Nascemos de uma experiência vivida do Evangelho
Padre Jonas escreveu em seu Livro ‘Vocação, um desafio de amor’: “Saiba que o bonito não é realizar o nosso próprio sonho, mas realizar o sonho de Deus. Qual é o sonho de Deus para você? Queira realizar o sonho de Deus e renunciar aos seus próprios sonhos. É isso que o fará feliz. Eu poderia ter sido um bom pai de família, e possuía todas as condições de me casar. Certamente, faria feliz a minha esposa e seria um bom pai… Mas esse não era o sonho de Deus para mim. O sonho dele era que eu abrisse mão de tudo, para seguir a vocação a que Ele me chamou.”
Qual era o sonho do Padre Jonas?
De fato, olhando para a vida do Padre Jonas, vemos que ele sempre perseguiu o sonho de Deus para sua vida, mesmo em meio a todas as dificuldades que enfrentou. Era chamado de um sonhador pela sua mãe, assim como era o seu pai. “Minha mãe que me achava um sonhador e que me protegeu tanto, em toda a minha vida (Livro ‘Eu acredito em Milagres’ pg. 232).
Principalmente no sonho de ser padre, que, mediante a realidade de sua família, era um sonho impossível. Ele nunca desistiu, não desacreditou em meio às dificuldades e incertezas. Como, por exemplo, diante de uma enfermidade próxima a sua ordenação.
“Minha pergunta para Deus era: Por que me aconteceu isto? E justamente neste ano? Estava no décimo-quinto ano de seminário. Eu, aquele menino que sempre sonhou ser padre. Agora, no último ano, vinha aquela doença. Nem sabia mais se iria ou não conseguir me ordenar. Estava no final de uma jornada, estava perto de atingir um sonho e, de repente, tudo tinha ficado nebuloso. Eu me sentia tão perto do topo da colina e, ao mesmo tempo, tão distante de enxergar a vista privilegiada dos que tiveram a coragem de se lançar na escalada.
Nunca tive dúvidas de que a subida seria difícil, complicada. Sabia que o monte era escarpado, mas estava tão perto. Naturalmente, tinha fé, sabia que Deus estava comigo, mas não conseguia entender por que tinha de me privar da convivência com meus amigos e de me preparar para o nosso grande dia: a ordenação. Aquele testemunho acabou sendo uma resposta. Entendi que a pergunta não era por quê, mas para que aquela doença” (Livro Eu acredito em Milagres, pg. 123)
Sonhar o sonho de Deus e realizá-lo em sua vida
À medida que ele caminhava, em muitos momentos sem entender , ou seja, com passos na fé, Deus lhe revelava mais profundamente o que sonhava para sua vida e missão. À partir da experiência do Batismo no Espírito Santo, aconteceu uma verdadeira guinada uma sua vida. Deus, então, o revela o sentido da sua existência, revela o sonho que Ele havia sonhado para o Padre Jonas.
Deus fala pelos fatos
Em 1976, Dom Antônio Afonso de Miranda, então bispo da diocese de Lorena, havia recebido, em primeira mão, a edição típica da exortação apostólica Evangelii Nuntiandi do Papa Paulo VI. Impressionado com o conteúdo desse documento, ele quis começar logo por um trabalho concreto de evangelização e catequese, e optou por iniciar a partir dos jovens que, nesse tempo, tinham um movimento atuante na diocese.
Para isso encarregou o Padre Jonas Abib de realizar com os jovens, com quem ele trabalhava, o que está no número 44 da Evangelii Nuntiandi: “Verifica-se que as condições do mundo atual torna cada vez mais urgente o ensino catequético, sob a forma de um catecumenato, para numerosos jovens e adultos que, tocados pela graça, descobrem, pouco a pouco, o rosto de Cristo e experimentam a necessidade de a Ele se entregar” (EN 44).
A Bíblia no dia a dia
Aqueles jovens avançaram e cresceram muito. Mas Padre Jonas sentia que eles precisavam de um acesso direto à Palavra de Deus. Não lhes bastava receber através de palestras e testemunhos. Eles precisavam ir diretamente à fonte da Palavra de Deus. Eles precisavam ter a Bíblia nas mãos no seu dia a dia; precisavam de uma ferramenta para com ela retirar da Bíblia todo o tesouro que nela estava contido e que precisava ser desenterrado. Precisavam de um método, de uma pedagogia. Foi quando, por graça, surgiu o método que se chamou ‘A Bíblia foi escrita para você’.
Um método para experimentar a Palavra de Deus
Num encontro de fim de semana, Padre Jonas apresentou aos jovens essa metodologia. Ainda não havia nada escrito. Ele expôs oralmente. Na ocasião, copiavam tudo o que escrevia no quadro e apresentava em cartazes. Naquele fim de semana mesmo, começaram a colocar em prática. Os jovens começaram pela Primeira Carta de São João e fizeram, pela primeira vez, seu Diário Espiritual.
Foi como colocar nas mãos deles uma ferramenta. O resultado veio imediatamente. Foi o que se pôde chamar de uma explosão. A experiência impressionou não só os jovens, mas mexeu também com os pais, com as pessoas das paróquias, com os próprios padres.
Como consequência, um ano depois, Padre Jonas convidou aqueles jovens a um novo desafio. Então, no início de 1978, um grupo deles passou a viver em comunidade. Era o início da Comunidade Canção Nova. Nós nascemos da Palavra, da receita que se chamou ‘A Bíblia foi escrita para você’. O que somos e fazemos, hoje, continua sendo resultado da Palavra de Deus trabalhada com afinco por meio dessa ferramenta que Deus pôs em nossas mãos.
Podcast Fonte do Carisma
Vera Lúcia Reis, Formadora Geral da Comunidade Canção Nova, fala para nós sobre o objetivo pelo qual nós nos consagramos a Deus, deixando tudo: família, estudos, namoro, profissão, salário etc. A Comunidade Canção Nova foi criada por Deus. Foi uma iniciativa do Espírito Santo que inspirou homens e mulheres, que se uniram em comunidade com o propósito firme e forte de querer viver o Evangelho plenamente. Nós vivemos o Evangelho no nosso dia a dia, e assim “criamos a presença do Evangelho no mundo e na sociedade” (L’osservatorio Romano, 26 de julho de 2007).
Deixe-se atrair por este som
O projeto teve início na Rádio Canção Nova, em 2020, mas, agora, está chegando em outras plataformas digitais como Google Podcast Amazon Music e Spotify.
Se você foi atraído pela Canção Nova, clique neste link https://bit.ly/atraidopelacn e ouse responder ao chamado de Deus para sua vida.