O que é intercessão?

Print Friendly

interA palavra “interceder” pode ser entendida como a ação de alguém que se interpõe e, por isso, se faz “intercessor”. O intercessor desempenha o papel de defesa, como um advogado, num briga, tentando promover a conciliação.

O intercessor é alguém que “se move para o meio”, lembrando que o próprio verbo “mover” faz supor a ação de alguém que se comove com a situação. É uma atitude do qual seu coração fica tocado pela situação do outro que se coloca no meio. Trazendo a necessidade de outra pessoa, coloca-se entre Deus e a pessoa e exerce o papel de advogado. Como num júri: o réu não pode nem deve dizer nada, apenas deve permanecer calado, pois seu porta-voz é o seu advogado, que pode e sabe como falar. Chegamos, porém, à conclusão de que, como intercessores, não sabemos nos colocar e defender a outra pessoa, ou seja, ficamos sem saber o que fazer.

:: Encontro “Orando com Poder” na Canção Nova

A Carta aos Romanos revela:
“Da mesma forma o Espírito vem em socorro de nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis. (Rm 8, 26)

A partir deste ensinamento da Palavra, começamos a ampliar o conceito de intercessor. O Espírito Santo é o verdadeiro e poderoso intercessor: Da mesma forma, o Espírito vem em socorro de nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis. “Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza (…)” (Rm 8, 26).

terco

(Imagem da Internet)

A oração do Espírito Santo em nós é a intercessão: Ele louva, adora, proclama e também pede em nosso favor. Costumamos pensar que oração de intercessão é só pedir, mas não muitas vezes, o Espírito nos move a louvar, a adorar, a agradecer e também a pedir. Por que ficar apenas pedindo? Quando surge o caso de uma pessoa necessitada, logo pedimos: “Senhor aquele irmão está vivendo este problema assim, assim… O caso dele, Senhor, é complicado, e apenas ti poderá intervir!” Mas a melhor maneira de interceder é: “Senhor, eu te louvo, te adoro e proclamo porque tu és o Senhor , tu és aquele que governa esta situação, e eu proclamo tua vitória sobre ela. Entrego-te este meu irmão, pelo qual estou pedindo, ele te pertence, Senhor, e tu já és vitorioso nesta situação.”

O próprio Espírito nos move a louva e a adorar, porque é preciso antes de tudo estabelecer a ligação entre a Terra e o Céu, o que é feito por meio do intercessor. É uma tarefa que parece difícil, mas:

“Da mesma forma, o Espírito vem em socorro de nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, como gemidos inefáveis.” (Rm 8, 26)
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

(Texto extraído do livro “Orando com Poder” de Monsenhor Jonas Abib)

 

Leia mais: