Será que posso me afastar de quem me afasta de Deus?
“Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante.” (Eclo 6,17)
Prosseguir nosso caminho sendo e escolhendo as coisas de Deus não é nada fácil. Por vezes vivemos altos e baixos; tempos de profundo relacionamento com Deus, mas também tempos de vazios de Deus. Por isso se torna cada vez mais exigente o compromisso de sermos homens e mulheres de Deus.
É certo que eu e você já experimentamos também em nosso caminho cristão, pessoas que marcaram nossa caminhada de forma positiva, pessoas que foram ajuda e sinal da presença de Deus para você!
Mas também você deve ter experimentado um pouco do contrário: pessoas que ao se aproximarem de você, fizeram com que você se afastasse de Deus e dos propósitos que Ele tinha para você! Pessoas que quanto mais você convivia, menos você refletia a essência de Deus!
E acredite, existem pessoas que “tem a força” de “descaracterizar” Deus em nós! Pessoas que “sugam” nossas forças e propósitos de Santidade! É dessas pessoas que eu estou falando…
Uma vez que você se identificou com essa situação, é certo que o Espírito Santo já deve estar colocando no seu coração e fazendo você se lembrar de nomes, fatos e pessoas que fazem você viver exatamente esta realidade.
Pessoas que influenciam de modo negativo o seu comportamento e escolhas, pessoas que fazem com que você volte a fazer coisas do passado que já tinha abandonado, pessoas que te incentivam a estar em lugares que há tempos você não mais frequentava…Pessoas que impulsionam você a voltar a bebida, voltar à uma sexualidade desregrada, pessoas que influenciam no seu modo de falar e de se comportar, pessoas que fazem você desistir da Missa, desistir do seu grupo de Oração, enfim, pessoas que enfraquecem o seu desejo de Deus…
:: A incredulidade paralisa os Milagres!
:: A ação da Pregação no processo de Libertação
:: Preciso de Cura, Libertação ou Exorcismo? – Parte 1
Não tenho medo de lhe aconselhar: Afaste – se destas pessoas!
E você pode me perguntar se isso não seria falta de caridade, ou coisas do tipo…
Eu lhe digo que não! Porque realmente há situações que é necessário que evangelizemos com palavras e com o nosso exemplo de vida, para que pessoas que estão ao nosso redor se convertam. Mas nesse caso, situações como eu apresentei, estão acima de nossas forças de vontade e decisão! Uma vez que não conseguimos ainda lutar contra isso e deixamos nos influenciar e nos levar, o que temos que fazer sem duvida nenhuma é nos afastar!
O que está em perigo aqui é a “VIDA DE DEUS EM VOCÊ!” Não se trata agora de evangelização, se trata de sobrevivência! Se trata de você deixar ou não Deus crescer em você!
Aqui a Palavra de Deus nos ajuda a entender isso quando diz:
“Quem visita os sábios torna-se sábio; quem se faz amigo dos insensatos perde-se. (Prov. 13,20)
E você pode se questionar: Mas não devo tentar apresentar Deus para essa pessoa que ainda não O conhece?
A resposta é: Sim, você deve; mas no tempo oportuno! Se você ainda não pode superar tal situação que faz você ficar vulnerável, não deve querer enfrenta – lá! Então, afaste – se! A Palavra diz: “…quem se faz amigo dos insensatos perde-se…”
Não tenha medo de se afastar de pessoas que te afastam de Deus! É claro que você não precisa dizer isso para a pessoa, e nem mesmo pense que elas são do Diabo ou coisas do tipo!!! A questão aqui não são as outras pessoas, mas você! Como você se deixa levar por elas, como você se deixa influenciar por elas…
Hoje em dia convivo com pessoas que há 5 anos atrás eu preferi estar mais distante, pois percebia que estar com elas não me ajudava no meu caminho com Deus.
Hoje posso conviver com estas pessoas sem problemas algum, pois cresci naquilo que eu era fraco!
Espero que tenha ficado claro!
Uma dica: Fique atento ao teu comportamento, pois podem ter pessoas próximas à você que lerão este artigo e talvez decidam se afastar um pouco de você; então é o momento também de nos revermos à maneira que estamos influenciando e inspirando as pessoas mais próximas a nós!
Deus abençoe você!
– Nos siga no Instagram
– Acompanhe também nossa Pagina no Facebook
– Se inscreva em nosso canal no Youtube
– Me acompanhe diariamente pelo Twitter
Leia também:
1. Os perigos no Ministério de Libertação
2. O meu pecado não diz quem eu sou!