Tudo por causa da Missão

Posso dizer sem receio que vale a pena investir a vida na Missão de evangelizar, afirma o fundador da Canção Nova.

“Uma Comunidade só pode florescer se existir para uma finalidade fora de si mesma”, Graças a Deus a Canção Nova existe para uma finalidade fora de si mesma: nossa missão é evangelizar. Mas existe também para uma finalidade dentro de si mesma: evangelizar-nos uns aos outros. Abrir-nos para a necessidade urgente de recuperação e colaborarmos uns com os outros nesse processo de recuperação. Somos uma Comunidade de Evangelização para nós e para os outros. Somos uma Casa de Recuperação para nós e para os outros. É nessa direção que se projeta a nossa vida.

Somos uma comunidade de vida apostólica. Vivemos em função da missão de Evangelizar. Nos reunimos em comunidade por causa da Missão. Assumimos e desempenhamos os vários trabalhos por causa da Missão. Estudamos, nos aperfeiçoamos em vista desta Missão. Nos aventuramos em novas frentes de trabalho para que a Missão que nos cabe se realize plenamente. A nossa vida se passa toda em torno da realização da Missão. É um privilégio poder investir a vida na Missão de Evangelizar.

Foto: cancaonova.com

Faz parte da nossa missão santificar as realidades deste mundo pela santidade de nossa vida.

A amplitude e o alcance da nossa Missão Evangelizadora nós encontramos na Evangelii Nuntiandi. Foi dela que nascemos e, por vontade de Deus, existimos como comunidade para realizar o seu conteúdo. Esta Exortação Apostólica de Paulo VI Será sempre para nós um documento fundamental. Nele encontramos delineada a nossa missão na Igreja.

Percebemos pela nossa história que Deus nos aponta uma maneira preferencial, não exclusiva, de realizar esta missão: é o evangelizar através dos encontros e retiros e através dos meios de comunicação social.

Nosso campo de batalha é este mundo. Não cabe a nós deixá-lo em busca de uma segurança para a nossa salvação pessoal. Pelo contrário, Deus nos quer em comunidade inseridos nas realidades deste mundo para sermos Igreja no mundo. Faz parte da nossa missão santificar as realidades deste mundo pela santidade de nossa vida: “Não peço que os tireis do mundo, mas sim que os preserves do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo. Santifica-os pela verdade. A tua Palavra é a verdade. Como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade” (Jo 17, 15-19).

Leia também:

:: A história deste povo é um divisor de águas na minha vocação

:: Sem conhecer o outro seria impossível evangeliza-lo

:: A omissão é o contrário da missão

 

Nossa Missão é Evangelizar

Deus nos trouxe para a Canção Nova por causa da missão. Ele nos deu as qualidades que temos por causa da missão. Ele está fazendo com que as nossas aptidões aflorem e se concretizem por causa da missão. Ele nos prepara, nos dá oportunidade de estudar, de fazer cursos, de nos aperfeiçoar por causa da missão. Digo mais: Ele nos quis vivendo em comunidade por causa da missão. Ele nos quer nesse ou naquele estado de vida por causa da missão. A nossa espiritualidade é por causa da missão.

Nossa vida fraterna, enfim, tudo na nossa vida está em função da missão. Deus investe em nós, na nossa saúde, na nossa alimentação e vestuário, nos meios de que necessitamos por causa da missão. Podemos contar com a Sua Providência porque Ele cuida dos operários que Ele mesmo convocou para a missão. Tudo por causa da Missão. Ela é o objetivo de Deus. Ela é a finalidade de nossa vida. Posso dizer sem receio que vale a pena investir a vida na Missão de evangelizar.

Evangelizar é mais do que falar do Evangelho. É mais do que pregar o Kerigma. É comunicar Jesus Cristo. É comunicar a vida nova que Ele nos trouxe: o Seu Evangelho. Dizemos “comunicar” porque o que se faz é transmitir Vida. Transmitir o que somos, o que vivemos. Estamos “ligados” no Deus que comunicamos, na vida que comunicamos, e “ligados” nas pessoas a quem comunicamos Deus pela nossa Missão. Nossa Missão é Evangelizar. É comunicar o Cristo com quem vivemos. É comunicar a vida que com Ele vivemos.

 

Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova

Comments

comments