Minha vida tem sentido na missão de Evangelizar

“Deus por meio do Carisma Canção Nova, me faz compreender que minha vida tem sentido na missão de evangelizar”, testemunha missionário da Canção Nova de Roma.

Para começar a falar da minha experiência preciso, antes de tudo, expressar que sou muito feliz por viver a minha vocação, e assim poder trilhar este caminho de escolha e decisão pelo chamado de Deus. Nem nos meus mais ousados projetos poderia pensar que minha caminhada vocacional seria verdadeiramente aquilo que meu coração sempre sonhou, e que viver uma vida de oferta a Deus por meio do Carisma Canção Nova, me faz compreender que minha vida tem sentido na missão de evangelizar e no meu contato com meu próximo, e isso tudo com renúncias, alegrias, cruz e ressurreição, aonde o Senhor me enviar.

E neste tempo, o envio dele foi para uma outra nação, povo e cultura! O primeiro impacto que vivi foi de abrir meu coração para todas a novidades e aprendizados necessários, dos quais percebo que, serão sempre constantes, e isso exige um movimento contínuo de confiança em Deus e despojamento missionário. Sou natural de São Sebastião do Paraíso-MG, tenho 29 anos, estou na Comunidade Canção Nova desde 2013, e desde o início deste ano vivo meu apostolado missionário da Missão de Roma, na Itália!

Foto: Arquivo Pessoal/ Thulio Fonseca

Minha missão é para o Reino de Deus

Estou lidando ainda com o aprendizado do idioma, dos modos de relacionar, de estabelecer vínculos e de compreensão de como eles enxergam o mundo, que é bastante diferente do nosso modo latino americano, e com isso tem me impulsionado a abrir meu coração para aprender, para ser desafiado, para lidar com novidades e descobertas que preciso neste tempo, sempre com a certeza de que o Espírito Santo tem me amparado em cada passo, e que a mim cabe empenho e disposição.

É impossível não trazer também neste contexto a palavra saudade para grande parte deste processo, pois como uma pessoa normal neste mundo, muitas vezes sinto o coração apertar quando me recordo dos meus familiares, amigos, das boas lembranças e experiências e claro, da minha terra, da minha nação, e ao lidar com tudo isso o mais interessante é que consigo perceber verdadeiramente que minha missão é para o Reino de Deus, e somente nesta ótica, que tudo faz sentido, pois Deus jamais me deixou desamparado com seu cuidado e presença.

Viver esta experiência também tem me permitido viver com muita intensidade a vida fraterna em comunidade com os meus irmãos e irmãs de missão, pois podemos ter uns aos outros como sustento e impulso, vivendo então o sentido de termos deixado tudo para colocarmos nossos dons em comum, abrindo o coração para as alegrias, diferenças, boas risadas e momentos profundos de partilha e escuta.

Foto: Arquivo Pessoal/ Thulio Fonseca

Leia também:

:: Tudo por causa da Missão

:: A história deste povo é um divisor de águas na minha vocação

:: Sem conhecer o outro seria impossível evangeliza-lo

Vale a pena se abandonar e confiar em Deus!

Finalizo, dividindo uma experiência que vivi neste tempo com o Papa Francisco e que está totalmente ligada a minha vocação: quando eu estava no meu primeiro ano de comunidade, na etapa do pré discipulado, aconteceu a renúncia de Bento XVI e aconteceria então o conclave para a eleição do novo Papa. Na dinâmica formativa que vivíamos, fomos convidados a rezar pelos cardeais do colégio cardinalício de forma ativa e cada pré discípulo sorteou 2 cardeais para rezar naquele tempo, e pela minha surpresa eu havia sorteado o Cardeal Bergoglio, que foi eleito e hoje é o nosso querido Papa Francisco. 

Aquela experiência me fez compreender que eu deveria rezar ainda mais por ele de forma ativa, e contudo me afeiçoei muito com seu jeito simples de pastorear nossa Igreja. Porém jamais imaginei estar perto dele e poder dizer esta experiência, contudo, neste ano em um evento para diversos jovens do mundo inteiro, pude ir até ele e dizer do meu carinho, gratidão e orações por seu pontificado. 

Tudo isso apenas me faz compreender que os caminhos de Deus são seguros, e mesmo que por vezes os acontecimentos não sejam tão claros, Deus já os traçou segundo a Sua Vontade e a Graça Dele sempre será o nosso sustento! Daqui de Roma, quero unir meu coração em oração por suas intenções e necessidades! Vale a pena se abandonar e confiar em Deus!

Grande abraço!

 

Thulio Donizete Fonseca Silva 

Comunidade Canção Nova – Roma

Comments

comments