelas Vocações, a Igreja nos convida a rezar pelas vocações e principalmente respondermos ao Chamado de Deus.

Responda você também!

 

 

 

 

Comments

comments