O segredo da fidelidade ao estudo da Bíblia.

A tentação não quer que nos aprofundemos na Bíblia.

Um grande missionário, um homem de Deus, aquilo que se pode chamar de um “bom operário do Reino”, revelou o seu segredo: 

— Leio a Bíblia, trabalho e oro com ela sempre pela manhã e nunca abro exceções.

Perguntaram a ele, então, como conseguiu tanta fidelidade. Ao que ele respondeu:

— Fiz um compromisso comigo mesmo diante de Deus: “Sem a Bíblia não tem café…  

Houve dias em que não consegui ler a Bíblia e trabalhar com ela logo de manhã. Mas eu disse para mim mesmo: ‘Bem, se não tive tempo para ler a Bíblia, não tenho tempo para tomar café…, E até logo.” 

E prosseguiu: 

– Durante todos esses anos, poucos dias fiquei sem café… Foi uma grande graça para a minha vida! O que funcionou para esse homem de Deus deve funcionar para mim, para você, para qualquer pessoa.

Contei várias vezes esse fato. Algum tempo atrás, uma pessoa me disse:

— Gostei da sua história “Sem Bíblia não tem café”. Só que para mim não funcionava porque só conseguia trabalhar com o Diário Espiritual pela parte da noite. Então eu mudei o “método” por minha conta: “sem Bíblia não tem cama”. Não foi fácil. Houve noites em que foi preciso lavar o rosto na água fria, em que fui obrigado a ler a Bíblia em pé ou andando pela sala para não dormir… Mas não deixei de ler nem de fazer o diário espiritual. Uma noite acordei e vi que estava ali dormindo em cima do diário. Não tive dúvidas: lavei o rosto e terminei o trabalho. Depois fui para a cama. Graças a Deus, não falhei com o meu compromisso: “Sem Bíblia não tem cama.”

Leia também: 

:: Regras de ouro para ler a Bíblia

Parece exagero? Parece. Mas veja bem: só parece. Na vida, ninguém consegue nada sem esforço e luta, especialmente aqui, neste campo onde enfrentamos uma tremenda luta espiritual. A tentação não quer que nos aprofundemos na Bíblia. Muito sutilmente ela ajeita as coisas para ficarmos sempre na superficialidade…

Agora é a sua vez. Seja qual for a sua hora de trabalhar com a Bíblia e fazer o seu diário espiritual, você pode fazer seu compromisso pessoal diante de Deus. Ou seja: “sem Bíblia não tem café” ou “sem Bíblia não tem cama”, ou “sem Bíblia não tem…” Está aí, para você também, o segredo da fidelidade.

 

Do livro “A Bíblia no meu dia-a-dia” de Monsenhor Jonas Abib”

Comments

comments